fbpx

Apetit conquista o ranking como uma das empresas mais inovadoras do sul do Brasil em 2022

Em 18º edição do prêmio, a Apetit é uma das 25 mais inovadoras do sul do país, segundo pesquisa internacional

A Apetit Serviços de Alimentação conquistou nesta segunda-feira (23) o prêmio Campeãs da Inovação, organizado pelo Grupo Amanhã. A companhia está entre as 25 mais inovadoras do sul do Brasil, qualificada como 22ª pelo ranking, segundo pesquisa realizada pelas instituições IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership) e GIMI (Global Innovation Management Institute), entidades internacionais que qualificam práticas de gestão inovadora em diversos países e eleitas, pela Revista Forbes, como uma das melhores empresas de consultorias do mundo.

O Grupo Amanhã acredita que precisamos aprender com quem faz, os melhores da região sul do Brasil. Por isso que todo ano, desde 2004, o Grupo em parceria com a IXI Center consagram as organizações e empresas que mais investem no futuro, através do ranking Campeãs da Inovação.  A pesquisa tem como objetivo fazer com que cada companhia possa medir seu grau de inovação. Os questionários disponibilizados no Portal Amanhã e respondidos pelas organizações, e depois processados na central do IXL Center, em Cambridge, nos EUA, dão origem às 50 empresas mais inovadoras do sul.

Iniciando as apresentações dos vencedores, Jorge Polydoro, Presidente do Grupo Amanhã diz que atualmente, a maioria das empresas utiliza em seus discursos comerciais e institucionais, duas palavras mágicas: inovação e transformação, mas ressalta que só quem conhece o mundo corporativo de perto percebe que nem todas as empresas que utilizam esse discurso que, de acordo com Polydoro, são muitas, sabem exatamente do que estão falando, do que isso significa na prática. Polydoro finaliza “Podemos afirmar que as empresas que estão aqui hoje são verdadeiramente inovadoras”.

Em 2010, o IXL Center, liderado por Hidrenta Patel, publicou o livro Greenovate – A inovação na era da sustentabilidade, obra essa que apresentava 52 empresas inovadoras no mundo. Essas empresas estavam alinhadas ao conceito de inovação e convergindo para algo que é cada vez mais determinante para todas as empresas, que realmente querem ser importantes e perpetuar: a sustentabilidade.

O tema abordado pelo livro em 2010, antecipou a criação das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2012. Alguns anos depois, em 2015, foi assinado o Pacto Global da ONU, que estabelece metas e prazos para a redução da emissão de CO², determinantes no que diz respeito ao aquecimento global. A síntese desses processos está hoje representada pela sigla ESG (Environmental, social, and corporate governance) que define os parâmetros para que uma empresa seja sustentável e responsável do ponto de vista ambiental, social e de governança.

Esses pontos são de suma importância para que uma empresa tenha visão de futuro sobre inovação e sustentabilidade. Pamela Manfrin, Diretora de Desenvolvimento na Apetit, discorre: “Cada vez mais as dinâmicas de mercado exigem que as empresas sejam inovadoras na proposta de soluções para suas pessoas, para o meio ambiente, e todos aqueles que estão envolvidos aos seus negócios. Nesse sentido, é imprescindível pensar em soluções que agreguem sustentabilidade e a utilização eficiente dos recursos”.

A conquista deste prêmio deve-se, em especial, pelo fomento de uma cultura de inovação compartilhada entre todos os colaboradores que, independentemente da posição que ocupam na hierarquia organizacional, possuem liberdade para propor e gerir projetos em diferentes áreas. Diante do tema, Gabriel Bonfim, do time de Planejamento Estratégico da Apetit, acredita que inovação para a Apetit é fazer o mesmo de formas diferentes: “É você todos os dias buscar novas formas de fazer o mesmo processo, trazer novidades, buscar formas alternativas. Sempre estar buscando algum diferencial. Sempre estar em constante mudança. Isso é muito forte para a gente”.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos