O ano já está quase acabando, mas as metas ainda nem começaram a ser colocadas em prática? Confira as nossas dicas sobre esse assunto
Final de ano é a época em que colocamos na ponta do lápis o retrospecto dos últimos meses vividos e começamos a pensar nas metas do ano vindouro. Entre os objetivos mais frequentes está o de ter um corpo saudável e cheio de vigor. Vale ressaltar, porém, que corpo saudável não é sinônimo de magreza. Cada pessoa possui o próprio biotipo e é preciso descontruir a ideia de que existe apenas um padrão de beleza a ser alcançado. Mais do que um abdômen trincado, é fundamental ter um organismo sadio e é por meio da alimentação que se alcança este equilíbrio. Mas será que dá para começar uma nova dieta agora neste finalzinho de ano?
Não só é possível, como também recomendável. Isso porque em épocas assim as pessoas costumam descuidar da saúde com a desculpa de que vão mudar os hábitos a partir de janeiro, como se fosse uma chave de liga e desliga. TCHARAM! Chave saudável acionada a meia-noite do dia 31 de dezembro. Não é assim que funciona. É clichê, eu sei, mas a melhor época para iniciar um novo projeto é agora.
Por onde começar?
Como dito anteriormente, cada pessoa possui um biotipo próprio e essas particularidade devem ser levadas em consideração no momento de elaborar uma dieta condizente com a realidade. Vale consultar um nutricionista e outros profissionais da saúde para construir um plano de ação que vá surtir os efeitos desejados. A intenção é perder peso? Fortalecer a musculatura? Aumentar a resistência? Para cada uma dessas perguntas há uma estratégia a ser seguida.
Além disso, é preciso repensar sobre o que você anda ingerindo atualmente. Essa alimentação vai te levar onde deseja? Se a resposta é não, já temos uma boa perspectiva de mudança. O interessante é reduzir os alimentos ruins aos poucos para que o organismo se adapte mais facilmente à mudança. Transformações abruptas desregulam o metabolismo e podem provocar ansiedade e estresse.
Introduza também alimentos desintoxicantes. Comidas que aceleram a eliminação de substâncias tóxicas do organismo contribuem com o processo de mudança metabólica. Gengibre, hortaliças, pimenta, limão e outros ingredientes termogênicos são ótimas fontes detox. Tudo isso, aliada ao consumo regular de água, irá limpar o organismo e trazer mais disposição ao seu dia a dia.
Depois deste momento de purificação corporal com redução de alimentos indesejados, é hora iniciar a reeducação alimentar. Não há nada proibido no cardápio, mas tudo deve ser consumido com moderação. Tente variar nos pratos e evite frituras e produtos industrializados. Quanto mais natural, melhor.
Não espere o próximo ano para mudar de vida. Construa agora mesmo a melhor versão de si mesmo. Conheça outras dicas de alimentação e vida saudável aqui em nosso blog.