fbpx

A atuação da Apetit nas Indústrias Sucroalcooleiras

Confira como a Apetit viabiliza o atendimento junto ao setor sucroenergético de acordo com as especificidades desse ramo

Um dos grandes diferenciais da Apetit Serviços de Alimentação é o cuidado com as pessoas. Essa premissa vai desde o relacionamento com os colaboradores, bem como com seus clientes e colaboradores de parceiros. A singularidade de cada empresa exige tratamento diferenciado. Tendo isso em vista, a Apetit possui processos específicos e uma equipe treinada para atender a essas necessidades. Temos uma gama de clientes com diversos nichos de atuação e, para cada um deles, desenvolvemos um atendimento personalizado.

Um de nossos serviços diferenciados é direcionado para indústrias do setor sucroalcooleiro. Dispomos de diversas soluções para atender a categoria, desenvolvidas a partir de estudos de caso e análises das atividades que são executadas neste ramo. Conforme o ritmo de trabalho e sazonalidade que o setor sucroalcooleiro necessita, nós desenvolvemos um estudo de viabilização para proporcionar o melhor atendimento. Veja a seguir quais são as singularidades do segmento:

O que é o setor sucroalcooleiro?

O setor sucroalcooleiro é um ramo da agroindústria responsável pela produção de açúcar, álcool, aguardente e outros derivados da cana-de-açúcar, como o etanol e solventes. Esse setor, também conhecido como “sucroenergético”, movimenta fortemente o mercado nacional e internacional, onde o Brasil se posiciona entre os maiores produtores e exportadores mundiais de açúcar e biocombustíveis.

No período colonial, a cana-de açúcar foi a primeira cultura de destaque do Brasil. Esses antigos engenhos deram espaço para usinas mais refinadas que, em sua maioria, estão localizadas às margens das rodovias, juntamente com as grandes plantações de cana, em que atuam um grande número de trabalhadores. O Brasil está situado como líder neste mercado, principalmente na produção de açúcar, apresentando o maior volume de produção entre os principais produtores mundiais.

Atuação da Apetit no atendimento às industrias sucroalcooleiras

A Apetit investigou a dinâmica do segmento sucroalcooleiro para compreender melhor quais são as demandas exigidas pelo dia a dia desse setor. Ao traçar um panorama do perfil dos trabalhadores das usinas foi possível montar um plano de ação com o objetivo de proporcionar um atendimento adequado e especializado. O período da colheita da cana de açúcar é determinante para compreender como as refeições serão administradas em determinadas temporadas, como safra e entressafra. Em caso de períodos de safra, são servidos almoço, jantar e ceia. Já na entressafra, apenas o serviço de almoço é disponibilizado.

As atividades inerentes ao período de safra compreendem o corte da cana, transporte e a produção do álcool e açúcar, e a temporada vai de abril a novembro. Enquanto a entressafra, acontece de dezembro a março, e é caracterizada como um período após o fim da colheita, até o início de um novo ciclo produtivo, por isso, nesse momento, é feita a manutenção dos aparelhos que são utilizados durante a safra, como caldeiras, maquinários e colheitadeiras. Nesse período, há uma maior concentração de trabalhadores no turno do almoço, e o volume nos restaurante aumenta.

A cana é considerada uma cultura semi-perene, visto que existem várias colheitas/cortes da planta até que ela precise ser replantada. Em média, em um ciclo completo em 6 anos, há 1 para plantio e 5 para cortes/colheitas. Esse número pode variar de acordo com o manejo e cuidados aplicados. Hoje existem produtores – que em sua grande maioria são fornecedores – cultivando a mesma soqueira (conjunto de raízes de cana e de outras plantas que ficam rentes à terra depois do corte) por mais de 10 anos, o que mostra a importância do manejo adequado desta cultura.

Mensalmente, a Apetit fornece mais de 450 mil serviços para as empresas que integram o setor sucroalcooleiro. Entre almoço, jantar e ceia, as unidades que fazem parte da gama de clientes da Apetit dispõem de cardápios desenvolvidos por profissionais, com alimentos que garantem os nutrientes essenciais nos pratos dos trabalhadores. Essas preparações tem ampla aceitação nas indústrias sucroalcooleira e fazem parte dos diversos serviços que oferecemos para esse setor, atendendo às demandas específicas da categoria. Salientamos que temos ampla experiência com a indústria sucroalcooleira, tendo em vista que completamos 20 anos de parceria com um de nossos clientes do ramo.

Benefícios para o Brasil

Para 2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou previsões para as estimativas de volumes recordes para o Brasil, maior produtor e exportador mundial de açúcar. A Conab aponta que a safra de cana alcançará 677,6 milhões de toneladas, acima das 652,9 milhões de toneladas previstas em agosto e configurando um aumento de 10,9% frente ao ciclo 2022/23.

Segundo a Conab, o crescimento da produção advém de uma área plantada com cana 0,7% maior, estimada em 8,35 milhões de hectares, e de uma produtividade 10,1% superior por conta de uma condição climática mais favorável se comparada à safra passada. Outra estimativa sobre a safra 2023/24 diz respeito as condições climáticas e os investimentos do setor refletiram em aumento de produção de cana na safra do centro-sul que já caminha para sua parte final, segundo informações contidas no boletim da Conab.

Master Cana

O Prêmio Mastercana Social é promovido pelo GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria em parceria com a ProCana Brasil, que tem por objetivo incentivar, reconhecer e premiar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas do Brasil, bem como das entidades representativas e das empresas fornecedoras de produtos e serviços ao setor, que contribuam para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.

Ser MasterCana é sinônimo de excelência e conquista de bons resultados aos envolvidos no processo e no desenvolvimento de uma safra. Em diversos anos, recebemos o Reconhecimento de Práticas Sustentáveis e Responsabilidade Socioambiental. Essa gratificação denota a nossa forte contribuição para esse setor como fornecedores de serviços de alimentação para os trabalhadores da indústria sucroalcooleira.

Neste ano, estaremos novamente marcando presença na edição de 2024 concorrendo ao Prêmio Mastercana. Ficamos muito honrados a respeito dessa participação, já que o prêmio é caracterizado como o troféu mais cobiçado pelos que atuam no setor bioenergético. Estamos ansiosos para prestigiar esse evento, que reúne as maiores ícones da categoria, e nos sentimos honrados em alimentar um setor tão rico para o nosso país.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos