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Cinco caraterísticas para se formar boas lideranças

Ótimos lideres formam equipes incríveis, veja aqui as nossas dicas para tornar essa realidade possível na sua empresa:

Há pessoas que nascem com o dom de inspirar e engajar os demais em um mesmo propósito, seja dentro do núcleo familiar, religioso, comunitário ou mesmo dentro das organizações. Alguns diriam que esta é uma aptidão nata e nem todos podem desenvolver habilidades de liderança, mas isso não é verdade. Observando bons exemplos no mercado, identificamos cinco características comuns entre os bons gestores e todas, sem exceção, podem ser adquiridas com treino e persistência.

Quer saber quais são estas qualidades? Então se liga neste conteúdo que preparamos para você.

COMPROMISSO

Um traço presente em líderes exemplares é a dedicação com os objetivos compartilhados, ou seja, a persistência em alcançar o êxito em tudo aquilo que é proposto. É preciso ter compromisso com o sucesso e não se deixar abalar pelas adversidades que, inevitavelmente, virão ao longo da caminhada. Um gestor forte e determinado consegue motivar as equipes e construir excelentes resultados se souber onde quer chegar e insistir nesta meta.

COMUNICAÇÃO

No tópico anterior falamos sobre saber onde se deseja chegar, mas, caso este percurso não esteja claro entre os envolvidos com o projeto, não há como alcançar os resultados propostos. Isso porque um bom líder possui uma ótima comunicação com seus liderados, consegue transmitir informações de forma concisa e sem interpretações dúbias para alinhar as equipes em uma mesma direção. Esta habilidade pode ser facilmente conquistada com estudo e prática. Há diversos cursos e profissionais capacitados para liberar o bom comunicador que há em você. Se você possui metas bem estabelecidas e consegue passar a mensagem de forma efetiva aos seus colegas, isso já é meio caminho andado para formar times vencedores. Digo isso porque o próximo item é essencial para que essa intenção se concretize.

CONFIANÇA

Você deseja inspirar as suas equipes ou impor medo? Essa questão é decisiva para o tipo de relação que será construída entre os colaboradores e gestores. Um vínculo baseado no medo não impõe respeito e, tampouco, gera engajamento com os objetivos propostos. É preciso inspirar, diariamente, o próprio time para que este se sinta motivado a alcançar os melhores resultados possíveis para o coletivo. A confiança é conquistada com transparência e absoluto respeito entre todas as pessoas, independentemente da hierarquia no ambiente de trabalho. Ouça seu time, entenda as suas necessidades e crie laços duradouros e positivos com aqueles responsáveis pelo sucesso da companhia. É esta atitude que irá fazer a diferença na vida de quem deseja se tornar um bom líder.

FLEXIBILIDADE

Os três primeiros tópicos dizem respeito ao comportamento que um gestor deve ter para com seus liderados, afinal, sem eles o papel de líder não é possível de ser desempenhado. Porém, este item é voltado para a forma como a liderança deve agir frente aos desafios da profissão. Já falamos anteriormente sobre a necessidade de ser flexível perante as constantes mudanças de mercado (você pode acessar clicando aqui), porém, a maleabilidade é essencial também para que o líder possa antever possíveis problemas e mudar o rumo organizacional. É fundamental ter um compromisso claro e bem definido, mas é preciso entender que nem sempre as coisas funcionam da maneira imaginada e, por isso, é importante estar sempre antenado com tudo o que envolve o seu negócio para saber remar em direção ao sucesso.

FIRMEZA

As boas lideranças possuem um vasto networking e estão sempre expandindo a sua rede de contatos para absorver boas informações e compartilhar cases positivos entre os demais gestores. Porém, é importante perceber que cada líder visa beneficiar ao máximo o próprio negócio e é nestas relações onde você deve se manter firme em suas decisões e manter acordos justos e vantajosos para ambos os lados. Converse, negocie, entenda a melhor solução e feche o melhor acordo possível. Com ética e clareza todas as relações comerciais ou administrativas tendem a elevar o seu prestígio e inspirar, ainda mais, a sua equipe de trabalho.

São diversos atributos que definem um bom líder, e saber estar atento para se aperfeiçoar sobre estes quesitos é a chave para o desenvolvimento. Na Apetit, as lideranças buscam evoluir dentro dessas premissas na companhia. Nossos parceiros sabem que podem contar com uma empresa que valoriza e engaja a sua equipe. Se você está em busca de uma parceria de qualidade para a o serviço de alimentação corporativa para a sua empresa, solicite uma proposta!

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