fbpx

Apetit promove palestra educativa sobre o Janeiro Branco

No primeiro mês do ano, vestimos branco pela reflexão e promovemos a campanha que mantém nossos colaboradores informados sobre saúde mental

Para fechar o primeiro mês do ano, no dia 31 de janeiro, tivemos nosso White Day, com uma palestra sobre o tema Janeiro Branco, e um dia em que nossos colaboradores vestiram a cor da campanha. A palestrante convidada foi a enfermeira Jéssica Andrade Tizziani formada pela Universidade Estadual de Londrina UEL, e mestranda em Saúde Mental pela mesma instituição. A apresentação aconteceu na Matriz da Apetit em Londrina, e foi transmitida, simultaneamente, pela internet para os colaboradores de nossas unidades.

Jéssica começou a palestra introduzindo o tema, contando um pouco da história da campanha e o que ela representa: “a cor branca significa começar uma nova história, como uma tela em branco”. Através desse novo quadro podemos traçar novas metas para serem realizadas no decorrer do ano que se inicia. E isso depende de como estamos cuidando da nossa saúde mental.

O idealizador da campanha e psicólogo, Leonardo Abrahão, explica que “o Janeiro Branco tem a missão de orientar as pessoas, as instituições sociais, as mídias e as autoridades públicas em relação à tudo o que pode e deve ser colocado em prática frente à inegável verdade de que o mundo pede Saúde Mental!”. Todos os anos, promovemos apresentações informativas para que nossos colaboradores sejam orientados sobre temas relevantes que promovam o seu próprio bem-estar. A seguir confira quais foram os detalhes abordados na palestra, e veja quais são as dicas para impulsionar o seu ano e estar mentalmente saudável:

O que é saúde mental?
A definição dada sobre saúde mental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é exposta como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Ainda segundo a OMS, a saúde mental é tida como um direito humano básico, sendo crucial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconómico.
A palestrante Jéssica Tizziani disse que é normal nos encontrarmos em circunstâncias mais ou menos felizes durante a vida, e comparou o fluxo dos sentimentos a uma montanha russa. Em cada momento da vida podemos sentir que estamos alçando a um novo patamar ou despencando do alto. Ela enfatizou que devemos estar atentos a nossas demandas mentais e emocionais para que possamos nos manter saudáveis e, caso necessário, pedir ajuda.

Quais os fatores afetam a saúde mental?
Alguns aspectos podem ser considerados para identificar se a nossa saúde mental está em dia. Em sua palestra, Jéssica citou algumas características que devem levadas em conta para esse reconhecimento, como o estresse excessivo, isolamento social, uso exagerado de redes sociais, isolamento social e a falta autocuidado. Deve sempre haver um equilíbrio entre as diversas áreas da vida, pois tudo o que é feito de forma excessiva é prejudicial à saúde. Por exemplo, ter momentos de estresse é normal, mas estar constantemente estressado pode ser um sinal de alerta de que a sua saúde mental não vai bem. É necessário sempre estar atento aos sinais, e procurar ajuda profissional quando possível. Ao identificar algum desses pontos que foram citados em desequilíbrio, saiba que existem diversas formas para manter o estado de bem-estar no seu cotidiano. Confira a seguir:

Técnicas de enfrentamento ao estresse
Com tanta informação e demandas diárias nos dias de hoje, existem diversos motivos responsáveis por nos fazer sentir estressados. As vezes entramos em um ciclo vicioso e acabamos ficando desatentos sobre o quanto estamos de fato estressados. Poucas pessoas sabem controlar o estresse, pois estão sempre ocupadas demais para se notar que estão doentes de preocupação. Em caso de estresse, existem alguns métodos de enfrentamento que podem ser utilizados, como: fazer alguma atividade criativa, meditar e focar na respiração, reconhecer o que lhe causa estresse, compartilhar seus problemas com alguém de confiança, aprender a delegar prioridades, ser menos exigente consigo mesmo, praticar exercícios para livrar-se da tensão, e quebrar a rotina de vez quando.

Mantenha relacionamentos saudáveis
O ser humano é social. Diante dessa perspectiva, nossos relacionamentos, ou a falta deles, são fatores determinantes no que diz respeito a nossa saúde mental. Devemos entender que todo relacionamento interpessoal é complexo, já que lidamos com pessoas com experiências, crenças e ações diferentes das nossas. A convivência diária pode proporcionar experiências agradáveis e construtivas, mas também pode gerar desconforto, desmotivação, frustração e estresse.

Um dos principais fatores que afetam as relações interpessoais é a comunicação. Uma comunicação ineficaz pode levar a mal-entendidos, conflitos e ressentimentos. Além disso, a falta de transparência e de confiança na comunicação pode gerar um clima de desconfiança e de insatisfação. Para manter relações sociais saudáveis é preciso saber conciliador os conflitos, se colocar no lugar do outro e contruir um espaço para o diálogo. Estudos demonstram que pessoas com vínculos sociais e rede de apoio mais fortes tendem a ter melhor saúde mental e bem-estar emocional, além de serem mais resilientes a eventos estressantes.

Praticar atividade física
A atividade física é benéfica para diversas esferas da nossa saúde. Para a saúde mental não é diferente, já que ela contribui para a produção dos hormônios e neurotransmissores do bem-estar, que ajudam na disposição e contentamento. Quando em desequilíbrio, esses hormônios podem levar a transtornos mentais, especialmente, depressão. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard revelou que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem os riscos de depressão em 26%. Atividades aeróbicas, como dançar, caminhar, pedalar e correr, já são suficientes para criar um estilo de vida mais saudável.
Existem diversos benefícios aliados à prática constante da atividade física para saúde mental e também física. Devemos estar constantemente em busca do equilíbrio entre a saúde da mente e do corpo. Alguns dos maiores benefícios da atividade física para a saúde mental são: redução do estresse, melhora a qualidade do sono, equilibrio na produção de hormônios, aumento da disposição no dia a dia, prevenção de doenças e alivio dos sintomas de transtornos mentais.

Alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde, inclusive a mental. A alimentação balanceada é capaz de melhorar muitos aspectos da vida, além de deixar o corpo mais fortalecido e contribuir para suas funções. Com uma alimentação adequada é possível prevenir uma série de doenças, como a desnutrição e a anemia. A longo prazo, também contribui para o fortalecimento da saúde de um modo geral, já que fortalece o sistema imunológico e ajuda a retardar processos degenerativos.
Com os serviços de aliementação corporativa da Apetit, nossos clientes garantem que seus colaboradores tenham acesso a refeições de qualidade, planejadas e preparadas por nutricionistas, com porções balanceadas que garantem a adição de itens essenciais ao cardápio diário. Além disso, mensalmente, a Apetit oferece palestras de conscientização sobre a alimentação através do nosso programa “Bom dia com Apetit”. Em cada unidade, com uma mesa de café da manhã posta, o gestor faz uma apresentação sobre temas variados inerentes a alimentação, como: hipertensão, sedentarismo, obsidade, ansiedade, entre outros.

Higiene do sono
A nutrição apropriada ajuda, também, a manter a produção dos hormônios ligados ao sono, como o GH e a melatonina, promovendo a qualidade de vida. Fazer a higiene do sono é primordial para proporcionar uma boa saúde mental. Por isso, é importante “treinar” o organismo para que o horário de dormir seja sempre um momento agradável, prazeroso e de relaxamento, proporcionando maior qualidade de sono.
Algumas das ações que estimulam um sono saudável são as seguintes: ter horários predefinidos para dormir e acordar; não consumir bebidas estimulantes como café pelo menos seis horas antes de dormir; não comer alimentos muito pesados no jantar; praticar exercícios físicos com regularidade, respeitando uma janela de pelo menos quatro horas antes do horário de ir dormir; ficar longe de telas, como celulares e televisão, na cama pelo menos uma hora antes de dormir; e evitar cochilos durante o dia.

Procure ajuda profissional
Para que seja possível atravessar fases da vida devemos saber que podemos procurar ajuda, seja de um psicólogo, psiquiatra, ou de uma rede de apoio. É necessário compartilhar com outras pessoas situações em que temos dificuldade de lidar sozinhos. Caso seja possível, o mais aconselhável é o auxílio de um profissional na área. O acompanhamento psicológico traz diversos benefícios como compreender as próprias emoções. Os profissionais da psicologia e psiquiatria conseguem fazer com que o paciente analise essas informações e compreenda o que de fato está o incomodando.

Essa compreensão é capaz de devolver a autoconfiança, ajudar a superar traumas, melhorar a sua relação com os outros, e combater os sintomas graves de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade etc.

É importante ter um espaço para poder falar dos assuntos que sempre o incomodaram, em consultórios profissionais, tudo o que é dito em uma sessão de terapia não é divulgado para ninguém. Trata-se de um ambiente seguro para desabafar.

Fique atento aos sinais de alerta:
A palestrante, Jessica Tizziani apresentou também alguns fatores importantes que servem como pontos de atenção para identificar quando é necessário buscar ajuda :

  • Falta ou excesso de apetite;
  • Baixa autoestima;
  • Alterações na líbido;
  • Isolamento ou afastamento do ciclo social;
  • Sono desregulado;
  • Fadiga crônica;
  • Desinteresse por atividades que antes davam prazer.

Para finalizar, Jéssica ressalta que “o Janeiro Branco, com sua perspectiva de mudança, nos proporciona algo que é fundamental à saúde mental: oportunidade de rever nossas atitudes, recuperarmos nossas energias, fecharmos ciclos e iniciarmos outros, com a constante pergunta: o que o próximo ano pode esperar de mim?”. A Apetit faz votos de que em 2024 todos consigam se manter saudáveis para colocar as suas metas em prática.

Apoiamos essa campanha e incentivamos que nossos colaboradores estejam sempre informados sobre saúde mental. Assim como o Janeiro Branco, a empresa promove diversas ações em prol da saúde física e mental de todos. Reconhecemos a importância dos cuidados com os nossos colaboradores, que são nosso maior patrimônio. Acreditamos que uma empresa que promove saúde, também deve se manter sempre saudável.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos