Entenda quais são as vantagens para empresas que buscam soluções mais assertivas visando o desenvolvimento da cadeia produtiva
Verticalização ou soluções terceirizadas? Qual das duas alternativas é a ideal para os negócios? Especialização é a palavra de ordem quando falamos em verticalizar a cadeia produtiva de uma empresa. Mais do que ter o controle de todos os processos industriais, essa estratégia garante desenvolvimento tecnológico e maior independência organizacional. A visão macro do negócio possibilita que a empresa se destaque em meio a um cenário fragmentado e generalista com um posicionamento assertivo.
Isso porque a companhia não irá ficar refém de fornecedores para entregar resultados, o que permite que ela cresça exponencialmente à medida que se torna especialista no próprio negócio. Os investimentos na área geram valor em médio e longo prazo com clareza entre o que está sendo produzido e comercializado.
A verticalização é uma ótima alternativa para suprir a necessidade de matérias-primas ou itens essenciais para a continuidade operacional. Uma fábrica de móveis, por exemplo, necessita de madeira para a confecção de seus produtos. Caso o fornecedor deste item tenha um imprevisto e não entregue o material, a fabricação ficará comprometida até que este problema seja resolvido.
Pense agora em outra situação: o preço nas madeireiras aumentou em decorrência de um reajuste de tarifa ou acordo entre extratores. Esse valor terá que ser repassado para o produto final, o que pode gerar insatisfação nos clientes e queda nas vendas.
Neste caso, incluir o abastecimento de madeira na cadeia produtiva poderia assegurar a estabilidade da companhia com garantia de entrega. Porém, há outras questões que não interferem diretamente no negócio e, neste caso, podem ser delegadas à terceiros.
Ainda mantendo o exemplo da fábrica de móveis, serviços como os de rotinas trabalhistas, alimentação corporativa ou assuntos jurídicos não são o foco direto da instituição. Neste caso, o mais interessante é construir parcerias com fornecedores especializados no assunto para que os esforços em prol do empreendimento girem apenas em torno daquilo que de fato é o core business da companhia.
A Apetit, destaque no segmento de refeições coletivas, há alguns anos verticalizou a sua cadeia de produção com a UBV (Unidade de Beneficiamento de Vegetais) e a UBC (Unidade de Beneficiamento de Carnes) para otimizar processos dentro das cozinhas.
A medida possibilitou que a empresa obtivesse maior controle no beneficiamento alimentar, com certificação de qualidade e padronização da matéria-prima para que todas as unidades recebam ingredientes já fracionados, acelerando, assim, o preparo dos pratos e reduzindo o consumo de água dentro dos restaurantes. A otimização de processos também permitiu um ganho na produtividade dos colaboradores, com melhor desempenho na entrega do produto final.
Todos os meses, mais de 200 toneladas de alimentos – entre carnes e vegetais – saem das unidades de beneficiamento direto para restaurantes de todo o país. A logística de entrega é feita por meio de um competente Centro de Distribuição que administra a cadeia produtiva e o abastecimento de todas as unidades com padronização de cortes e porções.
O constante investimento em infraestrutura e capacitação técnica é reflexo do compromisso assumido pela Apetit em ser uma das melhores soluções terceirizadas em alimentação para que as empresas possam focar naquilo que fazem de melhor: crescer!
Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Elaboramos uma trilha do conhecimento com 4 artigos que irão orientá-lo a respeito de algumas soluções que podem ser úteis ao seu negócio.