Saiba como a empresa combate o preconceito e promove a equidade de gênero entre os colaboradores
Em março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data criada para promover consciência social e relembrar a luta por direitos ao redor do mundo. Como agente de transformação social, as empresas possuem o dever incentivar a igualdade de gênero e valorizar a participação feminina no mercado de trabalho e é justamente este o compromisso da Apetit Serviços de Alimentação.
Vencedora do prêmio WEPs Brasil 2019: Empresas Empoderando Mulheres, promovido pela ONU (Organizações das Nações Unidas) com apoio da União Europeia e da Organização Internacional do Trabalho, a empresa é reconhecida no mercado pelas boas práticas de gestão entre colaboradoras com oportunidade de desenvolvimento profissional.
Hoje 90% dos papeis de lideranças da companhia são desempenhados por mulheres, contrariando uma tendência de mercado onde a participação feminina em cargos de alta hierarquia não ultrapassa a margem de 25%.
Esta notável diferença deve-se ao investimento contínuo da empresa em todo o quadro funcional, independentemente de sexo, cor, idade ou qualquer outro fator que possa configurar tratamento diferenciado. Todas as pessoas são incentivadas a dar o melhor de si e as oportunidades de crescimento são muito positivas. Anualmente ¼ de todos os trabalhadores são promovidos na Apetit, o que gera uma boa perspectiva para os colaboradores e confiança na instituição.
A presença feminina na organização é massiva, configurando quase 90% do quadro de colaboradores. Isso demonstra o respeito pelas pessoas e uma forma de equiparação social indireta onde as mulheres ainda são desvalorizadas no mercado de trabalho. Essa é uma consequência da boa reputação da Apetit que incentiva que profissionais do sexo feminino queiram atuar na empresa com a certeza de que serão valorizadas e impulsionadas ao sucesso.
Para garantir um ambiente seguro e acolhedor, a empresa realiza diversos projetos que contemplam homens e mulheres no intuito de promover conscientização entre todos os envolvidos na construção de uma cultura organizacional harmônica. A percepção positiva dos colaboradores permitiu que a Apetit conquistasse por dez anos consecutivos o ranking de ‘Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil’ e o título de empresa que mais investe em saúde laboral do país, segundo pesquisa realizada pelo renomado instituto Great Place To Work.
A principal responsável por disseminar os valores da companhia pelo país é a presidente da Apetit, Marcia Manfrin. Empresária influente no meio corporativo, sua figura inspira confiança entre os colaboradores, contribuindo para a conquista de 90% nos índices satisfação entre o público interno da companhia e 92% de satisfação global dos clientes atendidos. A excelência percebida é o resultado no investimento progressivo nas pessoas e o combate à discriminação com oportunidade de desenvolvimento iguais para todos os indivíduos.