fbpx

A Apetit conquista o prêmio Campeãs da Inovação em 2023

Somos inovadores: está em nossa cultura construir o amanhã hoje

Nesta sexta-feira (14), a Apetit foi consagrada como uma das empresas do sul do Brasil mais inovadoras na cerimônia de premição Campeãs da Inovação. Nosso Coordenador de Projetos e Inovação, Gabriel Bonfim, esteve presente no evento para receber o prêmio, e pode conferir de perto toda apresentação que aconteceu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e também foi transmitida online através do canal Amanhã TV no Youtube.

Promovida pelo Grupo Amanhã, a pesquisa que dá origem ao prêmio utiliza a metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), e é aplicada pela IXL- Center, de Cambridge – E.U.A, eleita pela Revista Forbes como uma das consultorias mais revolucionárias do mundo. A abertura da cerimônia foi marcada pela fala de Hitendra Patel, o guru mundial da inovação e CEO da IXL- Center, que precedeu um painel entre lideranças com o tema inovação.

 Como uma empresa inovadora, a Apetit está sempre em busca de novas ferramentas que possam transformar e melhorar a maneira como desempenhamos uma tarefa hoje. Existem diversos aprimoramentos que podem facilitar o dia a dia dos colaboradores e nós estamos constantemente atentos a esse objetivo. Neste artigo, vamos apresentar algumas inovações implementadas na Apetit, que beneficiaram, otimizaram e aumentaram a produtividade de nossas equipes:

Otimizando auditorias

Para melhoria do nosso sistema de auditorias, implementamos um software que promove um checklist online de forma super eficiente. Uma ferramenta que pode ser utilizada em diversos setores da empresa, facilitando a comunicação ou como sistema de avaliação. Referência no mercado em aplicação de auditoria, ele é destinado ao controle de processos, em que o colaborador pode, por meio de uma aplicativo no celular, auditar o restaurante registrando e anexando fotos, planos de ação e não conformidades.

 Através de um checklist online é possível consultar os resultados das avaliações na própria plataforma e, com o panorama, fazer uma análise dos dados registrados. Nesse sistema, é possível fazer a criação de formulários, perguntas, anexo de documentos, entre outras funcionalidades. Desta forma, a matriz acompanha todos os processos de auditoria nos restaurantes, facilitando a análise dos dados.

Para auxiliar na tomada de decisão

BI (Business Intelligence), utilizado desde 2013 na Apetit, é uma ferramenta de gestão de análise de informações para a tomada de decisão. Possibilita o acompanhamento dos indicadores da companhia e, assim,  as decisões são viabilizadas por esses indicadores. Dentre as funcionalidades do BI, podemos destacar monitoramento de indicadores, avaliação da precisão de processos, visualização em tempo real dos dados de forma gráfica.

Essa ferramenta é, majoritariamente, utilizada pelos gestores, que fazem as avaliações dos indicadores e tomam atitudes rumo ao crescimento do empresa. O BI é uma solução digital complexa e construída de forma totalmente customizável para cada necessidade da empresa. Esse trabalho de construção é feito por pessoas que atuam em áreas da ciência de dados e que fazem isso seguindo processos por meio de tecnologias usando sistemas, ferramentas e os dados da empresa.

Integração entre setores e sinergia

O SAP é um software de gestão empresarial que é referência no mundo inteiro.  O sistema viabilizou que todas as áreas passassem a ter ainda mais integração e sinergia. Não somente os departamentos administrativos, mas as equipes operacionais também foram beneficiadas pela mudança. Isso trouxe ganhos em produtividade, rapidez na execução de tarefas e facilidade na identificação de oportunidades de melhoria nos processos.

Para falar de SAP precisamos falar brevemente sobre ERP, sistema integrado de gestão empresarial. O ERP tem como função principal integrar todas as áreas de uma empresa: logística, contabilidade, vendas, fiscal, contabilidade e outras. O sistema SAP é um tipo de ERP. SAP é o principal sistema da companhia, utilizado desde 2021. Os processos se interconectam, e o programa trabalha com os principais processos de uma empresa e um departamento conversa com o outro através dos dados contidos nesse sistema.

A Apetit é a primeira empresa 100% SAP do segmento. Além de maior credibilidade no mercado, a inovação otimizou a rotina dos nossos profissionais e deixou os fluxos de ações mais rápidos e transparentes. Isso porque foram criados módulos específicos para nossa área de atuação, permitindo que a Apetit obtivesse mais controle sob tudo aquilo que é desenvolvido na organização com índices precisos que trazem mais segurança na tomada de decisões.

Gestão de RH

A digitalização dos Recursos Humanos pode proporcionar um eficiente departamento, capaz de criar e manter um ambiente de trabalho mais produtivo e organizado. Na Apetit contamos com um sistema de automação de tarefas permitindo que muitos dos processos que eram manuais fossem digitalizados. Isso facilita a realização de atividades diversas, tornando uma boa parte da rotina de RH muito mais prática, rápida e eficiente.

Assim, o RH consegue trabalhar de forma estratégica e conhece profundamente as demandas da companhia: suas peculiaridades e variáveis que interferem diretamente na produtividade corporativa. Para isso, mensura, analisa e acompanha diversos indicadores referentes aos resultados alcançados e qualidade de vida dos colaboradores.

A plataforma digital adotada oferece soluções para auxiliar o setor de RH a aplicar uma eficiente gestão de pessoas. Com o sistema, é possível otimizar processos, reduzir o tempo gasto com burocracias e ampliar a produtividade e os resultados do RH e da empresa. A ferramenta auxilia na gestão de processos de RH como contratação, folha de pagamento, banco de horas, planejamento de pessoal, entre outros.

Automatização de tarefas repetitivas

RPA (Robotic Process Automation) é a ferramenta mais recente implementada este ano na Apetit, uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas. A ferramenta identifica processos que são repetitivos e reestruturáveis e os automatiza por meio de um robô virtual que vai executar esses processos. Essa é uma tecnologia que permite a realização de projetos diferenciados em curto espaço de tempo e com retornos consideráveis sobre o investimento.

A implementação da RPA possibilita ainda que os profissionais sejam liberados para focar atividades com maior valor agregado para a organização e análise dos dados gerados por esses processos automatizados. O software tem um reflexo claro no dia a dia das empresas. Ela visa evitar trabalhos repetitivos desempenhados pelos colaborações, fazendo com que o tempo seja melhor aproveitado em demandas mais estratégicas.

Processo para implementação de um novo programa

A adoção de um novo software que otimize as tarefas desempenhadas pelos colaboradores da companhia exige um processo de reflexão sobre como o trabalho é feito e como pode ser melhorado. Antes da ferramenta ser adquirida, diversas análises são efetuadas para viabilizar sua implementação. São levados em consideração processos que: são complexos de serem executados, que ocupam muito tempo na carga horária do colaborador e que são mais suscetíveis a erros. Resumindo, a análise dessa necessidade se baseia nas maiores dores da equipe.

  Para exemplificar a necessidade de implementação de um software, o Coordenador de Projetos e inovação da Apetit, Gabriel Bonfim, relatou quais eram as dores tidas pelos colaboradores em relação a atividade de auditoria. Ele explica que, inicialmente, quando as avaliações eram feitas, os dados eram descritos e armazenamos em tabelas do Excel. Logo, havia uma significante dificuldade em analisar uma grande quantidade de dados. Sobre este fato, Gabriel diz: “No final de todas as auditorias, chegava para o responsável pela avaliação umas 150 planilhas de Excel. Com essa enorme quantidade de dados em tabelas, era muito difícil de manejá-los e identificar as prioridades. Levava-se muito tempo para organizá-las”.

Gabriel Bonfim ressaltou ainda que essa complexidade fazia parte da gestão do processo como um todo. Tanto para quem fazia a auditoria, quanto para quem traduzia aqueles dados coletados. Ele enfatiza que para haver um processo de melhoria, a primeira análise a ser feita é verificar se a empresa já possuí um sistema que auxilie na tarefa, ou se há conhecimento interno da equipe para a melhora deste processo. Sobre essa primeira análise, o Coordenador de Projetos e inovação diz “Se não temos essa tecnologia interna, iniciamos uma pesquisa de mercado para encontrar um sistema que se adeque a demanda da empresa. Uma das análises feitas na época em que o novo software para auditoria foi implementado, era que haveriam dificuldades em andar com um notebook em mãos, então, um dispositivo menor, como uma celular, seria perfeito para auxiliar o colaborador nesse processo”.

Campeãs da Inovação

Ao longo dos anos, a Apetit tem conquistado diversos reconhecimentos por sua trajetória em inovação.  A conquista desses prêmios deve-se, em especial, pelo fomento de uma cultura de inovação compartilhada entre todos os colaboradores que, independentemente da posição que ocupam na hierarquia organizacional, possuem liberdade para propor e gerir projetos em diferentes áreas.

Em 2022, a companhia ficou entre as 25 empresas mais inovadoras do sul do Brasil, qualificada como 22ª pelo ranking, segundo pesquisa realizada pelas instituições IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership) e GIMI (Global Innovation Management Institute), entidades internacionais que qualificam práticas de gestão inovadora em diversos países e eleitas, pela Revista Forbes, como uma das melhores empresas de consultorias do mundo.

Na 17ª edição do prêmio, em 2021, a Apetit se consagrou como uma das empresas do sul do Brasil que mais renovam processos, investindo o capital em novas soluções e estratégias, com olhar para o futuro. A Apetit foi destaque no ranking, ficando em 1º lugar entre as companhias de refeições coletivas e no top 20 das mais inovadoras. Ao todo cerca de 150 empresas foram inscritas na premiação.

Sobre o tema, Gabriel Bonfim diz que existem cada vez mais possibilidades para inovar e que a Apetit Serviços de Alimentação está sempre em busca de novas soluções que otimizem as operações e o trabalho de toda equipe. Independente do setor, as tecnologias tem se inserido em diversos processos que podem facilitar o dia a dia de gestores e colaboradores. A grande questão é entender as possibilidades existentes e avaliar as que fazem mais sentido dentro da realidade de cada um deles. O importante é sempre revisar os processos e continuar seguindo rumo à inovação.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos