fbpx

Convenção 2024: nutrindo nossas lideranças com aprendizados e inspirações

Confira como foi o evento feito para impulsionar e alinhar expectativas rumo a grandes alvos

No dia primeiro de março tivemos o nosso evento anual de liderança, a Convenção 2024. Logo no início da manhã, líderes de diversos setores da companhia, advindos de diferentes estados, foram recebidos no Hotel Golden Blue, localizado na região central de Londrina. A abertura do encontro ficou a cargo da presidente da Apetit, Marcia Manfrin, que iniciou a sua fala fazendo menção ao tema da Convenção de 2024 “Acerte o alvo: suas ações causam o efeito que você planeja?”.

Marcia salientou que cada novo ano dá inicio a um novo ciclo de oportunidades, que ao construir e desenvolver objetivos pessoais e profissionais, você é capaz de acertar o alvo que almeja. Para a presidente, a principal meta na vida uma pessoa deve ser seu sonho. Ao focar nos seus sonhos o caminho fica mais instigante, e superar desafios é muito mais recompensador. Para que esse seja um caminho possível, a Presidente aponta que é necessário fazer uma análise interna, buscando uma mudança no meio externo.

Logo após a fala de Marcia, contamos com um convidado especial, o Pastor Leonardo Bahls, que entre melodias e palavras intensas, fez uma apresentação inspiradora para as lideranças presentes. Ele iniciou a palestra com uma frase impactante enfatizando que “não há atalho para o sucesso”. Com a intenção de ter metas realizadas rumo às grandes conquistas, Pastor Leonardo afirma que é imprescindível cuidar de si mesmo. Destaca que cada um precisa estar atento as suas próprias necessidades para estarem alinhados com o entorno. Finalizou sua apresentação dizendo: “quem tem propósito é imbatível”, pois o alvo é uma constante em uma vida de realizações e felicidade.

Sobre o tema do ano

O intuito do slogan deste ano é incentivar nossas equipes a serem assertivas e terem foco
em seus objetivos. Queremos instigar a reflexão sobre qual legado deixarão para o futuro, baseados nas decisões de hoje. A ação em direção ao alvo é representada pelo bumerangue, e a figura do alvo faz alusão ao objetivo almejado. E, para entender ainda mais a fundo o slogan “Acerte o alvo: suas ações causam o efeito que você planeja?” vamos voltar um pouco no tempo.

Em 2022, o questionamento feito às nossas lideranças foi o seguinte: “Qual chave você quer virar hoje?”. A frase fazia menção às ideias a serem colocadas em prática, que mudariam a perspectiva sobre o futuro. No ano seguinte, em 2023, a pergunta estava alinhada com a frase da Convenção anterior: “A chave virou: qual o poder da sua decisão?”. Expondo que ao virar a chave, abriu-se uma porta para o novo, e buscou-se uma reflexão sobre as decisões que foram feitas a partir dessa ação, bem como as que estariam por vir.

O encerramento da trilogia de indagações, que iniciou há 2 anos atrás, concluiu-se, então, através de outra pergunta, envolvendo reflexões sobre os planos feitos pela liderança e suas consequências. Para instigar uma conversa a respeito do tema, ao iniciar sua palestra na Convenção 2024, Pamela Manfrin, CEO da Apetit, questionou aos participantes o que a identidade visual deste ano remete a eles. Gabriel Bonfim, Líder de Projetos e Inovação, respondeu: “O alvo, significa ter foco em algo, o bumerangue nos mostra que tudo o que é projetado, vai e volta, tem uma consequência”. Seguindo na mesma linha de raciocínio, Luiz Sérgio, Head do Centro de Serviços Compartilhados, disse que o tema está relacionado ao direcionamento planejado e efeito das ações.

Já Taher Zahoui, Líder Industrial, foi além das palavras e descreveu o simbolismo por trás das figuras que fazem parte da identidade visual do slogan, dizendo que jogar um bumerangue não é fácil. É necessário treinamento e experiência para acertar. Para ele, isso significa que é necessário estudar e ter experiência para mirar no alvo e ser bem sucedido sobre o objetivo proposto. Decarlos Manfrin, Fundador da Apetit, disse que ao mirar em algo e lançar o bumerangue, o alvo é si mesmo. Pensando no movimento que é feito por este objeto que, ao ser lançado, faz uma curva e retorna ao ponto de partida. Para Decarlos, a curva pode representar que o caminho a ser percorrido não é linear, e mais, que diante das adversidades encontradas, é necessário ser resiliente até chegar ao objetivo.

Para finalizar a conversa e as filosofias a respeito do tema, Pamela Manfrin trouxe uma reflexão sobre as cores utilizadas para a campanha deste ano. A CEO apontou que, nos anos anteriores, foram designadas cores frias para ilustrar os temas, e conforme as provocações foram evoluindo com o passar dos anos, as cores também seguiram um fluxo de transformação. Em 2024, para representar um ambiente mais quente e acolhedor, foram utilizadas cores quentes para transmitir essa mensagem. Para Pamela, isso demonstra que “o calor humano faz parte da Apetit, das estratégias, e da essência”. O objetivo é que todas essas narrativas inspirem as ações de nossas equipes em busca de grandes resultados.

Motivações para o futuro por Pamela Manfrin CEO da Apetit

Para dar continuidade às reflexões e inspirações às nossas lideranças, Pamela Manfrin abordou assuntos inerentes a tomadas de decisão a longo prazo, e como elas são fundamentais para a construção de ações precisas e suas consequências. Acrescentou ainda que os líderes devem estar atentos às habilidades de se reinventar, com o intuito de ampliar seus os horizontes. Pamela frisou que o encontro e a união entre as equipes é a consolidação do que foi construído ao longo de 2023, fruto de muitos desafios e conquistas. Para a CEO, aceitar opiniões divergentes, lidar com o erro e aprender com ele, são posicionamentos que fazem parte da rotina da gestão e devem ser tidas como oportunidades.

Transformar a forma de gerir e trazer uma relação de proximidade para a equipe, é uma das premissas apresentadas por Pamela. Para ela, a autonomia para a tomada de decisão, por parte das lideranças, advém daqueles que têm o domínio da informação. Em suma, quem detém conhecimento, tem autonomia para decidir com sabedoria. Ressalta que qualquer forma de valorização é uma seniorização da equipe. Trazer maturidade para os processos e confiança entre os membros, faz com que cada um seja responsável por uma parte do trabalho, sem sobrecarregar mais um ou outro.

Discorrendo sobre o tema “trabalho em equipe”, Pamela evidencia que, independente das diferenças entre cada integrante, o importante é que todos estejam alinhados à um mesmo objetivo.
No caso da Apetit, que oferece serviços de alimentação corporativa, o propósito deve ser a satisfação dos clientes. Por isso, as relações de trabalho devem ser respeitosas e harmoniosas, do contrário, o serviço não será bem executado. Para Pamela, “não existe prestação de serviços sem pessoas. Ainda mais quando se trata de alimentação, que envolve tempero e cuidado”.

A comunicação aplicada como forma para transformar o ambiente e aproximar as relações de trabalho, foi algo mensurado pela CEO, para ela “não há como separar o profissional do pessoal, porque nós somos a mesma pessoa nos dois ambientes, por isso, temos que manter sempre o olhar empático para a necessidade do outro”. Ressalta ainda que é necessário ter sensibilidade para enxergar o outro como indivíduo, com suas próprias individualidades e necessidades.

Pamela também levou os líderes à reflexão de que é preciso ser exemplo no tratamento com os seus liderados, visando que os integrantes da equipe os tenham como espelho nas atitudes. Cada decisão gera um turbilhão de consequências, das mínimas às grandiosas, a CEO evidenciou como os detalhes importam, e muito. Finalizou dizendo: “quando faltar competência em você, busque no outro. Confiem uns nos outros”. O trabalho em equipe foi bastante evidenciado na fala de Pamela, assim como fez parte dos principais temas abordados na palestra da convidada Nicole Tomazella, que você pode conferir a seguir.

Carreira, liderança e trabalho em equipe com Nicole Tomazella

A palestrante convidada para a Convenção de 2024, Nicole Tomazella, é psicóloga e atua há mais de 13 anos na área de desenvolvimento humano, contribuindo para a transformação das relações de trabalho por meio de serviços como desenvolvimento de equipes e lideranças, melhoria de clima e fortalecimento da cultura e propósito organizacional. Nicole se dedica a ajudar as pessoas a serem mais felizes no trabalho. E, para isso, tem como propósito conectar os sonhos e os valores das pessoas para ajudá-las a se fortalecerem. Em seu trabalho de consultoria para empresas, auxilia na construção de espaços mais saudáveis para o desenvolvimento do potencial humano.

Em sua palestra na Convenção, a psicóloga, fazendo menção ao tema do ano, disse que acertar o alvo é um processo eterno, algo que nos cansa ou nos motiva ao mesmo tempo. E essa dinâmica está diretamente atrelada ao emocional e à saúde mental. Nicole expôs que a maior causa de afastamento do trabalho é doença mental, e este é um dos maiores obstáculos no caminho para alcançar suas metas pessoais e profissionais. “Saímos todos os dias mirando em um alvo, e isso demanda vigor, energia. No caminho, temos diversos obstáculos que nos impedem de visualizar o alvo, que nos distraem dele”, ressalta a psicóloga.

Para os líderes, alcançar o alvo demanda: descentralização das decisões, maior autonomia dos liderados (maturidade), desenvolvimento constante (de si e das equipes), tornar-se parceiro, ter relacionamentos de qualidade e incentivar a inovação. Além disso, de acordo com Nicole, as escolhas do líder reverberam na vida do liderado, e a equipe é um reflexo do líder: “Se você olha para a sua equipe e não gosta do que vê, olhe para si mesmo”, enfatiza a psicóloga. Ela ressalta ainda que, quanto mais o líder investe em seu crescimento, mais a equipe cresce com comprometimento e responsabilidade.

Um líder deve estar sempre atento ao seu emocional, pois ele é obstáculo que demanda observação e absorção. Nicole aconselha que as emoções não sejam negligenciadas, pois o exercício de visualizar suas vulnerabilidades e fragilidades é uma forma de se conhecer, e destaca: “Só se chega onde quer sabendo o que há dentro de si”. Contudo, também é necessário ter visão para os relacionamentos externos, já que eles ajudam a modificar e engrandecer quem somos, ao mesmo tempo que fortalecemos o outro. Essa prática traz mais confiança à equipe e harmonia aos processos. Tais características fazem parte da estrutura da liderança que, de acordo com Nicole Tomazella, é composta por três pilares: Pessoas (líder e equipe), Relação (todos os envolvidos) e Resultado (entrega e impacto). Esses pilares estão alicerçados à uma única base: Servir.

O foco da liderança deve estar alicerçada ao ato de servir: servir com o coração, qualidade e talento, por meio das pessoas, com o objetivo de gerar resultados. Nicole exalta que não é possível liderar sem saber qual é o resultado. Começando pela equipe, diz que “é necessário colocar como resultado qual o tipo de equipe que se deseja, e a entrega que a sua atuação como líder está gerando”.
Para Nicole Tomazella, muitas coisas atuam como distrações do alvo e tiram a atenção rumo a grandes metas. Um exemplo disso, são algumas condutas tidas por líderes que devem ser evitadas, como negligenciar uma sequência de pequenos erros. Outro, tipo de conduta negativa é a de deixar de evidenciar como um membro da equipe faz falta ao estar ausente, pois a maioria das pessoas não sabem a falta que elas fazem.

Um relacionamento harmônico entre os membros da equipe é extremamente importante. No meio corporativo atual, existem até 5 gerações trabalhando juntas (baby boomer, X, Y, Z, Alpha), sobre esse tema, Nicole Tomazella ressalta: “Todo perfil é complementar”. E inteira a sua fala dizendo que existem diferentes perfis comportamentais: os executores, os comunicadores, os planejadores e os analistas. Cada pessoa tem a sua particularidade e se encontram em diferentes momentos da vida (solteiros, com filhos, estudantes, aposentados, etc). E finaliza: “O objetivo das relações de trabalho é contribuir para que o outro expanda, ou seja, coloque seus dons e talentos em ação. “

Ética e compliance com João Santos

Com o tema “Compliance: Seguindo pelo caminho da ética”, João Santos, Diretor da Apetit, apresentou tópicos indispensáveis como, justiça, transparência, responsabilidade, integridade e confiança. Discorreu sobre cada um desses atributos sobre a Cultura do Compliance, evidenciando que a justiça é o princípio fundamental que assegura a todos os indivíduos seus direitos, deveres, igualdade e imparcialidade nas relações. Ressaltou ainda que “O compliance garante que todos na empresa estejam atuando de acordo com as mesmas regras, promovendo um ambiente de trabalho justo e ético”.

Sobre transparência, João definiu como agir de forma clara, aberta e honesta, permitindo que todos os envolvidos em um processo compreendam as informações e as decisões tomadas. Enfatizou que a responsabilidade deve ser vista como o compromisso de assumir as consequências de seus atos e decisões, agindo de forma diligente e ética. Atrelando Compliance ao tema desenvolvido para a Convenção deste ano, João Santos, apresentou quais atitudes devem ser incorporadas na rotina do líder para que as premissas éticas sejam executadas.

Por fim, apresentou como os mapas de riscos e análise de contingências são essenciais e devem ser notados sempre que possível. Resumidamente, João ressaltou a importância de revisar esses conceitos com frequência para garantir que a Apetit continue atuando como uma empresa justa, transparente, responsável, Íntegra e confiável.

Vale ressaltar que a Apetit possui o Código de Conduta, guia para um comportamento ético e responsável de todos os colaboradores, o Canal de Ética, uma plataforma segura para reportar qualquer conduta imprópria dentro do ambiente de trabalho, além de comitês de gestão, empenhados em promover o comportamento ético e transparente da organização.

Panorama para 2024

A apresentação dos resultados e perspectivas para 2024 ficou por conta da dupla Luiz Sérgio Vieira, Head do Centro de Serviços Compartilhados, e Julio Marin, Gerente Nacional de Operações. Eles apresentaram para as equipes os números e apurações obtidas ao longo do último ano.
As apresentações de resultado são responsáveis por promover grandes conexões e engajamento entre nossas equipes. Com o intuito de inspirar nossas lideranças e traduzir as análises de forma clara para que todos recebem a mesma mensagem. Além disso, a apresentação anual de resultados, facilita a tomada de decisão por parte das nossas lideranças. Através da transmissão de informações relevantes, oferecemos aos gestores ferramentas para ações estratégicas, que dão mais confiança e meios para acertar o alvo.

Lançamento do livro da Apetit

Este ano a Apetit completa 35 anos de existência e, como uma marco nessa trajetória de sucesso, elaboramos um livro que contém os momentos grandiosos narrados por colaboradores e fundadores da companhia. Cada liderança recebeu uma cópia, bem como puderam levar consigo exemplares para presentear nossos clientes parceiros.

O livro contém a descrição do interior da empresa e dos alicerces nos quais a sua essência é baseada. Cada página desta obra representa uma homenagem a todos que contribuíram para a construção dessas três décadas e meia de história. Este livro é dedicado a todos os nossos clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, familiares, amigos e a todos aqueles que um dia tiveram Apetit em seu sobrenome.

Celebrar é o nosso lema

Para finalizar, a Apetit organizou uma festa que contou com a participação das equipes administrativas, juntamente com as lideranças presentes nas palestras da Convenção. A confraternização entre os times é um momento importante de descontração e exaltação da cultura da Apetit. O evento já se tornou uma tradição anual como momento pós Convenção. Este ano, cada colaborador recebeu uma camiseta com a frase tema do ano de 2024 (Acerte o alvo: suas ações causam o efeito que você planeja?) e puderam aproveitar das comodidades disponibilizadas pela empresa durante a festa, entre buffet, bebidas e sorteios de prêmios.

Os líderes puderam sair dessa Convenção energizados e nutridos de muitos ensinamentos, fruto das trocas entre as equipes e dos conhecimentos transmitidos pelas apresentações. Todo ano, muitos aprendizados são internalizados e nossos resultados evoluem por meio de nossas equipes, que trabalham arduamente impulsionadas pelas lideranças. A Apetit sabe da importância de um líder para uma equipe, por isso proporciona momentos engrandecedores e de reflexão como estes. O objetivo desse evento foi alcançado, e esperamos que, no decorrer deste ano, muitos alvos sejam atingidos por nossos times.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos