Veja quais são os passos para construir uma liderança efetiva e engajada
Conforme tratamos em outro conteúdo – ‘O impacto da revolução 4.0 na liderança das empresas’ – o comportamento das lideranças tem sofrido mudanças drásticas decorrentes das diferentes etapas da revolução industrial. Atualmente, estamos passando pela revolução 4.0, também conhecida como a ‘era da inteligência’, marcada pelo avanço tecnológico presente na inteligência artificial, nanotecnologia, automação, integração de sistemas e realidade virtual, por exemplo.
No entanto, apesar de ser uma era marcada pela inovação tecnológica e com o aumento da automação e da utilização de robôs para a execução de tarefas dentro das empresas, a preocupação com a figura humana nunca esteve tão em alta. O foco desta era está voltado às pessoas, à sociedade e ao meio ambiente. Deste modo, é necessário o desenvolvimento de lideranças acessíveis, mais humanas, que respeitem os colaboradores e que os engajem nos processos da empresa.
Quais as características necessárias a este tipo de líder?
Um líder acessível é aberto ao diálogo, à opiniões e ideias vindas de seus liderados. Ele age de forma ética, coerente e transparente, compartilha informações, estimula o desenvolvimento das pessoas que compõem a empresa e, sobretudo, as trata de forma humana e respeitosa, fazendo com que se sintam valorizadas.
Por meio do comprometimento e do exemplo, dado a seus liderados todos os dias, ele constrói relações de confiança e mantém seu time sempre alinhado – aos objetivos, à cultura organizacional, à missão, visão e valores da empresa – e motivado a lutar pelas causas da organização.
Quer saber como você pode exercer este modelo de liderança? Acompanhe os 6 passos que preparamos para você!
1 – Derrube barreiras
Antes de tudo é preciso que você tenha em mente que sem acessibilidade não há engajamento. O modelo de liderança autoritária e intransigente está ultrapassado e deve ser deixado para lá. O modelo de liderança acessível é pautado no diálogo. Ouça sempre o que seu colaborador tem a dizer, sejam ideias, dicas ou críticas. Abrir espaço as opiniões, geralmente, têm efeito mais positivo do que muitas palestras ou palavras de motivação.
Para isso, saia da sua mesa, caminhe pela empresa e visite o espaço de trabalho de seus colaboradores, ou convide-os para ir até sua sala. Deixe as portas abertas para contribuições. Isto fará com que eles se sintam importantes dentro da empresa. Além disso, esta atitude estimula diálogos abertos e opiniões sinceras que podem representar contribuições muito importantes para o desenvolvimento de sua empresa.
Isso sem contar que o diálogo aberto e franco com o colaborador, torna o ambiente mais leve e aumenta o comprometimento e a motivação do seu time.
2 – Atue como coach da sua equipe
Como líder, você precisa entender que antes de qualquer coisa, seu colaborador é um ser humano, com desejos de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, você deve estimulá-lo a crescer. Não ofereça as respostas, saiba fazer as perguntas de modo que o próprio colaborador se sinta impulsionado a buscar por elas. Esta atitude irá desafiá-lo e contribuirá para seu desenvolvimento.
Também esteja atento para identificar e desenvolver outros líderes. Alguns colaboradores carregam com eles um perfil de liderança e potencialidades para alcançar cargos mais altos dentro da empresa. Invista seu tempo e energia em profissionais que apresentam comprometimento e bons resultados. Ofereça apoio, aconselhe sempre que necessário e ofereça treinamentos, como programas de liderança e coaching profissional, para que suas competências sejam aprimoradas. Tenha em mente que se seus liderados prosperam, você e a companhia prosperam também.
Além do que, uma vez que você desenvolve uma equipe de alta performance e que caminha de forma autônoma, você também tem mais tempo para buscar cursos e treinamentos para melhorar ainda mais o seu próprio desempenho profissional. Pense nisso!
3 – Compartilhe informações
Os seus colaboradores sabem o que precisam fazer, mas eles sabem para que eles realizam suas atividades? É necessário conscientizá-los sobre o que a empresa espera deles e porque suas atividades são importantes no contexto organizacional. É necessário que ele tenha a visão do todo e não somente daquilo que foi contratado para fazer.
O papel do líder é deixar claro o ponto no qual a empresa se encontra, quais são seus objetivos futuros e qual será o caminho a ser percorrido para chegar onde se espera. Compartilhe sua visão, ouça o feedback da equipe e alinhe seu time a respeito das estratégias e planos de ação. Colaboradores bem informados e alinhados ao propósito e planos da organização, abraçam o futuro da empresa como sendo seu, uma vez que se enxergam participando dele. O compartilhamento de informações, de maneira clara e honesta, aproxima as pessoas da empresa, alinha as expectativas e reforça o comprometimento delas com os projetos da companhia.
Vá além e melhore a comunicação na sua empresa como um todo. Incentive a troca de informações e a integração entre os diferentes departamentos. Crie espaços para que isto possa acontecer e desenvolva canais adequados e efetivos de comunicação interna.
4 – Confie na sua equipe
Se você é um líder que conhece sua equipe, ouve as opiniões, compartilha informações e desenvolve as potencialidades das pessoas da sua empresa, para que elas tenham capacidade de resolver problemas e agir de forma autônoma, não tem porque não confiar nelas, certo? Mas para que elas, de fato, hajam de forma autônoma você precisa dar espaço.
Confie nas pessoas que estão do seu lado e delegue tarefas. Estimule-os na tomada de decisões e na resolução de problemas operacionais. Quando você repassa tarefas para sua equipe, você demonstra confiança no colaborador e na capacidade que ele tem para desempenhar funções relevantes dentro da empresa. Além de facilitar seu trabalho e abrir brechas na sua agenda para tratar de demandas inesperadas, esta atitude motiva o colaborador e os torna cada vez mais engajados.
Porém, não perca estas tarefas de vista. Monitore a realização e esteja atento para agir no momento certo, caso necessário. Se preciso, intervenha, mas sempre de maneira amigável. Não faça críticas destrutivas e, de forma alguma, altere o tom de voz.
5 – Valorize os acertos
Valorize os acertos da sua equipe, parabenize pelos bons resultados alcançados e celebre os sucessos obtidos.
Muitas pessoas reclamam que, em seus empregos, seus superiores somente percebem seus erros e nunca reconhecem o que eles fazem de bom. Não deixe que isso aconteça na sua empresa. Lembre-se que quanto maior a motivação de seus colaboradores, melhor será seu desempenho e resultados.
6 – Admita seus próprios erros
Agora, também não adianta somente corrigir os erros dos colaboradores e não admitir quando o erro é cometido por você. Pense bem: você confia mais em uma pessoa que admite seus próprios erros e busca meios para que não volte a se repetir ou em uma pessoa que se omite ou tenta empurrar a responsabilidade de seus erros para outra pessoa? Então, ser colaborador pensa da mesma forma!
Os colaboradores acreditam, e tendem a seguir, líderes que assumem falhas e admitem quando estão errados. Isto porque, líderes que agem dessa forma demonstram humildade, humanidade, despertam admiração dos que estão a sua volta e são tidos como um exemplo a ser seguido pelos liderados.
Quer ver um exemplo de empresa que prima pelo modelo de liderança acessível? A Apetit é uma delas!
Nela, os líderes participam da vida profissional do colaborador desde o momento em que ele é chamado para a entrevista de emprego. Já no momento do recrutamento e seleção as lideranças diretas são envolvidas para que elas avaliem as potencialidades e as características comportamentais do candidato e vejam se ele, realmente, se enquadra no perfil esperado. Depois que o colaborador é contratado, o líder fica responsável pela apresentação do novo membro da equipe aos demais e a integração dele com a empresa e com as especificidades de suas funções.
O diálogo é estimulado de forma que, a qualquer momento, o colaborador pode se dirigir ao líder para tirar dúvidas, emitir sua opinião e contribuir para a melhoria dos processos da empresa. Inclusive, a opinião dos membros da equipe é levada em consideração no momento de definir o planejamento estratégico da empresa.
Não somente os líderes dos departamentos, mas também a presidente está aberta ao diálogo com os colaboradores. Por meio do ‘Fale com a Presidente’, colaboradores de qualquer parte do país podem enviar suas mensagens, sejam elas sobre o que for, para a presidente, que lê com atenção e responde a cada um deles. Ela também visita as unidades e faz questão de estar sempre em contato com as pessoas.
A Apetit oferece condições para que as pessoas estejam em constante desenvolvimento, independente da posição ou cargo que ocupam dentro da organização. A empresa possui uma universidade corporativa – UNIAP – na qual são oferecidos cursos presenciais ou à distância por meio do Portal Webeducação. O objetivo da criação destes canais de educação é possibilitar o crescimento profissional e o desenvolvimento pessoal daqueles que compõem a empresa. A Apetit também oferece um programa de desenvolvimento de lideranças, com o objetivo de formar futuros líderes.
Além disso, quando o colaborador desenvolve competências extras, e se destaca, ele tem a possibilidade de assumir novas responsabilidades e crescer em cargos dentro da empresa. Também são oferecidas menções honrosas e reconhecimento financeiro aos colaboradores que desempenham com excelência suas atividades.
A Apetit é uma empresa que se orgulha em cuidar das pessoas. Não é à toa que ela faz parte do hall das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil desde 2010. A empresa é, inclusive, premiada como a melhor empresa do segmento de alimentação corporativa para se trabalhar no Brasil. Prêmio este, concedido pelo Instituto Great Place To Work – GPTW.
Se você quiser saber mais sobre nossas práticas de liderança e gestão de pessoas, entre em contato conosco e agende sua visita. Ficaremos honrados em receber você!