fbpx

Janeiro Branco: um mês para traçar metas e cuidar da saúde mental

Início de ano é tempo de renovar as energias, esperanças e as metas para um novo ciclo

Janeiro, o primeiro mês do ano, é caracterizado por inspirar essas reflexões. Por envolver expectativas e frustrações, assunto relacionado a nossa saúde mental, foi atribuída a esse período do ano a campanha: Janeiro Branco. Originalmente criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, desde 2014 tem como objetivo estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. Aqui na Apetit fomos estimulados a refletir sobre o assunto com o auxílio da psicóloga Iulia Sessak Puls.

Especialista em Psicologia da Saúde, Iulia Sessak Puls apresentou aos colabores da Apetit, através de uma palestra online, uma série de informações sobre o tema, desenvolvendo um bate-papo descontraído, com a exposição de vários tópicos pertinentes à saúde mental. Iulia enfatizou que a preocupação com as nossas emoções não pode ser ignorada: “A gente não pode deixar de lado a nossa saúde mental, devemos usar esse inicio de ano como um momento de reflexão e de planejamentos alcançáveis”. Janeiro funciona como uma espécie de portal, disse a psicóloga, em que ciclos se fecham e se abrem em nossas vidas.

Janeiro traz essa áurea de renovação e a cor branca foi escolhida para o mês por simbolizar uma tela em branco. Onde é possível pintar novos sonhos, escolher novas cores novas e formas para se desenhar, ou escrever as nossas vidas. Um momento de reflexão sobre nossas expectativas, desejos, histórias ou mudanças que queremos colocar em prática. Sobre as metas, a psicóloga Iulia, disse que devemos sempre traçar metas equilibradas, condizentes como o nosso estilo de vida.


A psicóloga questionou os ouvintes sobre o que eles entendem como saúde mental. Entre as respostas surgiram frases como: bem-estar, equilíbrio na vida, saber lidar com os problemas, e outras tantas indagações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de: usar suas próprias habilidades; recuperar-se do estresse rotineiro; ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Sobre essas definições, Iulia convidou o ouvintes a interagirem e comentarem os tópicos apresentados e dicas de como melhorar a saúde mental, as quais podemos ver a seguir:

Pratique autoconhecimento

Compreenda e aceite suas emoções e sentimentos. Separe momentos do dia para um momento de reflexão. É sempre importante nos revisitar e observar como estamos lidando com a vida no geral. Pensar no que almejamos para as diversas áreas da nossa vivência. A psicóloga, Iulia Sessak Puls, frisa que esses questionamentos devem ser individuais, particulares, e diz que: “Não tem como apagar as emoções da vida. É preciso ter um equilíbrio, compreender e aceitar as emoções. Negar o problema, não o resolve, pratique autoconhecimento, olhe para dentro e entenda o que está sentindo e tente lidar da melhor forma”.

Mantenha uma rotina

Organização torna a vida mais leve e prática. Rotina é fazer sempre as mesmas coisas do mesmo jeito todos os dias e, por isso, muita gente relaciona rotina a uma vida sem graça e tediosa. Porém, estabelecer uma rotina em sua vida pode trazer liberdade e organização para tarefas básicas do dia a dia.É bem mais fácil se manter preparado para o novo quando a mente está esvaziada, já que algumas atividades estão pré organizadas. Assim, é possível ter mais tempo disponível para ser produtivo, no sentido de contribuir, ser criativo, agregar e buscar soluções para a sua evolução pessoal, ou bem-estar. Que pode ser algo simples, como cuidar de uma planta, fazer trabalho voluntário, participar de um clube de leitura, ou qualquer outra atividade da sua preferência.

Faça uma lista

Repensar as prioridades da sua vida é exercitar o autocuidado. As vezes, com a correria do cotidiano é difícil pensar e refletir sobre nossos objetivos e o que queremos para nós mesmos. Definir algumas metas equilibradas, sem levar em consideração expectativas alheias, é uma forma de visualizar o que almeja para a sua trajetória. Não saber o caminho que você deseja percorrer faz de você indiferente às possibilidades. Consequentemente, nunca terá um objetivo a alcançar e, para muitos, isso pode ser um grande sinônimo de estar perdido. É necessário se voltar para o interno para poder agir no externo. Fazendo questionamentos e traçando objetivos rumo aos nossos sonhos, vamos estabelecendo pequenas metas e, passo a passo, no caminho certo para as realizações.

Saúde em dia

Considerando uma das dicas anteriores sobre manter uma rotina, essa pode ser a melhor forma de conseguir inserir comportamentos saudáveis no seu cotidiano. Como por exemplo, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física. Parece difícil, mas fazendo disso um hábito, tais comportamentos ficam naturalizados. No início, tente introduzir os novos hábitos aos poucos. Ao invés de comer uma bolacha recheada no meio da tarde, opte por uma fruta, no almoço, tente comer menos frituras e mais salada. Proporcionar nutrientes necessários para o seu corpo, vai ajudar em todas as suas funções biológicas, inclusive mental. Faça o mesmo com outros hábitos que deseja incorporar, como manter-se hidratado, cuidar do sono, reduzir o estresse, e etc. E lembre-se de fazer exames médicos regulares. Aos poucos, tudo é possível.

Desconecte-se

Como estamos sempre com o celular na mão, recebendo notificações e com aquela impressão de que estamos perdendo alguma coisa, fica cada vez mais difícil nos desconectarmos completamente do universo virtual e, também, do trabalho. Ademais, nesses ambientes ficamos numa constante comparação com estilos de vida alheios, afinal, a grama do vizinho sempre parece mais verde, não é mesmo? Mas tudo isso faz muito mal para a nossa saúde mental e autoestima. Cada um tem a sua jornada individual e suas particularidades, não devemos jamais nos comparar. Para se desprender um pouco das tecnologias e das toxicidades presentes na internet separe um momento do dia ou até dias para ficar longe do celular. Faça atividades prazerosas que te façam desconectar completamente das redes sociais e viver o aqui e o agora.

Reforce laços familiares e de amizade

Somos seres sociais, é inerente a natureza humana interagir com o outro. Ter um tempo consigo mesmo é importante, mas, como tudo na vida, é necessário manter um equilíbrio. Conversar, rir e interagir com familiares e amigos nos faz muito bem e é importante para o nosso desenvolvimento. Afinal, como diria Tom Jobim, “É impossível ser feliz sozinho”. Procure manter um tempo de qualidade para confraternizar com as pessoas que você ama, fazendo coisas que vocês gostam juntos. A psicóloga Iulia Sessak Puls ressalta que: “Quando a gente está feliz queremos compartilhar, então observe se você está se reservando demais, isso pode ser um sinal de que a sua saúde mental não vai bem e que você precisa de ajuda de um profissional”.

Não hesite em procurar ajuda

Falando em ajuda de um profissional, a última dica dada pela psicóloga Iulia, mas claro, não menos importante, é procurar um profissional da saúde mental para auxiliar a lidar com as adversidades da vida. Em nossa jornada, é natural que surjam ocasiões inesperadas que nos deixem sem saber como agir, entretanto, é preciso aprendermos a nos reerguer, seguir em frente com tranquilidade. Esse processo não é simples e exige muito da nossa saúde mental. É preciso dar tempo para digerir nossos sentimentos e pensar sobre o que fazer. Mas caso tenha dificuldade em lidar com algum problema, ou precise conversar com alguém, não hesite em procurar ajuda.

Apetite por saúde

A Apetit promove diversas ações em prol da saúde física e mental de todos. Sabemos que o nosso maior patrimônio são os nossos colaboradores. No decorrer do ano, desenvolvemos palestras que levam nossa equipe a reflexões sobre a sua saúde mental, bem como incentivos para o cuidado com saúde física. Acreditamos que para a nossa empresa funcionar bem, nossa equipe precisa estar bem. E é por isso que a saúde mental é tão importante e traz vantagens a todos quando garantida.

Confira algumas fotos:

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos