Descubra quais são os problemas relacionados a autogestão de um restaurante corporativo
O trabalhador é parte essencial de qualquer empresa, e o seu bem-estar deve ser prioridade, bem como preservado e assegurado dia após dia. Consequentemente, a saúde do colaborador é um dos bens mais preciosos para uma corporação. Independentemente do porte da empresa, o constante crescimento é proveniente, dentre outros fatores, da força de trabalho e empenho de seus profissionais. Por isso, é primordial que a empresa ofereça aos seus funcionários um ambiente propício para a qualidade de vida no trabalho. Quando o assunto é benefício, a alimentação é fundamental para promover um ambiente sadio e, também, intensificar a atração e retenção de talentos.
A alimentação tem um papel importante na promoção da saúde e qualidade de vida dos colaboradores, elevando os índices de produtividade no âmbito profissional. Ter um restaurante dentro da empresa além de ser muito benéfico para os trabalhadores, traz inúmeras vantagens para a corporação. Um exemplo disso é o aumento da produtividade, já que um funcionário bem alimentado é mais feliz, e tende a estar mais disposto para realizar as suas atividades.
Outra vantagem para a empresa, que adere a este benefício para seus colaboradores é decorrente do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT. Instituído por lei, pelo governo federal em 1976, tem como objetivo fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, priorizando os de baixa renda, através de incentivos fiscais. Esse programa visa a melhoria da capacidade e resistência física dos trabalhadores e a sua maior integração com a empresa.
O valor pago com relação aos benefícios em alimentação, concedidos pelo empregador ao trabalhador, é isento de contribuição do FGTS e previdenciária. E as empresas optantes pelo lucro real têm a possibilidade de dedução de até 4% do seu imposto de renda. O PAT foi pensado para promover qualidade de vida e saúde nutricional dos trabalhadores com renda de até 5 salários mínimos. Entretanto, quem recebe acima desse teto também pode ser contemplado, desde que a empresa garanta os benefícios aos que recebem menos e que os valores sejam equivalentes para todos.
Você administra um restaurante na sua empresa? Já parou para pensar nos custos inerentes? Continue lendo esse post e saiba mais.
As desvantagens da autogestão em um restaurante corporativo
Existem dois caminhos para quem opta por ter um restaurante corporativo: por conta própria ou serviço de alimentação terceirizado. Pensando na primeira opção, é necessário levar em consideração que o custo de administração pode sair caro para quem não tem propriedade para gerir um restaurante corporativo. E a autogestão aparenta não ser a solução mais indicada para tal. Por mais que a empresa pense que irá economizar mantendo o controle de um restaurante próprio, o custo para administrar uma infraestrutura adequada se apresenta como uma importante desvantagem. Manter um cardápio diversificado e de qualidade, com alto valor nutricional e preparado em conformidade com a legislação sanitária é desafiador para quem não tem experiência no segmento.
Ademais, as compras e estocagem de alimentos também são fatores determinantes no custo com o benefício para quem faz gestão própria. Uma empresa do segmento de alimentação corporativa, além de analisar o cenário econômico para garantir as melhores negociações, pode ainda ter acesso a compras de oportunidade por meio de um leque amplo de fornecedores parceiros. Bem como, garantir boas negociações advindas de compras em grande escala. Essas oportunidades nem sempre são uma realidade para empresas fora do core business da alimentação.
Investimentos em infraestrutura
Iluminação e ventilação são itens obrigatórios, bem como um número de mesas correspondentes ao quadro de colaboradores, além de estudo para melhor adequação de fluxo de entrada e saída de pessoas. A empresa também precisa obedecer a orientações e exigências da Vigilância Sanitária para o manuseio de alimentos, higiene, utensílios, tornando o processo de instalação ainda mais burocrático.
A contratação de um parceiro especializado contribui para que o processo de adequação das instalações seja mais fácil. Uma vez que este fornecedor tem a expertise necessária para avaliar o local e oferecer assessoria focada no que realmente é necessário e pode trazer diferencial positivo no que diz respeito a performance. Da mesma forma, os colaboradores administrados pelo parceiro em alimentação corporativa possuem treinamento constante e conhecimento necessário para garantir o atendimento e desempenho nas cozinhas, em comunhão com a legislação vigente.
Empresas especializadas como a Apetit, referência no mercado com mais de três décadas de experiência, e que conhece tudo quando o assunto é alimentação corporativa, podem ser a alternativa mais viável para oferecer alimentação segura e de qualidade e com custo-benefício aos colaboradores.
Uma empresa especializada é capaz de minimizar os riscos inerentes a gerência de um restaurante corporativo. Trabalhar com alimentação exige seriedade, já que há riscos de contaminação que podem afetar todos os colaboradores, e outras preocupações que envolvem a saúde dos trabalhadores. Uma empresa experiente sabe como deve ser feito o manejo dos alimentos, para que eles cheguem em segurança no prato do trabalhador e, também, mitigar taxas de acidentes de trabalho. Para isso, são necessários diversos treinamentos de capacitação, uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e auditorias periódicas com o objetivo de garantir a qualidade do serviço e segurança desses trabalhadores.
Benefício que traz qualidade de vida para o trabalhador é investimento
Ainda pensando na produtividade, com um refeitório localizado dentro do ambiente de trabalho, os profissionais gastam menos tempo em deslocamento. Sair para almoçar em casa ou em algum restaurante fora gera a possibilidade de atrasos no retorno às atividades laborais. Nesse sentido, o restaurante no local de trabalho reduz o cansaço e os riscos envolvidos.
A relação entre um restaurante próprio e o aumento da produtividade de colaboradores também está relacionada ao valor nutricional garantido, pois o cardápio é elaborado por profissionais de nutrição especializados, de forma a ofertar os nutrientes necessários e garantir opções mais saudáveis e adequadas para o tipo de rotina da organização.
Na Apetit temos diferenciais que agregam ainda mais bem estar ao cotidiano dos colaboradores. Mensalmente são realizadas atividades lúdicas e dinâmicas, com intuito de criar um ambiente de integração, harmonia e diversão durante as refeições. Os eventos são temáticos e culturais e o cardápio e a decoração são desenvolvidos especialmente para cada momento.
Temos, também, “Um Bom Dia com Apetit”, um programa no qual os profissionais de nutrição e saúde compartilham seus conhecimentos com os clientes. Nesse programa mensal são promovidas palestras focadas na saúde preventiva para um grupo de colaboradores escolhidos pelo gestor do contrato, finalizando com um delicioso café da manhã e uma visita à cozinha.
Ter um restaurante corporativo dentro da sua empresa demonstra para os seus colaboradores que eles podem contar com o apoio do empregador no que diz respeito ao seu bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Em contrapartida, colaboradores felizes tendem a aumentar sua produtividade, refletindo em melhorias significativas nos resultados. Ficou interessado em proporcionar esse bem-estar para os colaboradores da sua empresa? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.