O embaixador do Great Place To Work Brasil, Hilgo Gonçalves, explica o que as organizações podem aprender com quem está no ranking ou foi premiada
Presente em 59 países, o Instituto Great Place To Work é reconhecido internacionalmente como órgão certificador de boas práticas de gestão, sendo responsável por atestar as Melhores Empresas Para Trabalhar de cada região do globo. No Brasil a entidade já certificou mais de 1500 companhias e avaliou mais de 117 mil práticas voltadas ao respeito e valorização humana sob os pilares de confiança, desenvolvimento, superação de resultados e promoção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.
Mas o que uma empresa GPTW pode ensinar para as demais instituições?
O embaixador do Great Place To Work no Brasil, Hilgo Gonçalves, responde este questionamento.
“Esta é uma questão de fórum intimo porque depende do posicionamento da liderança. Porém, quando os administradores e empresários notam que cuidar das pessoas tem resultados sustentáveis eles passam a se inspirar em empresas que possuem a certificação e são ranqueadas no prêmio Great Place To Work”, afirma o embaixador.
Participar da pesquisa permite que os gestores reavaliem a cultura organizacional e o modelo de trabalho imposto aos funcionários. Isso porque as perguntas realizadas pelo instituto são respondidas pelos próprios colaboradores de forma anônima e sem a interferência de terceiros, o que garante honestidade e clareza na avaliação. Após o período de análise a empresa recebe o resultado do questionário e pode perceber as fragilidades que possui com oportunidades de melhorias internas.
Um reflexo positivo das empresas avaliadas é que elas possuem um índice de motivação das equipes 106% superior em relação às companhias que não possuem o selo GPTW. Este dado impacta diretamente na produtividade dos colaboradores e, como consequência, na lucratividade dos negócios. Além disso, o turnover é significativamente reduzido com 17% a menos de rotatividade com a implantação das recomendações apresentadas no resultado da pesquisa de clima.
A Apetit, especialista na administração de restaurantes corporativos há mais de 30 anos no mercado, desde 2009 compõe o ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil e desde então conquistou 24 reconhecimentos a nível nacional e regional. O resultado pode ser visto no índice de satisfação global dos colaboradores que ultrapassa a casa dos 90%, beneficiando a companhia com o reconhecimento do mercado e dos próprios funcionários que se engajam na missão institucional de oferecer as melhores soluções em alimentação para as empresas no país.
“Quando a Apetit compartilha as práticas e abre as portas para que as pessoas conheçam a organização nós percebemos transparência organizacional. O modelo de liderança inspiradora seguramente contribui com a sociedade porque o país só melhora quando as pessoas estão engajadas no propósito de melhorar o mundo. A floresta só é saudável se cada árvore dela também for saudável. Quem elegeu a Apetit como um membro valioso para a comunidade não foi o Great Place To Work, mas os próprios colaboradores e isso faz toda a diferença”, conta Hilgo Gonçalves.
Para empresas que possuem dificuldades internas como problemas de gestão e equipes desmotivadas é fundamental buscar no mercado referências de reformulação. O benchmarking nestes casos pode auxiliar na construção estratégica das companhias para contribuir com o clima de trabalho e otimização de gaps gerenciais.
Organizações como a Apetit costumam ter ações próprias voltadas ao cuidado com as pessoas em função da expertise conquistada no Great Place To Work. Conhecer os diferenciais destas empresas pode contribuir com a análise de mercado e a implantação de uma cultura mais assertiva para com todos os públicos de interesse.
Quer saber mais sobre as ações da Apetit? Então participe do Programa Portas Abertas aqui.