Um momento de relembrar e conhecer quais as premissas que permeiam a cultura de ética da empresa
Em novembro de 2023, estivemos imersos em um tema de enorme importância para a empresa: compliance. Em nossa 2ª Semana de Ética e Compliance abordamos assuntos pertinentes para todos os nossos colaboradores, difundidos de forma online, por meio de comunicados via e-mail, palestras e vídeos. O tema deste ano foi: “Compliance: porque existe e como impacta no seu trabalho”. O evento buscou reforçar a cultura da nossa empresa, com foco no cumprimento do trabalho ético efetivo, de maneira íntegra e transparente.
O conteúdo trabalhado reuniu os principais tópicos sobre Compliance, tendo como foco chamar a atenção sobre a cultura de conformidade e conduta ética dentro do ambiente de trabalho. A cada dia da semana um tema foi introduzido e, dando início a um novo ciclo de aprendizados, o primeiro conteúdo abordado foi: “O Programa de Compliance”, onde desenvolveu-se o conceito geral sobre a temática e qual a relevância para as empresas, bem como o impacto dele para os indivíduos e para a sociedade.
No segundo dia de encontro, tivemos uma palestra ministrada por Leonardo Cosme Formaio, advogado, sócio da empresa Ethics, ESG e Compliance – Consultoria e Treinamentos e o Terra e Formaio Advocacia de Negócios, cujo tema elucidado foi sobre o Programa de Compliance da Dela Foods. O propósito da empresa com relação a esse assunto foi atingido, pois o palestrante apresentou de forma clara como o programa é formado e quais são os principais assuntos tratados por ele.
Em sua fala, Formaio enfatizou especialmente a alteração ocorrida recentemente na Norma Reguladora da CIPA (NR-5) que passou a tratar sobre a prevenção e combate ao assédio sexual e as demais formas de violência no âmbito do trabalho. Segundo Leonardo, participar deste evento “representa a possibilidade de alinhamento de condutas éticas ao desempenho corporativo, de que é possível agir corretamente e obter lucros de forma sustentável”.
Nos demais dias da Semana foram abordadas as seguintes temáticas: Canal Confidencial, Código de Ética e Denúncias, com intuito de orientar a respeito das diretrizes da empresa, e qual o canal de comunicação oficial e seguro para trazer situações de irregularidades e como fazer uma denúncia. Dessa forma, todos passaram a ter o conhecimento sobre o interesse da empresa em manter um ambiente saudável e ético.
Para um dos idealizadores do evento, o advogado Igor de Sousa Armagni, falar sobre ética no ambiente corporativo é importante pois “trata de um valor básico a ser alcançado. A disseminação desse valor, transforma-se em resultados que se convertem em negócios e incentiva a construção de um modelo a ser multiplicado em qualquer relação empresarial. Por isso, é importante termos claro quem somos e quais são os nossos principais objetivos ao conduzirmos as atividades que exercemos em nosso dia a dia”.
Eventos como esse, em que a empresa busca transmitir conhecimento aos seus colaboradores, propicia um grande enriquecimento no quesito corporativo, com a reverberação da cultura ética da empresa, pois o evento cria um ambiente confortável para sanar dúvidas sobre o tema, ampliando a grade de conhecimento daqueles que já o conhecem, bem como dos que estão tendo contato com o assunto pela primeira vez. Sendo assim, a semana de ética cumpre a função de rememorar o conteúdo, dando a chance de relembrar alguns conceitos através dos recortes mais pertinentes sobre o assunto.
Este foi um período significativo destinado ao compartilhamento de experiências, ampliação de diálogos, desenvolvido para promover nossos valores, que passam a ser percebidos por todos os que se relacionam conosco através de nossas práticas. A Analista de Compliance, Ana Paula Barbara, tem a seguinte visão sobre a importância do tema: “Acredito que estabelecer a cultura de compliance seja o grande desafio, porque é preciso unir os valores pessoais, com os valores e missão da empresa. Fazer com que as pessoas entendam que são as boas ações que propiciam um ambiente livre de qualquer assédio, é um desafio”.
Através da 2ª Semana de Ética e Compliance foi possível esclarecer algumas dúvidas sobre a importância de sermos honestos em nossas relações de trabalho e disseminar a cultura de compliance. Foi extremamente gratificante para os anfitriões fazer a abordagem de um tema que demanda tamanha profundidade no período de uma semana, levar um conteúdo rico às equipes e deixá-las inteiradas sobre o Programa de Compliance da Apetit, que evidencia o quanto as informações estão ao alcance de todos. Isso configura-se como um grande passo para continuarmos a seguir um caminho de integridade e transparência.