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Giftworks – o que é e como impactam a percepção dos colaboradores sobre a empresa

Veja como ações simples e motivadoras podem mudar o dia de alguém ou até mesmo uma carreira

Sua empresa pratica giftworks? Você sabia que eles podem melhorar a percepção que o seu colaborador tem sobre sua empresa? Não! Então este texto é para você! Nele iremos explicar o conceito e te mostrar porque ele contribui para a melhoria da percepção acerca do ambiente de trabalho. Continue conosco!

Vamos começar entendendo o que significa a palavra giftwork. Do inglês gift=presente e work=trabalho, giftwork significa, ‘ao pé da letra’, presente no trabalho. É a troca de presentes, não necessariamente físicos, entre as pessoas que trabalham na mesma organização – gestores e colaboradores.

Este presente não envolve custo. Pode ser um elogio, um feedback sincero, um reconhecimento por um bom trabalho, um aperto de mão, uma palavra amiga em um momento delicado. São presentes que não têm custo para quem oferece, mas têm um altíssimo valor para quem recebe.

Um líder que se baseia neste princípio não será facilmente esquecido pelos liderados e uma empresa que faz do seu ambiente de trabalho um giftwork torna-se bem vista pelos seus colaboradores e por aqueles que buscam uma colocação no mercado, uma vez que passa a ser considerada como um excelente lugar para se trabalhar pelas pessoas que a rodeiam.

Este conceito é bastante difundido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) que certifica as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. Os nove princípios para que uma empresa obtenha sucesso na implantação da prática do giftwork, segundo o GPTW são: contratar e receber, inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, celebrar e compartilhar. O que significa que os giftworks devem fazer parte da vida dos colaboradores durante toda sua trajetória dentro da empresa, desde o momento de sua contratação.

Estes ‘mimos’ aquecem as relações dentro da organização, motiva e engaja as pessoas, faz com que se sintam importantes e valorizadas, e o resultado disto é um clima organizacional saudável, prazeroso e feliz. E você sabe, pessoas felizes produzem mais e melhor. Isto porque, as pessoas não estão em busca de emprego, estão em busca de propósito, de significado para sua vida profissional. Assim sendo, a prática de giftworks se transforma em uma enorme vantagem competitiva para as empresas que a utiliza.

A Apetit Serviços de Alimentação é uma dessas empresas GPTW que apostam na prática de giftworks. A empresa, há 30 anos no segmento de refeições coletivas, busca oferecer aos seus colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho deles na companhia, um local amistoso e acolhedor para se trabalhar. A empresa acredita que uma vez que se sintam à vontade no novo local de trabalho e com as pessoas com as quais iram trabalhar, suas novas pessoas se tornam mais confiantes e se adaptam melhor a sua nova condição.

Para que isto se dê de forma efetiva, durante os primeiros dias – e em toda sua trajetória dentro da Apetit – busca-se formas de oferecer giftworks aos colaboradores e inspirar as pessoas a replicarem estas ações. Tornando o ambiente de trabalho um local cada vez mais prazeroso para se estar.

Os colaboradores da Apetit são estimulados e inspirados, por meio do exemplo dado pelas lideranças diariamente, a demonstrar uns aos outros o sentimento de gratidão, independentemente de sua função ou posição na hierarquia da companhia. Este movimento pode acontecer de diversas formas, seja por meio de um bilhete deixado na mesa de um colega ou pela entrega de um presente específico em uma data especial.

Os giftworks podem também ser representados por ações simples, mas que demonstram a preocupação de uns pelos outros, por meio de uma oração direcionada ou de uma palavra de incentivo. Que demonstra a preocupação da empresa com o seu maior patrimônio: suas pessoas.

Que tal começar a praticar a cultura giftwork agora mesmo em sua empresa?

Se interessou pelo tema e gostaria de saber mais sobre como investir no cuidado de suas pessoas? Então acesse os conteúdos que preparamos para você em nossa trilha do conhecimento:

Por que ser uma empresa voltada às pessoas?

Sua empresa inspira às pessoas?

Importância da contratação olho no olho

Por que investir em capacitação profissional dos colaboradores?

Somente um bom salário é suficiente para atrair e manter profissionais talentos na sua empresa?

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A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

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