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Por que é importante que as lideranças entendam suas equipes?

Todo e qualquer empreendimento é tão sólido quanto as pessoas responsáveis por darem forma ao projeto. Cada membro da equipe determina o sucesso do negócio, mas a figura em destaque neste ambiente, sem dúvida, é o líder que inspira e orienta os demais em um mesmo caminho. Assim, é possível determinar que o papel da liderança acaba assumindo o protagonismo dentro das empresas como uma espécie de personificação dos valores corporativos em um único indivíduo ou, no caso de um corpo diretivo, em um grupo seleto de profissionais.

A psicóloga e palestrante Nicole Tomazella possui vasta experiência dentro das organizações desenvolvendo um trabalho com colaboradores de diferentes hierarquias. Para ela, há um conjunto de qualidades que podemos identificar em um bom líder que valem a pensa serem estimuladas. “A principal característica é ser apaixonado pelas pessoas que compõem a equipe. É preciso entender que cada profissional é um presente: uns são mais difíceis de desembrulhar, outros a gente precisa entender como aproveitar da melhor maneira. O nosso papel, enquanto líder, é fazer esta descoberta”, exemplifica a psicóloga.

Desenvolver também é uma palavra-chave para a palestrante que gosta de pensar em cada trabalhador como uma caixinha que possui um histórico profissional e pretensões na carreira. Neste ponto, a liderança deve descobrir o potencial deste colega e ajudar que ele alcance a sua melhor versão, enquanto trilham um mesmo caminho dentro da organização. “Todos nós sabemos qual é a música que toca dentro da gente, a diferença é que a maioria das pessoas vive com esta canção em modo silencioso. O líder deve justamente desenvolver essas pessoas e ajuda-las a entender qual o som que toca dentro delas”, afirma Nicole.

Ainda pensando sobre a ideia de pretensões profissionais, a palestrante entende que a empresa, enquanto agente de transformação social, também deve deixar claro qual o seu propósito de existir. “Se eu gero transformação na minha equipe, esta transformação vai impactar dentro da casa dela e isso vai ressoar para outros lugares. Então podemos fazer uma grande mudança social com pequenas ações dentro da empresa. Fortalecer a cultura e desenvolver as pessoas pode impacta significativamente no mundo. A gente sempre precisa saber o que nossas atitudes geram e qual é a marca que a gente deixa em nossos colegas”, diz Tomazella.

Um jeito de estimular esta visão nos colaboradores é proporcionar momentos de reflexão na empresa que envolva membros de diferentes áreas a fim de unificar visões e compartilhar expectativas. Por isso, anualmente, a Apetit Serviços de Alimentação realiza uma convenção nacional envolvendo todos os líderes para evidenciar os resultados do ano que terminou e apresentar as metas do período seguinte. Em 2020, Nicole Tomazella foi uma das palestrantes convidadas para fortalecer o sentimento de união e despertar o “espírito de dono” que faz parte da essência da Apetit. “Realmente é um diferencial proporcionar um tempo para que as lideranças olhem para aquilo que, de fato, importa. O que faz com que a gente seja consistente e caminhe com força em direção àquilo que buscamos é esta conexão com o propósito da nossa marca e a participação das pessoas responsáveis por este negócio”, finaliza a psicóloga.

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