Um prato baseado em caldo e pequenos pedaços de vegetais e carnes pode ser considerado uma refeição completa? Acompanhe em nosso artigo:
Em tempos de polarizações nas redes sociais é comum que as pessoas tomem partido de uma causa e passem a defendê-la com unhas e dentes. A mais recente polêmica está na discussão da sopa ser considerada uma opção de janta. Recentemente fizemos uma enquete em nossas redes sociais que dividiu opiniões. O resultado? Para 24,5% dos participantes a sopa não pode ser considerada como refeição.
Ficar em cima do muro parece não ser uma alternativa, então a Apetit resolveu se posicionar. Afinal, sopa é janta?
Para nós sim e explicamos o porquê!
Antes de mais nada é preciso conceituar o que é uma refeição. Para o dicionário é o ato ou efeito de restaurar as forças por meio dos alimentos. Com esta definição é possível inferir que, para que um prato seja considerado uma refeição completa, é preciso que ele supra o máximo possível as necessidades nutricionais do corpo a fim de restituir as energias.
Ok, mas uma simples sopinha consegue prover ao organismo tudo o que ele precisa para funcionar corretamente?
Sim, consegue e com muita qualidade. Para início de conversa este prato ajuda na hidratação mesmo em dias mais gelados onde a baixa umidade do ar tende a ressecar a pele. A sua versatilidade também permite que seja consumida no verão, podendo ser servida quente ou fria. Ou seja, é uma boa pedida para o ano todo.
A vantagem está no modo de preparo. Quando os ingredientes são colocados na panela é comum que as vitaminas e sais minerais se percam durante o cozimento. Já no caso das sopas, a água usada para cozinhar compõe a receita, sendo assim, as substâncias benéficas não se perdem no processo e a sua saúde ganha um reforço positivo.
Além disso, este prato pode ser usado como solução para quem quer inserir na dieta certos alimentos que, de outro modo, não são considerados agradáveis ao paladar. Este é um recurso muito usado pelos pais para incentivar os filhos a comerem de forma saudável inserindo vegetais “disfarçados” na sopa.
Porém, para que este prato proporcione o máximo de benefícios é importante utilizar sempre ingredientes frescos. Evite sopas industrializadas, pois os níveis de sódio e conservantes ultrapassam os recomendados por dia, o que pode acarretar em diversos prejuízos à saúde como problemas renais e cardiovasculares.
E quanto mais completa melhor! Adicionar carnes ou ovos cozidos também introduz uma boa dose de proteína no corpo. Quando somada aos nutrientes presentes nos legumes e vegetais este prato se torna uma iguaria de alto valor nutricional.
Queridinha de quem deseja perder peso, ela funciona também como inibidora de apetite se consumida como entrada. Logo, além de funcionar como um prato completo também pode ser um complemento para saciar a fome e reduzir o consumo exagerado de alimentos mais calóricos. E o melhor de tudo: é uma opção barata! Pode ser feita com o que tem em casa, basta abusar da imaginação.
Sabendo de todos estes benefícios, a Apetit Serviços de Alimentação conta com diversas opções de sopas em seus cardápios para oferecer diariamente aos colaboradores alternativas nutritivas e muito saborosas.
Quer outras dicas de saúde e qualidade de vida? Então continue acompanhando os nossos conteúdos exclusivos aqui.