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A estratégia dos 4 Ps no relacionamento com o mercado

Veja como essas premissas se aplicam a um restaurante corporativo

Profissionais de marketing e relacionamento com o mercado já estão familiarizados com o conceito dos 4 Ps para a consolidação de uma imagem favorável da empresa perante o público de interesse. Essa estratégia abrange todos os esforços que uma companhia precisa fazer para ser valorizada por seus clientes e, consequentemente, garantir a perenidade dos negócios. Em resumo, ela exige que os profissionais analisem detalhadamente quatro quesitos básicos relacionados ao core business: preço, praça, promoção e produto.

Para elucidar esta metodologia, usaremos a Apetit Serviços de Alimentação como modelo de aplicabilidade.

PREÇO

Este talvez seja o quesito mais básico a ser compreendido. Os clientes precisam enxergar valor na entrega do serviço ou produto que a empresa oferece para que o negócio seja fechado com vantagens para ambas as partes.  Neste ponto não se trata de vender mais barato, mas de proporcionar a melhor relação de custo-benefício com valores condizentes com as boas práticas de mercado.

A Apetit, por exemplo, consegue ser extremamente competitiva como uma restaurante industrial dentro do segmento pela boa estrutura organizacional que prima pela excelência e qualidade dos serviços prestados sem que isso impacte negativamente nas negociações contratuais. Toda proposta é baseada em solucionar as necessidades dos clientes de forma a contribuir com a lucratividade e a satisfação interna da empresa contratante. Além disso, a Apetit possui uma vasta gama de serviços que se adequam perfeitamente ao porte das companhias, permitindo que para cada demanda haja uma alternativa ideal.

PRAÇA

Praça significa o local onde o produto ou serviço será comercializado ou implantado. Se fosse uma loja de chocolates, por exemplo, uma praça ideal seria um shopping center ou em uma rua movimentada onde os clientes possam conhecer o estabelecimento. No caso da Apetit, a praça são os próprios restaurantes corporativos dentro das instalações dos clientes. E por que este aspecto é tão importante?

Porque é neste contato onde os clientes irão vivenciar a sua marca e é fundamental que toda a estrutura seja pensada para agradar e fidelizar os usuários. No caso da Apetit, todos os móveis e layouts dos restaurantes para empresas são minimamente planejados para oferecer conforto e bem-estar, afinal o momento da alimentação precisa estar associado a estes conceitos para que os clientes se sintam verdadeiramente satisfeitos.

PROMOÇÃO

A promoção, ao contrário do que você possa estar pensando, não significa descontos ou ofertas imperdíveis que os lojistas costumam fazer para atrair a atenção do público. Promoção também pode ser entendida como a comunicação com os clientes, a forma como as mensagens são passadas e o relacionamento construído dia após dia com os stakeholders. Os usuários precisam identificar na sua marca valores que elas mesmo possuem. Por isso é essencial que as empresas demonstrem as ações realizadas para evidenciar os padrões éticos e humanitários da companhia.

A Apetit, por exemplo, possui diversos programas sociais e de valorização do meio ambiente que são reconhecidos pela comunidade. Isso perpetua o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, eleva a percepção da empresa frente os públicos de interesse. Além disso, para estreitar ainda mais o relacionamento com clientes e colaboradores, a Apetit possui diversos canais de comunicação para que as pessoas possam expressar dúvidas, reclamações, elogios e contribuir com o crescimento do negócio.

PRODUTO

É claro que de nada adianta se preocupar com os três itens anteriores se o produto ou serviço oferecido não for bem recebido pelos clientes. No fim, este é o ponto mais importante para o sucesso do negócio e uma excelente maneira de melhorar este fator é ouvindo o que os usuários tem a dizer.

A Apetit, por exemplo, realiza avaliações diárias, mensais e quadrimestrais de vários aspectos inerentes ao negócio, utilizando metodologias de livro de sugestões, totem eletrônico de satisfação, pesquisa de opinião e diversos indicadores de qualidade para aumentar cada vez mais a experiência dos usuários. O resultado é o elevado índice de 92% de satisfação global dos clientes atendidos pela companhia

BÔNUS: PESSOAS

Um quinto e importadíssimo P que as empresas modernas vêm implantando no mix de marketing e relacionamento estratégico é o de Pessoas, afinal elas são a chave para o sucesso de qualquer companhia. Este P pode ser entendido não só como clientes, mas também colaboradores, parceiros comerciais e a comunidade na qual estamos inseridos, afinal todos estes públicos são impactados pelas ações organizacionais e contribuem para a boa reputação da companhia.

Cuidar de pessoas sempre foi o negócio da Apetit e é por isso que desde 2009 ela é reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, segundo o instituto Great Place To Work. Esta conquista é de vital importância para a companhia, pois a o cuidado com os colaboradores estende-se para os milhares de clientes atendidos, fomentando, assim, um virtuoso ciclo de valorização humana.

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