Conheça alguns passos simples que podem transformar a cultura organizacional da sua companhia
Muitos querem inovar, mas poucos estão dispostos a repensar o modelo de trabalho adotado dentro da própria organização. Para se destacar no mercado é preciso sair da zona de conforto e permitir que as equipes se desenvolvam criativamente para propor soluções que vão de encontro ao que é necessidade na companhia. Uma cultura de inovação bem consolidada gera vantagem competitiva e reconhecimento institucional, além de promover uma melhor relação entre lideranças e liderados.
Quer saber como a sua empresa pode implantar este novo conceito entre os colaboradores? Confira algumas dicas!
Liberdade para propor ideias
Este pode ser um ponto de ajuste delicado para organizações mais conservadoras. Isso porque, de um modo geral, estas empresas costumam delegar responsabilidades de forma vertical, permitindo pouco feedback por parte dos colaboradores. Limitar a participação das equipes na proposição de ideias reduz o senso de pertencimento e pode enfraquecer o elo entre lideranças e liderados.
Transformar este comportamento rígido talvez seja a parte mais lenta do processo de inovação. A mudança é gradativa, em especial por parte das lideranças, que precisam rever algumas atitudes enraizadas dentro da própria rotina. Depois de um tempo é possível notar quantas boas ideias estavam escondidas sob o teto da companhia esperando apenas uma oportunidade para virem à tona.
Valorização profissional
Após proporcionar um ambiente mais propício para a sugestão de projetos é necessário engajar as equipes de trabalho. Da mesma maneira como as lideranças precisaram de um tempo para se adaptar à nova cultura, os colaboradores também necessitam de um período para mudar a maneira como encaram as responsabilidades profissionais.
Para facilitar este processo é importante valorizar cada esforço e reconhecer o trabalho realizado pelo time. Elogie, faça comentários positivos e, se for o caso, presenteie a dedicação dos funcionários. Essas atitudes promovem um ambiente agradável e reduzem significativamente o turnover, permitindo que as equipes fiquem mais alinhadas e comprometidas com as metas organizacionais.
Esta é uma prática comumente chamada no universo corporativo de giftworks e pode ser implantada em conjunto com a cultura de inovação. Caso queira ler mais sobre o assunto, clique aqui.
Inovação não é somente tecnológica
Geralmente quando pensamos em soluções inovadoras logo imaginamos mecanismos tecnológicos vindos direto de filmes futuristas, não é mesmo? Porém, não podemos pensar em inovação somente como soluções complexas que envolvem alto investimento em equipamentos ou softwares de alta performance, mas também com a quebra de paradigmas, o desprendimento de comportamentos corriqueiros e o estudo aprofundado dos processos, com o objetivo de buscar soluções que, por vezes, estavam escondidas à sombra da rotina. Quando se adota um olhar mais crítico é possível notar vícios escondidos com mais clareza.
Promover a interatividade entre departamentos tem sido uma atitude que, a curto prazo, eleva os níveis de camaradagem entre os colegas de trabalho, além de permitir que cada área possa compreender os desafios atrelados às atividades do outro. Projetos interdisciplinares permitem o desenvolvimento de uma visão mais sistêmica entre os colaboradores.
Propor uma nova disposição de trabalho sem divisórias entre departamentos e espaços colaborativos de trabalho (coworkings) por exemplo, tem surtido efeito positivo em muitas empresas, por eliminar as barreiras físicas e elevar os níveis de interação.
Estruturar para inovar
A cultura de inovação precisa permear todos os processos, mas para que de fato funcione, é preciso esquematizar um modelo que viabilize que projetos saiam do campo das ideias e passem para o plano físico. Para isso não há uma regra universal, cada organização precisa definir um plano que case com o estilo do próprio negócio. Todavia, há algumas sugestões que podem ser levadas em consideração, como definir um tempo fixo por semana para que a equipe se reúna para propor soluções ou conversar sobre um tema que pode ser melhorado internamente.
Com o objetivo de acelerar a cultura de inovação, A Apetit Serviços de Alimentação, por exemplo, implantou o Departamento de Projetos com PMO (Project Management Office) responsável por orientar as pesquisas com metodologias de aplicabilidade. Assim, qualquer colaborador pode propor ideias e dispor de direcionamento técnico para desenvolver as atividades atreladas ao projeto com eficácia. O resultado desta cultura pode ser visto no prêmio que a empresa conquistou de “Campeãs de Inovação”, promovida pelo Grupo Amanhã e certificada pelos institutos IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership) e o GIMI (Global Innovation Management Institute). Foram mais de 50 projetos realizados somente nos dois últimos anos em diferentes áreas estratégicas da companhia.
Se não deu certo da primeira vez, tente novamente
Nem toda ideia ou projeto irá trazer melhorias imediatas para a empresa ou alcançar o resultado previsto. É preciso ter em mente que os erros fazem parte do processo e são necessários para a ascensão da curva de aprendizagem, para não desestimular a equipe. Para toda grande ideia reconhecida pelo mercado há inúmeras outras tentativas frustradas que, em geral, não são lembradas.
Aprenda com os erros, refaça o planejamento e persista. Uma cultura de inovação é construída dia após dia com a participação de todos.
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