fbpx

Alimentos que combatem a depressão

Confira quais são os aliados que podem auxiliar no tratamento dessa doença mental

A depressão é uma doença séria que atinge milhões de pessoas no mundo todo. O acompanhamento médico com o auxílio de terapia e estímulos sociais positivos ainda é o melhor remédio para este mal, mas há algumas alternativas complementares para amenizar os sintomas físicos da doença. Uma forma de combater a depressão é introduzir na dieta alimentos que estimulam a produção de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável por proporcionar sensações de bem-estar no corpo.

Conheça abaixo alguns grandes aliados na luta contra o baixo astral.

Iogurte desnatado

Este alimento é uma grande fonte de cálcio que, além de fortalecer os ossos, também ajuda a reduzir sintomas de nervosismos e irritabilidade. O grande diferencial do leite desnatado é o fator probiótico que é capaz de regular o funcionamento da flora intestinal e, consequentemente, proporcionar bem-estar.

Folhas verdes

Saladas de folhas verdes são ricas em vitamina B que auxiliam no funcionamento dos neurotransmissores e ainda trazem calma e saciedade. Alimentos como alface, acelga e espinafre são ótimas fontes destes nutrientes tão importantes no combate ao mal humor.

Castanhas e amêndoas

Ricas em selênios estes alimentos possuem substâncias antioxidantes que melhoram os sintomas da depressão com redução do estresse. É preciso, porém, ficar atento com a quantidade ingerida, pois o excesso pode ocasionar sobrepeso e problemas com oleosidade na pele.

Banana

A banana é uma fruta rica em carboidratos do bem, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, responsável por dar mais energia ao organismo e reduzir sintomas de ansiedade. A fruta ainda ajuda a equilibrar o sono.

Aveia

Poderosíssima fonte de fibras, as aveias são alimentos super versáteis que podem ser inseridas em vários pratos. Seja acompanhando frutas, no leite ou mesmo em forma de mingau, este ingrediente regula o funcionamento digestivo, desincha o estômago e proporciona bom humor.

Peixes

Ótimos reservatórios de ômega 3 e proteínas, os peixes ajudam na saúde cerebral com nutrientes que estimulam a produção de bons hormônios e ainda ajuda na diminuição do apetite e sensação de relaxamento generalizado.

Chocolate amargo

Chocolate são uma ótima alternativa para diminuir o estresse e sintomas de ansiedade, principalmente pelo sabor agradável, mas também por possuir um elemento conhecido como “substância da felicidade”. Este nutriente relaxa e atua em áreas do cérebro que regulam o humor. A recomendação, porém, é para os chocolates com mais concentração de cacau ao invés das versões ao leite ou branca.

Aliás, quer saber mais sobre os mitos e verdades sobre o chocolate? Então clique aqui.

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos