Projeto faz parte de conjunto de ações da Apetit para a inclusão de pessoas com deficiência
Diversão, receitas e uma tarde muito gostosa produzindo deliciosos, e muito fofos, biscoitos de natal. Assim foi a 10ª edição do evento Gastronomia Especial, realizada na última terça-feira (22). Desta vez, tudo foi organizado em formato online para garantir a segurança dos nossos convidados.
Mesmo com a pandemia, eles não desanimaram. Funcionários e alunos da Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down (APS Down) interagiram com a equipe da Apetit por meio de videochamada. Com glacê, os seis alunos convidados decoraram os biscoitos das mais diversas formas. A ação estimula a autonomia dos participantes com receitas práticas de serem replicadas no dia a dia.
A presidente da Apetit, Marcia Manfrin participou da live e explicou que foi uma experiência enriquecedora. “É muito legal poder interagir com o pessoal da APS e da própria empresa, mesmo durante a pandemia. Ainda que distantes, a tecnologia ajudou a gente a se conectar de uma forma diferente das outras edições. Poder participar com esses alunos nos dá a sensação de dever cumprido. Esperamos que em 2021 tudo se normalize para podermos receber eles aqui pessoalmente”, relata.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos nascem cerca de 8 mil bebês com a alteração genética aqui no Brasil. A síndrome é uma das mais frequentes e se desenvolve por conta de material genético extra no cromossomo 21. Hoje, o maior inimigo de pessoas com Down é o preconceito, por apresentarem características físicas típicas e comportamento intelectual diferente de pessoas sem a alteração.
Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a essas pessoas. Por esse motivo, a carência de informações sobre o assunto tem diminuído e o engajamento social aumentado. Preocupada com a inclusão dessas pessoas, a Apetit criou o Programa Integrar.
PROGRAMA INTEGRAR
O projeto desenvolvido pela Apetit busca incluir as pessoas na empresa por meio de ações de acolhimento que envolvem toda a equipe. Diversas vagas de emprego são ofertadas em cargos administrativos, ou nos restaurantes às pessoas com a deficiência que buscam uma boa colocação no mercado. O Gastronomia Especial faz parte exatamente dessas ações.
Hoje, a Apetit busca agregar diferentes tipos de pessoas ao universo corporativo, mostrando que o mercado de trabalho tem área para todos. A Universidade Corporativa Apetit (UNIAP), por exemplo, ajuda a qualificar ainda mais estes profissionais para que eles cresçam junto com a gente.
Compartilhar momentos e experiências, mesmo que distantes fisicamente, assim foi a 10ª edição do Gastronomia Especial. Pessoas diferentes, mas que juntas, compartilham histórias que tornam a vida mais gostosa de se viver.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn.