Alimentação corporativa segura: funcionários saudáveis e empregadores tranquilos.
No ambiente corporativo, a segurança alimentar é mais do que uma questão de saúde: ela está diretamente ligada à produtividade da equipe, ao bem-estar dos colaboradores e à reputação de um negócio.
Uma questão delicada, complexa e que pode trazer dores de cabeça para empresas que optam pela autogestão de suas cozinhas.
Por outro lado, algo que pode ser garantido ao se investir em um parceiro com expertise em alimentação corporativa. A Apetit tem um forte compromisso com essa causa. Assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos e dos serviços prestados é uma das grandes preocupações do nosso time.
O que essa preocupação envolve, na prática?
1. A segurança de que os alimentos não estejam contaminados, vencidos, ou mesmo com traços alergênicos, no caso de refeições para quem tem restrição alimentar.
2. Os processos de preparo de cada refeição. Na Apetit, são desenhados e estritamente respeitados, desde a compra dos suprimentos com os fornecedores, até o serviço de cada refeição.
3. A qualidade higiênico-sanitária das cozinhas e restaurantes geridos por nós, nas sedes dos nossos clientes.
4. Atenção à legislação vigente, incluindo as especificidades dos regulamentos técnicos, com as variações referentes ao nicho de atuação da empresa atendida.
Tudo isso exige muito preparo para lidar com alimentos, treinamento constante da nossa equipe e um olhar atento às necessidades de cada cliente.
A falta de segurança alimentar prejudica o seu negócio:
A implementação de práticas de segurança alimentar assegura a boa nutrição, saúde e bem-estar da equipe… E, é claro, a reputação da sua empresa entre os colaboradores.
Afinal, a refeição oferecida deve ser recebida com confiança e tranquilidade.
O fornecimento de refeições, especialmente em grande número, está sempre exposto aos mais variados incidentes: intoxicações alimentares, episódios de reações alérgicas ou até mesmo acidentes com equipe que prepara e serve o alimento.
Não são situações tão distantes quando a alimentação não é o core business da empresa.
Muito pelo contrário: são situações que podem acontecer com certa facilidade quando não há a expertise necessária na compra, armazenamento, preparo e serviço de refeições.
Por sua vez, caso ocorram, podem manchar o capital reputacional da empresa entre seus funcionários.
Pagar mais caro… Para assumir mais riscos?
O processo que envolve a autogestão da alimentação dos colaboradores é mais complexo do que geralmente se imagina.
A segurança alimentar é um dos pilares que mais causam transtornos, pelos motivos acima explicados. Mas, além dele, há outras questões a serem consideradas antes de se optar pela autogestão:
- Ela é mais cara para a empresa do que a contratação de um parceiro especializado.: isso acontece por exemplo, pela perda de oportunidades de compra em volume que empresas que atuam com alimentação corporativa têm.
- Dificuldades com mão de obra: os funcionários da cozinha precisam ser contratações feitas pela empresa. Isso envolve várias outras dificuldades menores: riscos de acidentes, treinamento e aumento da preocupação dos gestores de RH são as mais latentes.
Por sua vez, quando uma empresa que administra a alimentação corporativa é contratada:
- Sua expertise garante o oferecimento de refeições com maior qualidade, aumentando a satisfação dos colaboradores;
- Permite que o gestor do contrato de alimentação foque no que realmente cabe a ele: analisar a satisfação dos colaboradores;
- A empresa parceira se torna uma aliada nas práticas de gestão de pessoas, interação entre a equipe e momentos de descompressão (para entender melhor os impactos dessa contratação na retenção de talentos, leia este artigo em nosso blog – https://apetit.com.br/2024/10/19/quer-atrair-mao-de-obra-qualificada-e-melhorar-a-retencao-de-talentos-na-sua-empresa/);
- As preocupações com gestão da mão de obra atuante na cozinha são de inteira responsabilidade da empresa contratada.
Escolha parceiros que priorizam a segurança alimentar
A promoção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor reflete na atração de novos talentos e diminuição do turnover, além de motivar a equipe e melhorar sua produtividade.
Investir em um serviço de alimentação corporativa comprometido com a segurança é parte importante dessa promoção.
As empresas que têm esse cuidado protegem seus funcionários, asseguram o sucesso de suas operações, e diminuem ônus financeiros imprevisíveis, como indenizações por eventuais incidentes; processos trabalhistas; e até mesmo multas e sanções por eventual descumprimento aos regulamentos do setor.
A segurança da sua empresa é fundamental para a Apetit
A segurança alimentar é um grande eixo do nosso trabalho. Para garanti-la, “prevenção” é a nossa palavra de ordem.
Investimos muito no preparo, treinamento e diálogo com nossos funcionários. Desenvolvemos um Manual de Boas Práticas, uma ferramenta de consulta que assegura que a equipe siga, à risca, nossos Procedimentos Operacionais Padrão.
Cada cliente recebe um serviço personalizado, que observa as necessidades do seu setor de atuação e também individuais, de cada um dos colaboradores atendidos.
Além disso, nossa equipe tem à disposição ferramentas de gestão e metodologias de análise. Assim, é possível garantir a efetividade dos processos operacionais, bem como o compromisso com a segurança dos nossos clientes.
Se está interessado em entender melhor como seria a implementação dos nossos serviços na sua empresa, não deixe de solicitar uma proposta por meio deste link: https://apetit.com.br/solicite-uma-proposta/.