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Apetit participa do 2º Workshop de RH em Pato Branco

Representada pela presidente Marcia Manfrin a empresa de serviços de alimentação é convidada de honra para apresentar o seu case de sucesso no evento

Nesta terça-feira (21) aconteceu o 2º Workshop de RH, evento patrocinado pela Apetit em Pato Branco, no Sudoeste Paranaense. O encontro uniu profissionais de Recursos Humanos no anfiteatro do  Centro Universitário de Pato Branco, a UNIDEP, e teve como objetivo “conectar pessoas e transformar negócios”. Essa foi uma grande oportunidade para muito networking e trocas de vivências entre os profissionais do meio. Os participantes puderam aprender sobre perspectivas que rodeiam o mundo corporativo com autoridades no assunto. O evento foi realizado pelo Núcleo de RH e a Associação Empresarial de Pato Branco, ACEPB. E viabilizado pela união entre grandes representantes empresariais, dentre eles, como principais apoiadores: Apetit, UNIDEP, Afya, Atlas Eletrodomésticos e Grupo Bianchi.

Os profissionais de RH tiveram a oportunidade de aprender com o painel composto por Ornela Bertuol, Reitora na UNIDEP, Luciano Linhares, Diretor no Grupo Bianchi, Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos e Marcia Manfrin, Presidente da Apetit. Em destaque, o evento contou com a palestra de Marcia Manfrin, presidente da Apetit Serviços de Alimentação, apresentando o seu case de sucesso na vida corporativa intitulado “Vencendo Desafios”. Na palestra,  Marcia discorre sobre a evolução da Apetit, atrelada a sua própria trajetória como empresária, uma história de superação e muito aprendizado.

Painel: uma conversa com foco na humanidade da organização

Na conversa entre os integrantes do painel, várias pautas relevantes à gestão de pessoas foram abordadas e comentadas. Por meio de suas falas, os convidados puderam fazer trocas significantes expressando seus pontos de vista sobre os respectivos segmentos, e complementar reflexões uns dos outros. Sobre o tema “retenção de talentos e turnover”, Marcia Manfrin, presidente da Apetit, rememorou um caso que vivenciou em sua trajetória: “Certa vez, entrei em contato com uma colaboradora muito querida que havia saído da empresa. Perguntei como ela estava no novo emprego e ela respondeu que estava feliz. Eu me realizo nessa resposta, porque mais do que retê-la comigo é saber que ela está bem onde está, e satisfeita com a sua carreira. Essa é a minha perspectiva sobre a minha equipe, porque sei que estamos trabalhando com pessoas, com seus próprios interesses e desejos”.

Sobre retenção de talentos, Marcia Manfrin enfatiza o despertar do senso de pertencimento no colaborador. Ressalta que para que isso aconteça, objetivos, sonhos, projetos e propósito da empresa devem ser compartilhados: “Assim, o colaborador sente que é visto dentro da organização, que ele tem valor para ela”. Ornela Bertuol, Reitora da UNIDEP, reitera a fala de Marcia: “Concordo com a sua fala, Marcia. Quando você cita que o desenvolvimento do senso de pertencimento é o que motiva as pessoas a permanecerem. Por isso é necessário conquistar as pessoas todos os dias para que elas queiram permanecer. Na nossa visão de instituição de ensino, isso acontece com o alinhamento de propósitos. Muitos colegas colaboradores, se forem questionados sobre o que fazem aqui dentro, não irão responder simplesmente sua respectiva ocupação, eles dirão “eu transformo vidas pela educação”.

Em sua fala sobre o assunto, o CEO da Atlas Eletrodomésticos, Márcio Veiga, faz uma importante colocação sobre a sua equipe: “Percebemos que felicidade gera lucro”, e complementa: “Por isso tínhamos que trabalhar esse propósito dentro da empresa. Aceitamos que o turnover existe, e refletimos sobre o que poderia ser feito para mudar essa situação. Nesse contexto, a melhor alternativa é o engajamento. Uma liderança engajada inspira a sua equipe. É por meio dela que conseguimos impactar um grande número de pessoas. E foi através do time de RH que conseguimos viabilizar melhores práticas e transformar o modelo de gestão para obter um olhar mais estratégico”. 

Sobre a retenção de talentos Luciano Linhares,  Diretor do Grupo Bianchi, compartilha da seguinte opinião: “As vezes o empresário acha que cursos de capacitação custam caro. Eu discordo. Sai caro não fazer, não desenvolver. Acredito na capacitação do colaborador como um meio de  desenvolvê-lo para a sociedade, sua vida pessoal e para a empresa. É necessário ter um projeto para cada colaborador, para que cada um se desenvolva através de práticas como plano de carreira e senso de pertencimento. É necessário compartilhar os objetivos da empresa para que estes estejam alinhados com os seus respectivos participantes”.

Ao ser questionada sobre o tema “engajamento dos colaboradores”, Ornela Bertuol, Reitora da UNIDEP acredita no trabalho com foco no desenvolvimento da autonomia dos colaboradores. Bertuol diz que os integrantes de uma empresa precisam ter clareza sobre o que se espera e do papel que cada um desempenha dentro da empresa. A Reitora diz que eles devem ter condições de exercer sua função com autonomia, e baseado nesse aspecto, trabalha as lideranças da instituição e consequentemente a perenidade desta.

A opinião unânime entre os convidados é de que o setor de Recursos Humanos é extremamente importante para uma corporação. No que diz respeito ao rumo e o futuro que se almeja atingir, com um time de RH coeso e consistente é possível traçar metas que elevem o desenvolvimento da empresa. Sobre a relevância desse time para uma empresa, Marcia Manfrin acentua: “Sempre defendi que a gestão de pessoas e recursos humanos devem ser estratégicos. O olhar desses setores deve estar no futuro da organização. Fazendo um mapeamento das demandas da empresa e trabalhar e seu desenvolvimento. Focado no objetivo real da companhia”.

Discorrendo sobre o tema “gestão de pessoas”, a Reitora Ornela Bertuol afirma que ela se faz no dia a dia da empresa e não através das redes sociais. E compartilha o seu ponto de vista: “Vejo muitos exemplos de empresas que nas redes sociais divulgam um trabalho maravilhoso, mas o âmago delas não está no desenvolvimento dos seus talentos, não está no compartilhamento das decisões, muito menos no desenvolvimento da autonomia, como eu citei anteriormente. Vejo essa situação como um alerta muito importante que nós gestores precisamos estar atentos. Gestão de pessoas se faz no dia a dia em todos os setores de uma empresa”.

Vencendo Desafios por Marcia Manfrin

Em sua palestra a Presidente da Apetit, Marcia Manfrin, contou como foi a sua trajetória como empresária, e como construiu seu caminho, desenvolvendo a sua visão estratégica para a organização. Desde jovem Marcia já tinha em si o espírito empreendedor. Aos 12 anos, abriu um bazar de roupas usadas. Logo após, aos 13, adentrou a um escritório de contabilidade, no ano seguinte um cartório de registro de imóveis e aos 16 em uma instituição financeira. Voltou a empreender, agora no ramo alimentício, quando visualizou a oportunidade de fornecer alimentação. A partir de 13 marmitas nasceu o seu sonho. Esse foi o ponto de partida para um empreendimento que mudaria a sua vida e marcaria a sua história.

Desde sua fundação em 1989, a Apetit foi adquirindo cada vez mais força e ganhando mercado, através do olhar inovador de Marcia Manfrin. Com a sua fome de vencer, ela visualizava novas oportunidades de crescimento para o seu negócio e seguia construindo, juntamente com a sua equipe, uma organização com grande potencial. O espírito empreendedor fez com que Marcia conquistasse vários clientes rapidamente, o que fez a sua empresa ascender. Conforme os anos foram passando, investiu seus ganhos em pontos fortes que poderiam ser aprimorados, e que otimizariam os processos relacionados a entrega dos serviços nos restaurantes corporativos.

A partir disso, junto a equipe de especialistas, foi desenvolvido um plano de implementação de indústrias para ter um controle eficaz, contribuir para a redução de desperdícios e custos operacionais. Assim, nasceram as indústrias incorporadas às necessidades e alinhadas aos processos da Apetit: beneficiamento de carnes, beneficiamento de vegetais e desenvolvimento de formulados em pó. Todas essas indústrias foram primordiais para o crescimento da empresa de alimentação corporativa, juntamente com um processo de logística integrada em cada restaurante. Por meio de um Centro de Distribuição, nosso CD, a Apetit garante o abastecimento das unidades atendidas com o máximo de eficiência técnica e operacional.

A inovação é um pilar fundamental no setor de alimentos. E Marcia, em constante movimento, visualizou a oportunidade de lançar no mercado uma marca como alternativa em food service e private label, a Bella Giornata. A empresa possui expertise na produção e fornecimento de alimentos em pó, em um catálogo rico e variado de itens saborosos e de alto valor agregado. Outra marca atribuída ao seu ramo de negócios foi a Duga, que produz geleias e conservas destinadas ao varejo. Fazendo uma alusão às suas origens, mas com o olhar ao cenário atual, foi desenvolvida, também a Izzi Foods. Uma indústria que produz refeições congeladas com foco na alimentação do futuro. Já a criação da Casa Taste, nasceu como alternativa de espaços de entretenimento para os colaboradores dos nossos clientes em forma de uma aconchegante cafeteria.

Foram muitas conquistas e aprendizados durante mais 30 anos no mercado de alimentação. A criação de todas as marcas e indústrias só foi possível graças ao acumulo de knowhow necessário para explorar novas oportunidades. Assim, foi possível identificar lacunas no mercado, experimentar com novos ingredientes e desenvolver produtos inovadores para atender às demandas dos clientes parceiros. O ciclo contínuo de inovação é alimentado pela compreensão aprofundada de cada fase da produção. A dinâmica do mercado de alimentos exige rápida adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores, e disso Marcia Manfrin entende muito bem. O que a torna referência no mercado nacional e inspira a todos que são tocados pela sua história de superação e muito ímpeto em crescer.

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