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Comunicação efetiva: uma aliada da produtividade

Saiba como alinhar o diálogo com a sua equipe é uma atitude positiva para assegurar e estreitar o entendimento entre todos

Quantas vezes, dentro da sua empresa, você teve a sensação de estar falando uma coisa e seus colaboradores estarem entendendo outra? Ou que os colaboradores estão cada um ‘remando’ para uma direção diferente? Se sua resposta for ‘muitas’, este texto é para você! Nele, iremos te mostrar como uma comunicação efetiva pode auxiliar na melhoria do desempenho de sua empresa de uma forma geral. Continue conosco!

Vamos começar entendendo o que é comunicação efetiva. Conceitualmente, para que haja comunicação, é necessário que se tenha de um lado, um emissor (aquele que fala) e, de outro, um receptor (aquele que escuta). No entanto, para que esta comunicação de fato se dê, de forma efetiva, é preciso mais que isso. É necessário que além de ser dita e escutada, a mensagem seja compreendida de maneira clara. Portanto, é dever de quem está comunicando, assegurar que sua mensagem será compreendida eficazmente.

Uma vez que as informações são transmitidas de forma clara dentro da empresa, os colaboradores passam a ter ciência de onde a empresa está, quais são os planos para o futuro, quais serão os passos necessários para se chegar onde pretende e qual o papel dele nesta caminhada. Uma coisa comum dentro das organizações são colaboradores que sabem executar bem suas funções, mas que não sabem porque executam. É aí que entra a comunicação efetiva. Ela traz clareza ao colaborador sobre sua importância dentro da companhia.

Você deve estar se perguntando: ‘Mas como eu posso desenvolver a comunicação efetiva dentro da minha empresa?’ Simples! Por meio de uma comunicação interna bem estruturada – aliada às ações de endobranding – e de um modelo de lideranças acessíveis.

– Comunicação interna

Compreendendo as vantagens de se desenvolver uma comunicação eficiente, empresas têm investido na melhoria de sua comunicação interna, a fim de garantir o bom andamento dos processos de produção, a boa execução das atividades propostas e, consequentemente, o alcance dos resultados almejados de maneira satisfatória.

Estudos comprovam que as empresas com melhor desempenho em seus segmentos de mercado são aquelas que investem de maneira continuada na melhoria de sua comunicação interna, por meio do desenvolvimento de novos canais de comunicação e pela preocupação com a qualidade dos conteúdos que serão transmitidos. Uma comunicação interna bem estruturada e aliada às premissas do endobranding torna os colaboradores mais próximos da empresa, uma vez que projeta e fortalece a imagem da marca junto ao colaborador, tornando a empresa conhecida e valorizada por ele. Ela é responsável também por disseminar a missão, visão e valores da companhia.

A Apetit Serviços de Alimentação é uma empresa que investe na comunicação interna como forma de informar, aproximar e engajar os colaboradores com os propósitos da empresa, bem como demonstrar o quanto a empresa valoriza a presença deles. Afinal, a Apetit é uma organização voltada às pessoas.

Os comunicados divulgados internamente são encaminhados aos colaboradores via e-mail e disponibilizados, impressos, nos murais presentes em cada restaurante industrial administrado pela companhia. Mas por que uma empresa que se preocupa tanto com o meio ambiente ainda imprime seus comunicados? Isto acontece porque a grande maioria dos colaboradores que atuam em cargos operacionais, dentro das unidades, não possuem acesso à internet dentro de seu horário de trabalho e muitas vezes nem fora dele. Desta forma, os assuntos que, necessariamente, devem chegar ao conhecimento de todos é impresso e disponibilizado no mural. A empresa preza para que todos os colaboradores tenham acesso às informações e conteúdos preparados para a comunicação interna, independentemente da localização em que atue.

– Lideranças acessíveis

Mas de nada adianta sua empresa investir em comunicação interna, utilizar as ações de endobranding para disseminar a cultura da companhia junto ao colaborador, se as lideranças que compõem sua empresa não utilizar a comunicação efetiva com a equipe.

A utilização de uma linguagem clara por essas lideranças será responsável por manter o colaborador informado da situação atual da empresa, de onde ela pretende chegar e qual será o papel de cada um no percurso rumo aos objetivos. Esta comunicação aproxima o colaborador dos propósitos da empresa e o torna mais engajado e motivado.

Na Apetit Serviços de Alimentação o diálogo é estimulado de forma que, a qualquer momento, o colaborador pode se dirigir ao líder para tirar dúvidas, emitir sua opinião e contribuir para a melhoria dos processos da empresa. Inclusive, a opinião dos membros da equipe é levada em consideração no momento de definir o planejamento estratégico da empresa.

Não somente os líderes dos departamentos, mas também a presidente está aberta ao diálogo com os colaboradores. Por meio do ‘Fale com a Presidente’, colaboradores de qualquer parte do país podem enviar suas mensagens, sejam elas sobre o que for, para a presidente, que lê com atenção e responde a cada um deles. Ela também visita as unidades e faz questão de estar sempre em contato com as pessoas.

Outro ponto importante é utilizar a comunicação efetiva no momento de alinhar as atividades com a equipe. Manter uma política de liderança acessível, ancorada na comunicação efetiva, possibilita maior clareza e entendimento na execução das atividades, ajustes mais assertivos (quando necessário), minimização de erros operacionais e, consequentemente, menos gastos com retrabalho. Ou seja, esta é uma medida que colabora com a saúde financeira da sua empresa e isto é ótimo, não é?

Além do que, estas ações são capazes de engajar o colaborador, mantendo-o integrado à empresa e sua cultura organizacional e fazendo com que ele se sinta valorizado e orgulhoso por fazer parte da engrenagem que impulsiona o negócio. Estes colaboradores se tornam, desta forma, satisfeitos, motivados e, por consequência, muito mais produtivos.

E na sua empresa, como é trabalhada a comunicação efetiva? Para saber mais sobre a comunicação interna da Apetit e/ou seu modelo de liderança acessível entre em contato e agende sua visita pelo Programa Portas Abertas. Será uma alegria receber você!

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