fbpx

Campanha Abril Verde na Apetit

Mês pela conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

A Apetit sempre preza pelo cuidado com as pessoas, e em abril enfatizamos ainda mais esse cuidado através da prevenção dos acidentes de trabalho. A campanha deste mês é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância de manter a atenção às atividades que desempenhamos diariamente, nos atendo à detalhes que podem ser cruciais quando se diz respeito a integridade física dos colaboradores.

A segurança e saúde no trabalho são temas fundamentais para a preservação de vidas. Segundo dados do SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2022 foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho, notificados no Brasil para a população com vínculo de emprego regular.

As empresas devem com frequência realizar ações para sensibilizar os colaboradores, através de materiais informativos e educativos, sobre os dados de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. Nesse sentido, o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho é uma oportunidade para refletir sobre a importância da prevenção e adotar medidas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa campanha e a atuação da Apetit sobre o tema? Veja os detalhes a seguir:

Abril é verde!

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída devido ao acidente que ocorreu no mesmo dia em 1969, em uma cidade chamada Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Uma explosão em uma mina matou 78 trabalhadores, e por conta deste fato, o mês de abril foi escolhido em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, a lei federal 11.121 de 2005 instituiu a data 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho como forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício laboral por parte de todos. O Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

No dia 28 de abril são celebrados eventos no mundo todo para conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes. Assim, essa data tem sido resignificada, e o que era um dia de luto, transformou-se em um dia de luta pela vida e defesa do trabalho digno. Esse movimento tem ganhado força e sendo abraçado por empresas, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais, que promovem ações educativas em todo o país.

Sobre saúde no trabalho

Manter a saúde em dia é primordial, inclusive no ambiente de trabalho. É necessário entender como os hábitos atribuídos a nossa rotina podem afetar a longevidade. Existem diversas formas de se manter saudável, e a alimentação é um dos aspectos mais importantes para a saúde. Com a Apetit Serviços de Alimentação os colaboradores dos nossos parceiros tem refeições equilibradas, que são preparadas por nutricionistas especializados que entendem do assunto.

A Apetit oferece um cardápio rico e variado que atende demandas e necessidades alimentares, com o objetivo de manter índices de produtividade elevados aos colaboradores, garantindo a saúde alimentar das equipes no período de trabalho. A Apetit segue um rigoroso conjunto de medidas necessárias para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios de acordo com os regulamentos técnicos.

Realizamos o controle de qualidade dos alimentos com base em conhecimentos científicos e nos requisitos legais vigentes, desde a etapa de recebimento das matérias-primas e ingredientes até a sua distribuição ao usuário. O controle de qualidade é aplicado em todos os restaurantes corporativos, sendo constantemente monitorado, com o propósito de assegurar que os alimentos que oferecemos, além de suprir as necessidades nutricionais do trabalhador, atendam aos pré-requisitos de segurança higiênico sanitária.

Possuímos um Manual de Boas Práticas que contempla todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que devem ser seguidos à risca pelos nossos profissionais da operação. Essa é uma ferramenta de consulta que assegura a padronização dos nossos processos de controle de qualidade e contribui com a execução dos procedimentos de forma segura e com a gestão preventiva do restaurante.

Os Procedimentos Operacionais Padrão, detalhados no Manual, também ficam à disposição de todos os nossos colaboradores operacionais por meio do sistema Qualidade à Vista, instalado dentro de todas as nossas cozinhas. Os principais temas abordados no manual são: higiene e saúde dos manipuladores; utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); recebimento de produtos; armazenamento de produtos; pré-preparo, preparo e distribuição; higiene das instalações, móveis, equipamentos e utensílios; manejo de resíduos; controle integrado de pragas; higienização do reservatório e controle da potabilidade da água; capacitação dos colaboradores em boas práticas; metodologia para refeição transportada.

Segurança, Saúde e Meio Ambiente

A política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) reflete o compromisso da Apetit com o bem-estar de todos os colaboradores, além de nosso compromisso com o planeta em que vivemos. Trabalhamos com frequência aspectos da política de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional da Apetit, com o objetivo de informar a todos os profissionais sobre as ações que devem ser implementadas visando cuidar de nossos colaboradores, prevenir a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, além de atender aos requisitos legais aplicáveis.

Nos comprometemos em promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável a todos os colaboradores. A Apetit busca continuamente, minimizar e prevenir riscos durante as atividades profissionais. Esse compromisso inclui: garantir a segurança no ambiente de trabalho; atender os requisitos legais e regulamentares relacionados à saúde e segurança do trabalhador; capacitar e conscientizar os colaboradores por meio de treinamentos, DSS (Diálogo Semanal de Segurança) e procedimentos de gestão; atender aos requisitos de segurança de todos os clientes Apetit; monitorar o atendimento aos procedimentos de segurança no ambiente de trabalho e propor ações de melhoria; visitação técnica nas unidades com equipamentos de avaliação específica para controle e gestão dos riscos ambientais.

As Unidades Estratégicas de Negócios devem estar comprometidas com a meta de acidente zero e em com todos os aspectos relacionados à Saúde e Segurança. Todos os colaboradores são responsáveis pela sua segurança e de seus colegas de trabalho, assim o coletivo se envolve mais pela causa e a atenção dobrada reduzem condições e comportamentos de risco podem e devem ser evitados.

Nossa segurança depende de nossas atitudes

O trabalho em prol da segurança deve ser feito de forma preventiva. Os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva são todos os dispositivos de uso individual e coletivo, utilizados pelo trabalhador e destinados à proteção de riscos existentes no ambiente de trabalho. Riscos esses que, de acordo com sua característica, tempo de exposição, concentração ou intensidade, podem causar danos à saúde do trabalhador. Diante disso, a Apetit fornece aos nossos colaboradores todos os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) aprovados e regulamentos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Todo colaborador admitido realiza, obrigatoriamente, todos os exames médicos ocupacionais – clínicos e laboratoriais – antes do início das atividades, conforme previsto pelo PCMSO (Programa Controle Médico e Saúde Ocupacional). Como prática, todos os colaboradores são encaminhados para exames médicos periódicos. Os exames são de caráter preventivo e visam diagnosticar qualquer agravo à saúde relacionado ao trabalho, que possa eventualmente surgir, e são controlados por meio da emissão de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

A Apetit também está a postos para atuar junto à SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) dos clientes. O Gerente de Unidade, o Gerente de Área ou o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) podem ser multiplicadores de palestras voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Por meio de campanhas internas, nossos colaboradores, bem como os colaboradores dos nossos parceiros são estimulados a buscar uma vida plena e tranquila, com o incentivo à prática de exercícios físicos, cuidados com o corpo e com a alimentação saudável. A campanha do Abril Verde busca sensibilizar empregadores e trabalhadores sobre a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, onde a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais seja a prioridade que procuramos seguir todos os dias.

Nossa segurança depende de nossas atitudes!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos