Desde 2009 a empresa faz parte do ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Instituto Great Place To Work
O cuidado com as pessoas faz parte da filosofia da Apetit Serviços de Alimentação desde o início de sua trajetória, em 1989. Isto porque, sua fundadora – e hoje Presidente da companhia – Marcia Mocelin Manfrin, sempre soube que para que a empresa crescesse com saúde, sustentabilidade e perenidade seria necessário oferecer aos colaboradores a oportunidade de crescerem também. Afinal, da mesma forma que a empresa, os profissionais que a compõe, sonham e buscam pelo desenvolvimento no cenário empresarial. Deste modo, quando encontram solo fértil para crescer, eles fincam suas raízes com muito mais facilidade e geram melhores resultados.
Com o passar dos anos a empresa foi crescendo e se modernizando. Alimentar pessoas passou a ser missão. Alimentar o trabalhador dignamente, com refeições saudáveis, balanceadas e saborosas passou a ser a razão de existir da Apetit. Ao mesmo tempo, foram aumentados os investimentos em capacitação, treinamento e bem-estar de cada um dos colaboradores da companhia.
Com a ajuda de seus colaboradores, em pouco tempo a Apetit alcançou o patamar de maior empresa de refeições transportadas de Londrina e região (a primeira meta estipulada pela fundadora), e hoje é uma das maiores empresas de serviços de alimentação do Brasil. A Apetit administra, atualmente, mais de 180 restaurantes espalhados por 11 estados brasileiros, possui o domínio de toda sua cadeia produtiva e conta com mais de 2 mil colaboradores em seu quadro de contratados.
Great Place To Work
Com a expansão dos negócios da companhia, vieram novas contratações e profissionais de diferentes partes do Brasil. Era preciso, então, inseri-los em uma cultura única, engajá-los e fazê-los compreender sua importância no contexto geral dos negócios da empresa. Para isto, buscou-se no mercado pela metodologia que poderia auxiliar a empresa nesta tarefa. Assim o Instituto Great Place To Work começou a fazer parte da história da Apetit.
Pamela Manfrin – Diretora de Desenvolvimento da Apetit
“Para que pudéssemos crescer precisávamos de uma cultura organizacional bem definida. Havia a necessidade de termos pessoas com brilho nos olhos, pessoas engajadas na nossa missão. Por isso, utilizamos a metodologia do GPTW, que entendemos ser assertiva, para trazer a força que precisávamos para dentro da nossa empresa em termos de cultura e gestão”
Além do auxílio desta metodologia em relação à construção de uma cultura organizacional forte e a certificação da empresa participante como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, a pesquisa – realizada com os colaboradores da companhia sobre o clima organizacional e a relação interpessoal entre eles, e entre eles e a empresa – representaria um excelente indicador, capaz de medir o quão assertivas estava sendo as ações desenvolvidas com o foco no colaborador.
Pamela Manfrin – Diretora de Desenvolvimento da Apetit
“A metodologia do GPTW representa uma visão mais humanística do negócio, uma visão de respeito, de cuidado, de impulsionar o colaborador a crescer. Isto é o que a Apetit realmente acredita. Acreditamos que não adianta focar somente em processos se não tem coração ali” .
Era uma oportunidade de detalhar o que estava sendo feito, trazer à luz práticas, acertos e pontos de melhoria, relatar e documentar as ações e envolver todos os setores da empresa neste processo.
Quais são os desafios que sua empresa pode encontrar?
Os principais desafios enfrentados por uma empresa durante o início do processo de utilização da metodologia e busca pela certificação são:
– Parece difícil: primeiramente, para quem não conhece o processo, parece ser muito difícil participar da certificação. É necessário que os colaboradores se engajem para responder a pesquisa e que a empresa atinja uma nota mínima para que possa participar do ranqueamento.
– Engajamento na pesquisa: a participação dos colaboradores na pesquisa de clima não é obrigatória, deste modo, a empresa deve convidar as pessoas a participarem, mas cada indivíduo é livre para dizer não. Então, neste momento a empresa já descobre o quanto suas pessoas estão dispostas a participar das ações propostas.
Esta etapa exige esforço da comunicação interna para mostrar os benefícios que a participação na pesquisa tem para seu colaborador, sem intimidá-lo.
– Relato das práticas: após o resultado da pesquisa, a empresa precisa relatar as práticas por escrito. Este processo foi o maior desafio para a Apetit nos primeiros anos, mas também foi um grande aprendizado. Isto porque, de acordo com a Diretora de Desenvolvimento da Apetit, Pamela Manfrin, a tendência natural do empresário é achar que o que está sendo feito não é muito, mas quando se começa a resgatar as ações, abre-se um universo de práticas. Este processo de reconhecimento e relato das práticas, segundo ela, ajudou a trazer à tona tudo o que estava sendo realizado e a agir assertivamente naquilo que precisava ser melhorado.
– Mensurar o payback: outro grande desafio encontrado pela companhia foi mensurar o retorno que a metodologia e a certificação trazem para a empresa, visto que em um ambiente empresarial, todo investimento precisa, necessariamente, trazer retorno – quantitativo e/ou qualitativo. Desta forma, encontrar métodos para mensurar o payback do GPTW foi um desafio a ser superado.
Todas estas etapas podem ser trabalhosas, principalmente no primeiro ano de certificação, no entanto, podem trazer resultados incríveis.
Resultados
O resultado da pesquisa oferece um raio X da companhia, um diagnóstico da saúde do clima organizacional e um feedback acerca do ambiente de trabalho e das relações interpessoais da empresa. Somado a isto, é possível perceber se os benefícios e ações desenvolvidas, voltadas aos colaboradores estão sendo, de fato, enxergadas como valor. Com base na pesquisa é possível observar os pontos fortes da companhia e agir assertivamente na correção dos pontos de melhoria.
Primeira certificação
A primeira certificação veio em 2009, juntamente com a entrada da Apetit no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Paraná.
De lá para cá – com a pesquisa como norteadora – a Apetit seguiu aprimorando projetos, processos e o cuidado com as pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes. Aliás, a companhia percebeu ao longo dos anos que os cuidados oferecidos aos colaboradores têm reflexos expressivos na forma como exercem suas atividades e atendem o cliente, lá na ponta. A Apetit cuida de seus colaboradores para que eles cuidem dos colaboradores dos clientes da companhia. Torna-se um círculo virtuoso de cuidado e satisfação.
Nove anos consecutivos no ranking nacional
A Apetit figura no ranking das melhores empresas para trabalhar, em âmbito nacional, por nove vezes consecutivas. Sendo considerada a melhor empresa de refeições corporativas para se trabalhar no Brasil.
Em âmbito estadual, a companhia, ocupou em 2018 a posição de 3ª melhor empresa para trabalhar no Paraná. Figurando no ranking também há nove anos.
Quais os benefícios que o ranqueamento traz para a empresa participante?
Estar presente no ranking das melhores empresas para se trabalhar traz inúmeros benefícios para a empresa participante, tanto internos quanto relacionados à imagem e posicionamento frente ao mercado.
Os benefícios internos estão relacionados à melhoria do clima organizacional. Por meio da oferta de um bom ambiente para se trabalhar e do cuidado com as pessoas que compõem a empresa, é possível alcançar maior engajamento entre as equipes e os propósitos da companhia. Além disso, colaboradores engajados são mais motivados, são apaixonados por aquilo que realizam e partilham da missão, visão e valores da empresa na qual estão inseridos.
Os reflexos disso podem ser observados na redução expressiva das faltas sem justificativa e de turnover, na alta performance das equipes e na satisfação tanto dos próprios colaboradores quanto dos clientes que são por eles atendidos.
“Fazer parte de uma empresa que está no ranking do GPTW é uma felicidade. É saber que somos cuidados pela empresa e que cuidamos uns aos outros no dia a dia. É respeito e amor naquilo que se faz. Estou há oito anos neste ambiente de trabalho prazeroso, que transforma pessoas. Estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil é motivo de muito orgulho” (Nayrton Figueiredo – Gerente Operacional da Apetit).
“Compartilhar os valores em uma empresa cujo propósito é inspirador já seria razão suficiente para ser feliz na Apetit. Há 5 anos faço parte deste time que me inspiram a ser melhor a cada dia. As metodologias, a tecnologia, os sistemas e os valores fazem com que o profissional tenha um alto desempenho e destaque dentro do grupo e não tem como não sentirmos orgulhosos por fazer parte desta história. O importante é que cada colaborador reconheça o seu potencial e possa desenvolvê-lo numa relação transparente e que cada dia investe mais no que mais valorizamos: As pessoas! Trabalhar na Apetit é um processo constante de aprendizado, construção, de transformação e determinação. Tenho imenso orgulho de fazer parte desta história de sucesso!” (Greicyelle Vinagre – Gerente Operacional da Apetit).
Em relação ao mercado, os benefícios estão relacionados à credibilidade e à confiabilidade. Isto porque, a certificação funciona como um atestado de solidez, de responsabilidade, de segurança e de sustentabilidade da companhia. Estar ranqueado significa competência e expertise no cuidado com as pessoas, que se materializa em vantagem competitiva em relação aos concorrentes. No momento de decisão, uma empresa GPTW se sobressai às demais.
Cláudia Malschitzky – Diretora do GPTW Paraná
“Quando falamos de Great Place to Work é sempre importante lembrar que estamos falando de uma metodologia, de uma filosofia de trabalho que coloca as pessoas no centro de tudo. O ranking, na nossa concepção é aquele momento onde a empresa consolida, junto com a sua equipe, que todas as ações que desenvolveu dentro dessa metodologia, estão seguindo pelo caminho certo. Isso gera no colaborador um orgulho imenso. Não só um orgulho de engajamento para com a empresa, mas para com ele mesmo no sentido de buscar se desenvolver cada vez mais. Esse orgulho que é gerado quando a empresa, na qual trabalhamos, está participando de um ranking traz muitos benefícios. Primeiramente o benefício interno, onde o colaborador por meio do incentivo e do reconhecimento quer dar mais de si. Cada dia mais, ele busca se auto desenvolver, contribuindo para o crescimento da empresa e para a transformação da sociedade por meio de suas ações, centradas dentro das nossas dimensões de credibilidade, respeito, imparcialidade. Além disso, estar ranqueado gera posicionamento de mercado e isso atrai e retém muitos talentos. Em 2018, as 150 melhores empresas para trabalhar, grupo do qual a Apetit faz parte, receberam mais de 8 milhões de currículos. Este é um número muito significativo. Então o ranking contribui, não só para mostrar que você está na direção correta de construir uma empresa melhor, um excelente lugar para trabalhar, como contribui para o posicionamento de marca frente ao mercado. Quando seus clientes olham e veem que sua empresa está certificada, que ela é uma das melhores empresas para trabalhar, eles têm certeza da qualidade de tudo que acontece lá dentro, desde a geração de produtos até a forma de se relacionar com os seus próprios colaboradores e com o mercado. É como se fosse um selo de qualidade.
Nós do GPTW temos o maior orgulho de ver a Apetit se consolidando cada vez mais no mercado como uma das melhores empresas para trabalhar, sendo uma embaixadora da nossa marca. A Apetit usa o selo com o maior orgulho e isso nos traz uma alegria muito grande por sabermos que empresas sérias, profissionais e idôneas no mercado fazem parte desse nosso mundo GPTW.
A Marcia para nós do Great Place to Work é o que nós chamamos de uma liderança inspiradora e é disso que o mundo precisa. O mundo precisa de pessoas que acreditem no ser humano, que acreditem que a confiança é a base sólida da relação que construímos com a nossa família profissional que são nossos colaboradores. A Marcia representa todos os nossos valores, ela representa a força, a garra e a vontade de contribuir na construção de um mundo melhor. A Marcia e a Apetit são como uma bandeira da nossa regional Paraná, onde a gente associa uma história feliz de sucesso com uma história de metodologia. Nesse mundo que a gente enfrenta hoje de inovação, batendo na porta a cada dia, dos concorrentes vindo com novas ideais e com novas formas de fazer, essa inspiração que a Marcia traz de acreditar no ser humano, de acreditar na confiança, de acreditar que se você trata bem as pessoas os nossos resultados serão muito mais sustentáveis ao longo prazo. Isso que ela representa para nós: uma liderança inspiradora, uma liderança que tem condições, tem ferramentas para nos ajudar nessa construção da busca de uma sociedade melhor”.
Hilgo Gonçalves – Embaixador do GPTW Brasil e Diretor regional do GPTW Paraná
“O GPTW traz visibilidade e reconhecimento para as empresas que têm um tratamento diferenciado em relação a sua equipe de colaboradores. Estas empresas demonstram criar um círculo virtuoso: tratam melhor os colaboradores que cuidam mais dos clientes, e o resultado tende a ser superior quando comparado com empresas que não têm um excelente clima organizacional.
A Apetit está nos rankings do GPTW (Brasil e Paraná) há 10 anos, tendo conquistado 22 reconhecimentos ao longo desses anos, entre os quais nós destacamos: 9 conquistas entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, estando em 2019 entre as 50 melhores empresas de grande porte; está em todas as listas do Paraná até este momento, estando nos últimos três anos entre os TOP 3 de grande porte; foi também reconhecida em 2016 com um destaque na categoria de melhores empresas para a mulher trabalhar em nível nacional e no resultado da pesquisa de 2019, destacamos que as maiores notas na percepção dos colaboradores foram o orgulho de trabalhar na Apetit com 88 de favorabilidade, e quando se referem as práticas culturais a percepção dos colaboradores também foram altas: 89 em inspirar e 88 em cuidar. Isso demonstra o quanto os colaboradores estão reconhecendo a liderança da empresa.
A Marcia tem sido protagonista na disseminação da importância de cuidar das pessoas tanto na Apetit bem como em outras ações, como na vice-presidência da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e, também, na participação em eventos do GPTW. São atitudes como estas que contribui para a construção de uma sociedade melhor cuidando das pessoas. Parabéns a Apetit pelos 30 anos de história e com tantas conquistas e em especial pelo clima organizacional, reconhecida pelos seus próprios colaboradores, com uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná e no Brasil pelo GPTW. A ela o nosso reconhecimento”.
Práticas voltadas ao cuidado com as pessoas
Dentre as quase 200 ações desenvolvidas pela Apetit que são direcionadas ao cuidado com os seus colaboradores estão:
– Capacitação e treinamento visando o desenvolvimento pessoal e profissional de 100% dos colaboradores
– Projetos voltados à saúde e bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho e fora dele
– Cultura da gratidão pelo trabalho bem feito e da celebração por cada pequena conquista
– Oportunidades de crescimento horizontal e/ou vertical na carreira
O maior patrimônio da Apetit são seus 2 mil colaboradores!
Disseminação da filosofia GPTW
Graças ao time de pessoas da Apetit, a companhia vem crescendo e se destacando cada vez mais no segmento de refeições coletivas, mesmo em tempos de crise.
Se isto acontece na Apetit, pode acontecer em outras empresas também!
Pensando em inspirar outras empresas e disseminar a filosofia GPTW a companhia criou o Programa Portas Abertas.
– Programa Portas Abertas: Por meio deste programa a empresa recebe profissionais de outras empresas que desejam conhecer suas práticas voltadas à gestão de pessoas e/ou tirar suas dúvidas sobre a certificação e ranqueamento do GPTW.
“O Programa Portas Abertas é uma iniciativa muito bacana da Apetit, de realmente transmitir suas práticas e ajudar na formação de outras empresas. Nós participamos do Portas Abertas com o intuito de conhecer melhor as práticas de gestão de pessoas da Apetit e como a empresa se organiza para a participação no Great Place to Work, para estar na lista das melhores empresas para se trabalhar, e para nós foi muito inspirador. Esta é uma iniciativa bastante construtiva e, acredito que para as empresas que têm a oportunidade de participar desse programa é algo muito positivo. É muito bacana conhecer as práticas de outras empresas para pensar a respeito das nossas próprias práticas, o que estamos acertando, o que estamos errando, onde podemos melhorar e, o principal, como podemos melhorar. O que achamos muito bacana no programa Portas Abertas é que a empresa demonstra tanto os acertos que tiveram, mas também as coisas que tentaram fazer e não deu tão certo, para que a gente não precise percorrer os mesmos caminhos e esbarrar nas mesmas pedras. Esta é uma iniciativa extremamente generosa por parte da Apetit e que gostamos e aproveitamos muito. A empresa está de Parabéns” (Paula Pelege – Àgili Softwares).
“O Programa Portas Abertas da Apetit é uma excelente oportunidade de troca de experiências entre empresas. A Apetit me surpreendeu pela seriedade e profissionalismo de seu staff. Acredito que a palavra ‘conexão’ representa bem a oportunidade que tive, de conhecer esta empresa londrinense que muito nos orgulha em todo país” (Gisele Ross Urbano – Consultech Consultorias).
“Fiquei impressionada com a cordialidade que nos receberam na Apetit, sabia que a visita nos agregaria de alguma forma, mas de fato superou minhas expectativas. Mesmo sendo uma empresa que investe muito em tecnologia, o modo como lida com o ser humano é encantador, me identifiquei demais. Projeto lindo e inspirador, obrigada Apetit por dividir conosco conhecimento e a trajetória de vocês” (Marcia Costa – Grupo Naturela).
Angélica Souza – Pedriali e Vasconcellos Advogados
“O Programa Portas Abertas me ajudou muito. Pude levar as coordenadoras que trabalham comigo para conhecer novas práticas de gestão de pessoas, tivemos a oportunidade de mostrar e aperfeiçoar as nossas práticas de gestão. Este encontro nos fez repensar em como podemos melhorar, visando sempre o melhor para o nosso maior capital: nossos colaboradores. Foi um dia muito especial que contribuiu para o nosso aprendizado. Fomos muito bem acolhidas e tivemos a oportunidade de conhecer uma empresa que é certificada pelo GPTW. Ficou visível que a Apetit possui um Employer Branding, transparecendo a todos os colaboradores sobre a cultura e ambiente de trabalho, senso de pertencimento, confiança e engajamento, tornando-se visível ao público externo”.
Desta forma, a Apetit visa contribuir para a construção de uma sociedade melhor por meio da oferta de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, no qual as pessoas sentem prazer em estar.
Quer saber mais sobre nossas práticas voltadas à gestão de pessoas? Entre em contato conosco e agende uma visita!