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Por que investir em capacitação profissional dos colaboradores?

Conhecimento e aprendizado nunca são demais, desenvolver a equipe por meio do cursos e aulas também faz parte do papel de uma empresa que quer chegar mais longe

Uma empresa é composta por pessoas, não é mesmo? Por mais tecnológica que ela possa ser, vai ter sempre um ser humano por trás da máquina, por trás da venda e na frente do cliente. As pessoas são a parte mais importante de uma empresa porque são elas que personificam a organização, a vivenciam no dia a dia e apertam a mão do cliente na hora do fechamento de um contrato. Deste modo, para que a empresa cresça, nada mais natural que investir para que as pessoas que fazem parte dela cresçam também.

O investimento na capacitação dos colaboradores é uma prática que tem se perpetuado entre as organizações modernas. Nestas empresas o funcionário não é visto como o futuro da organização – por mais baixo que seja o turnover destas empresas, colaboradores deixam de fazer parte do quadro em algum momento – mas sim como uma importante peça da engrenagem do presente. E para exercerem bem suas funções hoje, quanto mais conhecimento eles tiverem nas mãos, melhor.

Colaboradores capacitados têm sua produtividade potencializada, a ocorrência de erros operacionais minimizada e, consequentemente, geram menos gastos e mais lucratividade para a organização a qual pertencem. E os benefícios não param por aí. Empresas que investem no desenvolvimento de suas pessoas possuem colaboradores satisfeitos, engajados e motivados por se sentirem parte importante de um todo, por terem a disposição todos os recursos – inclusive intelectuais – para realizar seu trabalho com mais qualidade e por serem valorizados pelo empregador.

Você deve estar pensando: “Tudo bem, mas e se eu investir na capacitação do meu colaborador e ele resolver deixar a empresa, eu vou ter treinado uma pessoa para ela trabalhe para meu concorrente”. Claro que existe uma grande chance de sua empresa investir em treinamento e seu colaborador resolver sair, mas também existe uma grande chance de você não investir em treinamento e ele permanecer, fazendo sempre tudo igual com uma produtividade média. O que você prefere para sua empresa?

A Apetit Serviços de Alimentação prefere treinar, capacitar e cuidar de seus colaboradores para que eles escolham permanecer. Por meio da UNIAP (Universidade Corporativa Apetit), a empresa proporciona aos seus colaboradores os conhecimentos necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional. Pra isso, a Apetit conta com quatro escolas de inteligência:

. Escola de Inteligência Estratégica

Voltada ao desenvolvimento de competências relacionadas ao gerenciamento e ao exercício da liderança. Faz parte desta escola o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) que oferece conteúdos direcionados à excelência em gestão, atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal e programas de gestão de pessoas.

. Escola de Inteligência Comportamental

Direcionada à orientação da conduta comportamental dos colaboradores e ao desenvolvimento do voluntariado corporativo.

. Escola de Inteligência Operacional

Focada no desenvolvimento do core business, com conteúdos relacionados ao dia a dia dos restaurantes industriais que a empresa administra, ao gerenciamento de rotinas e às competências necessárias para a atuação no ramo de refeições coletivas. Dentro destes conteúdos encontra-se o Programa de Desenvolvimento Operacional (PDO), no qual são oferecidos treinamentos com abordagem técnica sobre segurança e saúde, qualidade de vida, otimização de processos operacionais, entre outros.

. Escola de Inteligência Profissional

Com foco no desenvolvimento da escolaridade dos colaboradores: ensino fundamental e médio, estágios, graduação, pós-graduação, idiomas e certificação profissional. Para isto, a Apetit conta com parcerias firmadas com instituições de ensino que oferecem descontos e bolsas parciais e integrais aos colaboradores da empresa nos mais diversos níveis da capacitação.

Como a Apetit Serviços de Alimentação é uma empresa que está presente em 11 estados brasileiros e atua de forma pulverizada, ela conta com o Portal Webeducação. Uma ferramenta de e-learning que possibilita que os conteúdos gerados pelas escolas, acima descritas, cheguem a 100% dos colaboradores, independentemente de sua localidade de atuação. Esta ferramenta possibilita ainda que o colaborador acesse os conteúdos de onde estiver, o que possibilita que ele estude, também, fora dos domínios físicos da empresa e no momento que achar melhor.

Outros dois pontos de destaque no investimento da Apetit na capacitação de seus colaboradores são o Planejamento Anual do Restaurante (PAR) – que é uma espécie de cartilha que orienta as atividades dos restaurantes industriais que estão sob sua administração, inclusive no que diz respeito aos cursos que serão oferecidos ao longo do ano – e a Carteira de Capacitação Profissional – na qual serão registrados todos os cursos dos quais os colaboradores da operação participam. Esta carteira de capacitação pertence ao colaborador e mesmo que ele, em algum momento, deixe de fazer parte da Apetit ela continuará sendo uma vantagem competitiva deste colaborador em qualquer processo seletivo que participar.

Os colaboradores que participam dos programas e treinamentos oferecidos e que se destacam em suas áreas de atuação, têm, ainda, a possibilidade de receber bonificações, aumentos salariais e promoções. Uma vez que a Apetit utiliza o modelo de promoção por desempenho. O colaborador ganha e a empresa também!

E na sua empresa, como está sendo feito o investimento em capacitação? Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso modelo de gestão voltado às pessoas.

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A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

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