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Diferenças entre gerações no ambiente de trabalho: conflito ou oportunidade?

Confira neste artigo se a troca de ideias e experiências entre pessoas de diferentes idades pode ser benéfica para a sua organização

O ambiente de trabalho pode ser considerado um ponto de encontro de diferentes personalidades, dada a sua tendência natural de reunir pessoas de contextos distintos para um mesmo fim.  Esta pluralidade é uma característica das atuais companhias e um dos aspectos mais marcantes nesta nova dinâmica é a diversidade de gerações.

Em um primeiro momento pode parecer que incluir pessoas de idades diversas em um mesmo espaço traz mais malefícios do que benefícios. São ideias e vivências muito particulares com aparentes incompatibilidades.  Porém, apesar de entender que há inúmeros fatores a serem considerados na construção de um cenário harmônico, não é possível determinar qual geração possui o perfil ideal para as empresas, já que cada uma apresenta habilidades únicas que podem ser aproveitadas. Então surge o questionamento: combinar tantas personalidades pode ser um ponto positivo para a minha organização?

Entendendo as gerações

Antigamente as gerações eram formadas, em média, a cada 25 anos. Ou seja, para identificar alternâncias marcantes era comum que passasse, ao menos, um quarto de século.  A velocidade na mudança dessas classes acelerou e hoje a cada 10 anos é possível perceber diferenças suficientes para estabelecer uma nova geração que pensa diferente, se comporta diferente e, é claro, trabalha diferente.

De acordo com a classificação brasileira das gerações apresentada pela revista Consumidor Moderno, podemos encontrar quatro delas representadas dentro das organizações atuais:

  • Baby Boomer: nascidos entre 1945 e 1964
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1984
  • Geração Y: nascidos entre 1985 e 1999
  • Geração Z: nascidos entre 2000 e 2009

O comportamento varia de acordo com cada geração, refletindo diretamente na maneira como a pessoa lida com as responsabilidades profissionais.

O que parece um problema

Devido às diferenças de criação, costumes e outros tantos fatores, reunir várias gerações no mesmo ambiente de trabalho pode parecer arriscado pelo conflito de ideias que podem surgir. Porém, é diante deste desafio que é possível encontrar um grande potencial de aproveitamento.  Afastar ou evitar o contato entre essas pessoas não será benéfico nem para elas – que não aprenderão a lidar com colegas de gerações distintas – e nem para a empresa que não terá liberdade e diversidade de opiniões.

Como reverter a situação

Para a Apetit, fomentar a diversidade dentro da organização é uma atitude extremamente positiva e, para que isto aconteça, envolvemos todas as lideranças na missão de engajar a equipe interna. Neste processo os gerentes e profissionais de Recursos Humanos mantêm um diálogo aberto e constante com seus colaboradores no intuito de fomentar o espírito de união e despertar o desejo de contribuir com o sucesso organizacional como um time.

Um quadro hibrido pode encontrar soluções em diferentes níveis dentro da companhia, complementando a visão dos colegas com vista geral das situações que precisam ser melhoradas internamente.  Quando as lideranças conseguem conduzir o contato entre estes colaboradores de maneira saudável, valorizando a contribuição de cada um e sabendo intervir quando necessário, a diversidade de ideias tende a contribuir com projetos inovadores e de transformação organizacional. Nesse caso, todos saem ganhando, afinal, seja baby boomer, X, Y ou Z, todos se sentirão úteis e confortáveis para participar, sugerir e promover ações que favoreçam o crescimento empresarial.

E é claro, depois de se adaptar às realidades de cada uma dessas gerações e tornar o seu ambiente de trabalho receptivo para todas, será preciso abrir as portas para a próxima geração que está chegando ao mercado de trabalho: os Alphas. E aí, a sua empresa está preparada?

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  4. O são missão, visão e valores?
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