fbpx

Apetit: A Melhor Empresa Para Alimentar o Trabalhador Brasileiro

Veja aqui o que faz da Apetit uma das melhores empresas para se trabalhar de acordo com o Relatório de Tendências da GPTW 2024.

Somente a melhor empresa de alimentação corporativa para trabalhar no Brasil pode ser a melhor empresa para alimentar o trabalhador brasileiro. Temos tradição de mais de uma década entre as Melhores Empresas para Trabalhar pelo ‘Great Place to Work’ e nos empenhamos todos os dias em promover um excelente clima organizacional. Aqui, vamos apresentar um pouco do que fazemos por nossos colaboradores, e como estamos alinhados às prioridades para 2024, de acordo com o Relatório de Tendências feito pela GPTW.

Como uma empresa que se dedica em ser o melhor benefício os nossos clientes, nós estamos sempre em busca de ser a melhor empresa para os nossos colaboradores. Acreditamos que as pessoas devem estar no centro das estratégias organizacionais. Cuidamos dos nossos colaboradores para que eles cuidem dos nossos clientes. Com tradição de mais de uma década entre as Melhores Empresas para Trabalhar pela ‘Great Place to Work’, nos empenhamos todos os dias em promover um excelente clima organizacional, a partir da disseminação de práticas culturais que incentivam o respeito e cuidado com o próximo, a inclusão, o espírito inovador, o voluntariado e o senso de pertencimento.

Nesta edição da pesquisa da GPTW, realizada com o Ecossistema Great People – parceiro da GPTW na transformação dos ambientes de trabalho –  foi realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 1864 respondentes de todo o Brasil. A maior parte das pessoas atua em empresas de Tecnologia, Indústria e Serviços, mas também teve uma participação relevante de representantes dos setores de saúde, financeiro, varejo e consultoria (Relatório de Tendências, 2024).

Algumas das prioridades apontadas para 2024 foram: Desenvolvimento e capacitação da liderança, cultura organizacional, comunicação interna, experiência do colaborador (Employee Experience), saúde mental, diversidade e inclusão, princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e digitalização de processos e ferramentas de RH. Confira como as práticas da Apetit estão alinhadas às prioridades para 2024 de acordo com pesquisa feita pela GPTW:

Desenvolvimento e capacitação da liderança

É necessário desenvolver pessoas para não só assumir cargos de liderança, mas atuar de forma estratégica, ética, inclusiva, humanizada e alinhada aos objetivos de negócio. Na Apetit contamos com programas de treinamento focados em nossas lideranças para potencializar, cada vez mais, essas competências. Desenvolvemos uma comunicação transparente, pela qual já nos destacamos como a 3º Melhor Empresa em Comunicação do Brasil e a 9° em Liderança, na categoria Grandes Empresas.

Cultura organizacional

A cultura organizacional tem um papel fundamental no engajamento e senso de pertencimento dos trabalhadores. Ações que perpetuem a cultura são fundamentais para que as empresas se mantenham firmes em seu propósito, missão, visão e valores, para retenção de talentos, gestão eficiente e, principalmente, união entre os times. Trabalhamos para que o profissional se apaixone pela Apetit, compartilhe os valores da empresa e os coloque em prática. O primeiro passo para essa experiência é o nosso “Programa de Integração do Colaborador”, em que o recém contratado tem o primeiro contato com a história da companhia, além de conhecer as premissas e as especificidades da função a qual irá exercer. Outro principal instrumento para propagar a nossa cultura, é o ‘Guia da Cultura Apetit’, material entregue a todos os nossos colaboradores em seu onboard, no qual detalhamos os principais valores da companhia, o que esperamos e o que oferecemos às nossas pessoas. Este material permanece com o colaborador para ser consultado sempre que necessário.

Comunicação interna

A comunicação entre empresa e colaboradores contribui para um bom clima organizacional e aumenta o engajamento no ambiente de trabalho. Na Apetit, criamos um Sistema Integrado de Comunicação Interna, permitindo que, independente da pulverização dos nossos times, característica fundamental do negócio, todos recebam informações relevantes sobre a companhia, participem de ações e campanhas de engajamento, além de serem escutados por meio dos mais diversos canais. Falar e escutar são premissas fundamentais na Apetit. Além disso, nossas lideranças recebem treinamentos constantes, para que sejam um canal de informação, diálogo, transparência e pulverização da cultura.

Experiência do colaborador (Employee Experience)

Acreditamos na construção de uma experiência positiva para o colaborador dentro da nossa empresa, com visão de futuro e carreira. Essa prática abre portas para que o profissional se engaje cada vez mais na missão de oferecer as melhores soluções em alimentação. Trabalhamos para que os colaboradores promovam inovação, com apoio do PMO (Project Management Office), para que as ideias saiam do papel. Além disso, envolvemos nossas pessoas em ações de voluntariado corporativo, para que entendam que nossa responsabilidade social vai muito além dos muros da companhia. Doações a instituições em situação de vulnerabilidade, eventos de gastronomia a portadores de Sindrome de Down e eventos em promoção de causas sociais e de sustentabilidade são algumas de nossas ações que contribuem com a experiência do colaborador.

Saúde mental

Frequentemente, a Apetit promove palestras e conversas sobre a saúde mental, que são planejadas em calendário anual de ações voltadas à promoção da saúde. As palestras podem ser presenciais ou transmitidas ao vivo para os colaboradores de todo o Brasil, podendo também ser assistida posteriormente. Contamos com profissionais da saúde com propriedade sobre os assuntos e que possam ministrar uma conversa com a sabedoria que o tema exige. A Apetit disponibiliza também assistência médica que inclui a saúde mental a toda sua base de colaboradores.

Diversidade e Inclusão

A Apetit acredita na equidade entre os gêneros e incentiva a participação de mulheres em todos os níveis da companhia. Como compromisso, somos signatários do Pacto Global das Nações Unidas e do WEPs (Women’s Empowerment Principles). Ambos evidenciam nosso comprometimento frente a todos os nossos stakeholders.

Princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)

Aqui na Apetit, os princípios ESG são práticas que fazem parte da essência da companhia. Mantemos uma Governança Corporativa que objetiva fortalecer a organização, alinhando os interesses dos stakeholders em torno de controles e processos, estruturados de forma ética e transparente. Conscientes do nosso impacto social, ambiental e de governança, desenvolvemos políticas de atuação baseadas em cuidar de cada etapa, cada processo e cada pessoa envolvida em sua cadeia produtiva. A companhia orienta seu olhar para todos os pontos de contato, seja na aquisição de insumos, no beneficiamento da matéria- prima, no descarte de resíduos, na cadeia logística, na gestão de pessoas pautada na ética, na escolha de fornecedores alinhados aos nossos valores.

A respeito das etapas produtivas, a organização cunhou o termo FSPS – Full Smart Production System, em português Sistema Completo de Produção Inteligente, com o objetivo de descrever aos envolvidos e interessados como se dá o processo na prática. Dentre as ações, destacamos algumas práticas como coleta seletiva e incentivo às campanhas de reciclagem, utilização de materiais recicláveis, biodegradáveis, duráveis e de reflorestamento, fomento à agricultura familiar, redução de resíduos orgânicos advindo das indústrias de beneficiamento, programa de descarte do óleo residual, eventos e iniciativas sociais em prol da preservação ambiental, combate ao desperdício de ponta a ponta, entre outros.

Dentre as ações, temos o programa “Um Bom Dia com Apetit”, uma ação voluntária com o objetivo de despertar em nossos clientes a conscientização quanto a importância de uma alimentação responsável, consciente, saudável e sem desperdícios. Além disso, a Apetit é signatária do Pacto Global das Nações Unidas há mais de uma década. Ao decidir participar do Pacto Global, a empresa se compromete a apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, assumindo esse tema como regra e prática em todas as suas atividades.

Digitalização de processos e ferramentas de RH

A digitalização do RH pode proporcionar um eficiente departamento, capaz de criar e manter um ambiente de trabalho mais produtivo e organizado. Na Apetit contamos com um sistema de automação de tarefas permitindo que muitos dos processos que eram manuais fossem digitalizados. Isso facilita a realização de atividades diversas, tornando uma boa parte da rotina de RH muito mais prática, rápida e eficiente. Assim, o setor consegue trabalhar de forma estratégica e conhece profundamente as demandas da companhia: suas peculiaridades e variáveis que interferem diretamente na produtividade corporativa.

A Apetit se orgulha muito por estar em sinergia com os indicadores do GPTW, instituto referência na promoção e reconhecimento de ambientes de trabalho éticos, saudáveis e em conformidade com as melhores práticas de valorização do ser humano. Todo benefício aos colaboradores garante uma relação ganha-ganha para a empresa, as pessoas ficam mais felizes, motivadas e produtivas em seus trabalhos. Todos crescem e se beneficiam dos resultados. Caso queira informações de como ser uma empresa GPTW, entre em contato conosco. Vamos juntos!

Confira o Relatório de Tendências 2024 na integra através do link.

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos