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Conheça os diferenciais da Apetit voltados ao setor sucroenergético

As Gerentes de Negócios Ana Paula Raimundo e Helaine Figueirêdo compartilham suas expertises no segmento de refeições corporativas

Em constante inovação, o setor sucroenergético é responsável por movimentar boa parte da economia brasileira por meio do aproveitamento integral da cana-de-açúcar para a produção de etanol, produtos químicos, álcool e, claro, açúcar. O mundo está com os olhos voltados para o nosso país pelo grande potencial energético em substituição ao petróleo que já mostra indícios de escassez em um futuro próximo.  

Hoje o Brasil lidera o ranking mundial de produtores de biocombustíveis puxado, principalmente, pelo etanol. Além disso, somos referência em exportação de açúcar com uma vantagem considerável em relação aos demais países. Atualmente só a Índia consegue chegar perto da nossa produção do adoçante e, ainda sim, utiliza boa parte de seu estoque para consumo interno, deixando o Brasil com a maior fatia do mercado internacional. 

Alinhada com esta visão de negócio, a Apetit Serviços de Alimentação tornou-se uma poderosa aliada do segmento sucroenergético.  Ao todo são mais de 2 milhões e 400 mil refeições disponibilizadas anualmente no setor com 92% de satisfação global entre os usuários dos serviços.

Case de sustentabilidade da Apetit apresentado no Fenasucro 2019

REFERÊNCIA EM REFEIÇÕES COLETIVAS

Fundada em 1989 em Londrina, no interior do Paraná, a Apetit Serviços de Alimentação começou servindo apenas 13 refeições diárias para trabalhadores locais. Hoje, 30 anos após abrir seu primeiro estabelecimento, a empresa possui atuação nacional com entrega diária de mais de 128 mil serviços, sendo especialista na administração de restaurantes corporativos. 

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

A Apetit reinventou-se ao longo do tempo e foi incorporando à própria cultura organizacional demandas que o mercado enxerga como valor. Entre os diferenciais competitivos destaca-se:

  • Gestão de filas com previsão do fluxo no restaurante e ambientes estrategicamente planejados para proporcionar fluidez, mesmo em horários de pico;
  • Cardápio variado e personalizável com opções que vão de encontro às necessidades de cada colaborador;
  • Centro de Distribuição responsável por gerenciar a logística de entrega dos produtos em tempo hábil independentemente da localidade; 
  • Agilidade nos processos operacionais com treinamentos constantes para otimizar os trabalhos e entregar as melhores soluções em alimentação corporativa. Anualmente a Apetit realiza, em média, 500 capacitações técnicas com todo o quadro funcional para oferecer aos clientes mão de obra especializada;
  • Redução de acidentes de trabalho com o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instruções técnicas fundamentais para o exercício das funções e uso de ingredientes beneficiados nas cozinhas que minimiza o desgaste físico e a necessidade de objetos cortantes durante o preparo;
  • Tecnologia e investimento em processos inteligentes, que colocam a empresa à frente no mercado. Recentemente a Apetit conquistou o prêmio de Campeãs de Inovação, promovida pela Grupo Amanhã e certificado pelas instituições IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership) e GIMI (Global Innovation Management Institute), entidades internacionais que qualificam práticas de gestão inovadora no mundo todo;
  • Segurança em todas as etapas de produção, de acordo com as normas vigentes, que permitem que a empresa esteja vinculada ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) do governo federal. A iniciativa tem o objetivo de melhorar as condições nutricionais e a qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo com o aumento da produtividade;
  • Respeito pelas pessoas, pautado pela construção de uma cultura organizacional forte e estendido a todos os stakeholders. Desde 2010 a Apetit está no ranking das Melhores Empresas Para se Trabalhar do Brasil, o que faz com que a sua prática de gestão sirva de modelo para diversas organizações. O cuidado com as pessoas se estende para os clientes com atenção aos detalhes e melhoria de processos contínuos.
  • Integração da cadeia produtiva com indústrias próprias de beneficiamento de carnes e vegetais para garantir a boa procedência dos insumos. 
Reunião com fornecedores de hortifrútis na matriz administrativa da Apetit

ATENDIMENTO DIFERENCIADO 

Para Ana Paula Raimundo, Gerente de Negócios da Apetit, a realidade do trabalhador das usinas demanda agilidade no fornecimento de refeições com excelência no atendimento. Uma das ferramentas utilizadas pela empresa para garantir estas condições é a padronização de gramagem e espessura das proteínas que assegura uniformidade em todos os pratos. Este rigor técnico é consequência dos constantes investimentos nas indústrias do grupo que facilitam o trabalho nas cozinhas e possibilita a entrega de alimentos saborosos e fracionados de acordo com o padrão contratual. A Apetit é a única empresa do segmento com controle integral de sua cadeia produtiva.

 “A padronização garante que cada colaborador receba o mesmo produto final. Assim, desde o primeiro da fila até o último, todos conseguem ter a mesma qualidade nas refeições, gerando maior satisfação entre o público interno e ganhos na produtividade”, conta Ana Paula.

EXPERTISE NO SEGMENTO

A Gerente de Negócios Helaine Figueirêdo atua há oito anos anos no mercado de refeições coletivas. Em todo este tempo ela foi se familiarizando com a realidade de milhares de brasileiros que operam em áreas afastadas dos centros urbanos e, assim, adquiriu uma visão analítica das particularidades de cada empresa. 

“A maioria dos fornecedores não entende as necessidades culturais e regionais das companhias sucroenergéticas. A Apetit estudou o segmento e começou a entender qual o perfil das usinas. Até então, os trabalhadores do campo não recebiam um atendimento adequado. Nós passamos a cuidar destas pessoas com o mesmo carinho que cuidamos de quem trabalha nas áreas administrativas”, afirma Helaine.

Um dos motivos que permite a alta fidelidade entre clientes é justamente a capacidade técnica de atender todas as necessidades das principais usinas do país, independentemente da localidade. Cada unidade conta com um nutricionista próprio que zela pelo preparo dos pratos e leva informações diárias sobre saúde e bem-estar para todos os colaboradores.

“Sabemos montar cardápios diferentes para o público de usina. Nós entendemos o tipo de comida que os trabalhadores gostam sejam eles do Sul, Nordeste ou outra região do Brasil. Nós respeitamos a regionalidade do colaborador, afinal, são as pessoas do campo que levantam o agronegócio”, aponta Helaine.

RECONHECIMENTO DO MERCADO

O compromisso com o crescimento do setor sucroenergético fez com que a Apetit conquistasse este ano o selo Master Cana, promovido pelo GERHAI (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria), em parceria com o ProCana Brasil.  O prêmio é dado para entidades representativas e empresas fornecedoras que praticam ações de responsabilidade socioambiental dentro do segmento agrícola. Recentemente a companhia também apresentou um case de qualidade de vida e sustentabilidade ligado às indústrias da companhia no Fenasucro, principal evento do país voltado para a bioenergia. 

Estas práticas fizeram com que o setor sucroenergético confiasse na Apetit como uma aliada no processo de crescimento responsável. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então clique aqui.

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