fbpx

Fórum Saúde Integrada promove debates sobre saúde mental, a importância da felicidade e novas formas de trabalho em Londrina

Cuidar das pessoas é pauta prioritária dentro das empresas; investir em bons gestores é fundamental para combater o estresse.

A atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora nº1) traz mudanças significativas na gestão de Segurança e Saúde do Trabalho. A nova redação deve entrar em vigor no mês de maio e vai exigir uma atuação mais efetiva em relação à saúde mental como responsabilidade ocupacional. Pensando nessas importantes mudanças, a Apetit promoveu o Fórum Saúde Integrada no último dia 16 de abril, com apoio da A.Yoshii, Código Horse e Oggi RH, em Londrina.

O evento ocorreu no showroom da A.Yoshii e foi palco de discussões sobre saúde e bem-estar no trabalho. Além de fomentar diálogos estratégicos sobre saúde mental, a ideia foi abordar também os aspectos legais e práticos da NR-1. O Fórum Saúde Integrada foi voltado exclusivamente para convidados. O evento reuniu representantes de empresas, profissionais de saúde, gestores e especialistas em legislação trabalhista. 

A noite começou com a participação do mestre em Psicologia Henrique Bueno com a palestra “Felicidade se aprende – A ciência e a prática do bem-estar integral”. O advogado e ex-presidente da OAB/PR Dr. Alberto de Paula abordou questões sobre os aspectos legais e práticos da NR-1, e a CEO da Apetit Serviços de Alimentação, Pamela Manfrin, compartilhou com os presentes informações sobre benefícios estratégicos da saúde ocupacional dentro das empresas.

Após as palestras, os convidados puderam fazer perguntas aos palestrantes no painel “Saúde em Foco”, mediado por Cassiana Pullin, cofundadora do Código Horse. Para completar o time de painelistas, Marcio Rogerio Paschoalinotto, gerente de engenharia da A.Yoshii, foi convidado a participar e a compartilhar seus conhecimentos sobre o tema.

“Felicidade é cultura”

O mestre em Psicologia Henrique Bueno destacou que, embora o assunto da saúde mental já fizesse parte da obrigação de toda empresa, a nova redação faz com que tudo fique mais claro. “O assunto trouxe a necessidade de todo mundo começar a olhar com mais atenção para isso. Nem todas as empresas do Brasil tomavam esse cuidado anteriormente. Felicidade é cultura. Cuidar das pessoas é uma pauta prioritária dentro das empresas”, pontuou.

O psicólogo explicou que não é sobre fazer a pessoa simplesmente se sentir bem. “A felicidade está associada à longevidade. Pessoas felizes produzem mais, engajam mais, são mais colaborativas, são mais criativas e vivem mais. As empresas que investem no bem-estar dos colaboradores têm mais produtividade e menos Burnout, menos turnover e menos acidentes. Investir em felicidade é um assunto extremamente sério e relevante.

Novas formas de trabalho

Para o advogado trabalhista Dr. Alberto de Paula, as empresas precisam se estruturar e precisam ter profissionais que consigam dar a ela as respostas que a legislação espera. “O adoecimento por doenças psicossociais cresceu assustadoramente no Brasil. A legislação agora traz a obrigação para que as empresas avaliem o risco. Quais são os riscos que temos com esses adoecimentos dentro das empresas? Esse é um tema que ganhou relevância maior e vai exigir uma estrutura e um olhar mais atento. O ambiente sadio nas relações de trabalho faz com que a produtividade suba e o adoecimento desça”, avaliou.

Além de apresentar e explicar as questões legais da nova redação da NR-1, o advogado também falou sobre a importância das empresas pensarem em como encaixar os jovens e suas novas formas de trabalho nas organizações. “Investir em um bom gestor na área é um pontapé inicial para que a gente possa lidar com o combate ao estresse de modo eficiente. Mas a gente não pode perder a perspectiva de que o jovem não está enxergando no emprego formal o seu caminho de vida. O mundo está apresentando novas formas de trabalho. O que está brilhando nos olhos do jovem é a liberdade no trabalho”, avaliou o advogado.

Boas práticas na gestão empresarial 

Pamela Manfrim, CEO da Apetit Serviços de Alimentação, apresentou os benefícios e ações estratégicas da saúde ocupacional para a gestão empresarial. A CEO trouxe exemplos e boas práticas que já funcionam dentro da Apetit.

Ainda sobre as novas gerações no ambiente de trabalho, Pamela comentou sobre exemplos de trabalho. “A gente é protagonista da nossa história. A Marcia [Manfrin] costuma dizer que nós somos nosso principal empreendimento. Quando olhamos para a nossa saúde e o nosso bem-estar em primeiro lugar, reconhecendo nossas fragilidades, somos capazes de promover uma transformação na nossa realidade.”

Como transformar essa realidade? Pamela convidou os convidados a refletirem também sobre a  dignidade, a autoestima, o senso de realização, pertencimento e utilidade que o trabalho traz. “O que é que a gente espera das próximas gerações? Qual exemplo eu dou para as próximas gerações? Eu falo com meu filho de 1 ano o quanto me sinto feliz trabalhando, pois é esse exemplo que eu tenho dos meus pais.”

Durante o painel “Saúde em Foco”, Pamela afirmou o quanto quer ser exemplo para seu filho, mas também ser exemplo para as pessoas das equipes e para as próximas gerações. “Quando a gente fala das gerações que estão vindo, de que maneira eu estou colocando um peso ou um rótulo dentro dessas gerações? Elas podem, e está tudo bem, terem anseios diferentes, desde que se comprometam com a mudança. Quando você dá responsabilidade para o outro, coloca o outro como protagonista, o senso de coletividade funciona. Não adianta o CNPJ querer promover uma mudança se cada CPF não fizer a sua parte.”

A CEO da Apetit reforçou durante o debate a importância de comunicar a responsabilidade coletiva no ambiente corporativo. “Se eu bloqueio e tenho a cultura do medo dentro da empresa, não adianta criar um canal, pois ninguém vai falar. Mas, se existe um espaço para que as pessoas realmente falem, a diversidade é genuína, ela é intrínseca a cultura da empresa. Dentro da empresa, se a cultura é construída todos os dias por meio dos exemplos, ela realmente ocorre. Temos que colocar o ser humano como protagonista da sua própria história. Faz sentido cuidar das pessoas. Quando a gente cuida das pessoas, a gente leva isso para os nossos clientes. É a partir disso que vamos transformar toda a relação de trabalho no Brasil.”

NR-1: adiamento da vigência e a importância da discussão do tema

Embora o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) esteja estudando adiar por um ano a vigência da nova redação da NR-1 após uma reunião com sindicatos patronais, segundo informações divulgadas pelo G1, o assunto permanece em evidência. Afinal, o número de afastamentos por saúde mental dobraram em dez anos no Brasil. São 440 mil afastamentos em razão de transtornos mentais e comportamentais, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Conforme o levantamento, o aumento foi de quase 67% entre 2023 e 2024. Em dez anos, a alta supera 100%. 

Em 2024, uma parte significativa dos afastamentos foi em razão de transtornos de ansiedade (141.414), seguidos por episódios depressivos (113.604) e por transtorno depressivo recorrente (52.627). Foram 51.314 casos de transtorno afetivo bipolar, 21.498 casos de transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de drogas e outras substâncias psicoativas, 20.873 reações ao estresse grave e transtornos de adaptação, 14.778 casos de esquizofrenia, 11.470 transtornos mentais e comportamentais decorrentes ao uso de álcool, 6.873 ao uso de cocaína e 5.982 casos de transtornos específicos da personalidade.

Sobre os afastamentos por transtornos de ansiedade houve um aumento superior a 400% entre 2014 e 2024. Assim como os afastamentos por episódios depressivos que quase dobraram dentro do mesmo período analisado. Esses números foram abordados nas apresentações de todos os palestrantes, o que prova a importância das mudanças dentro das empresas e como os riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados como parte das medidas de proteção à saúde dos colaboradores.

 Fernanda Circhia/Marketing Dela Foods

 Fotos: Thais Lourenço Fotografia

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos