Confira nesse artigo o que você pode prevenir através desse tipo de alimentação
O peixe, junto com as aves, está entre as proteínas mais saudáveis para o nosso organismo pelo baixo teor calórico se comparado às carnes bovinas e suínas. Além de contribuir com quem quer perder peso, os peixes possuem diversos nutrientes essenciais para o correto funcionamento do nosso corpo e, entre eles, podemos destacar preservação das nossas funções cerebrais.
Isso acontece porque este alimento aumenta a massa cinzenta do cérebro protegendo-o contra os processos de deterioração típicos da velhice. Assim, os riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer são significativamente reduzidos caso a pessoa faça o consumo regular desta proteína. Além disso, alguns estudos mostram que os peixes possuem outros benefícios para o tecido cerebral que auxiliam no fortalecimento da memória e aumento da função cognitiva que melhoram a atenção e produzem sensações de energia no organismo.
O que pouca gente sabe é que os peixes são ótimas fontes de Vitamina D, em especial os com mais gordura, pois é exatamente nesta área do animal onde esse nutriente fica armazenado. Essa vitamina funciona como um hormônio responsável por prevenir diabetes, cânceres e problemas cardíacos, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos e evitar males como osteoporose.
Essas propriedades benéficas também são encontradas naqueles óleos de peixe vendidos nas farmácias, mas vale ressaltar que todo nutriente é potencializado em sua forma in natura, ou seja, direto no alimento sem a extração humana. Complementos vitamínicos são excelentes alternativas para repor deficiências no organismo, mas devem ser usados com moderação e apenas sob orientação médica. O ideal é buscar as propriedades com alimentação balanceada aliada a um estilo de vida mais ativo e saudável.
Dito isso, vamos para o mais famoso complexo presente nos peixes: o ômega 3.
Essa “gordura do bem”, como ficou conhecida, é facilmente associada aos peixes como o principal trunfo do alimento para a saúde. Entre os benefícios está a ação anti-inflamatória que ajuda no alívio de sintomas de artrite e reumatismo se ingerido em conjunto com medicamentos próprios para o combate destas doenças. Além disso, o lipídeo também aumenta a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina que melhoram o humor e provocam a sensação de bem-estar generalizado o que diminui, por consequência, alguns efeitos de ansiedade e depressão.
A visão é outra beneficiada pelo ômega 3 com prevenção da deformação da mácula do olho, principal responsável por provocar cegueira e deficiências visuais em pessoas com mais idade. Em especial, os peixes mais gordurosos como atum, salmão e sardinha, possuem ainda mais concentração deste nutriente, apesar de serem mais calóricos.
É claro que todas essas vantagens do consumo de peixe só serão efetivas se você possuir uma dieta bem equilibrada e incluir uma variedade considerável de alimentos no seu dia a dia. A recomendação dos especialistas é de consumir peixes de uma a duas vezes por semana para que o corpo possa, de fato, receber os nutrientes adequados para proporcionar os benefícios aqui citados.