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Como gerenciar restaurantes empresariais

A administração de restaurantes empresariais exige respeito pelo Cliente e compromisso com a entrega

Oferecer refeições não é uma tarefa tão simples quanto parece. Gerenciar restaurantes empresariais exige um alto nível de competência para lidar com o que as organizações têm de mais valioso: seus colaboradores. Mas, você já se perguntou como os fornecedores de alimentação administram as suas atribuições? Será que o almoço corporativo entregue está, de fato, atendendo as suas expectativas? Para responder essa questão, preparamos 10 passos que devem orientar o trabalho de soluções terceirizadas no segmento de refeições coletivas.

Variedade de cardápio e serviços

A rotina de trabalho pode ser intensa e ter à disposição um cardápio variado e equilibrado auxilia o colaborador no desempenho de suas funções. Tanto quanto sabor, as empresas de refeições coletivas precisam oferecer pratos balanceados e com alto valor nutritivo, tendo como base os princípios do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Claro que de nada adianta diversificar sem que primeiro haja qualidade nos serviços mais básicos. Se tratando de empresas terceirizadas de alimentação, é de vital importância fazer o simples bem feito antes de oferecer novas opções para o Cliente.

Na escolha do cardápio ideal é preciso considerar o histórico sociocultural de cada pessoa, respeitando a regionalidade e os hábitos alimentares dos usuários. Por esse motivo, os serviços da Apetit contemplam os diferentes públicos com pratos lights, grelhados e omeletes – para quem preza por uma rotina mais saudável – e opções como o Sabor & Gastronomia, com receitas criativas preparadas com sofisticação e excelência técnica.

Conheça todos os serviços da Apetit aqui.

Eventos especiais

Ok, entregar refeições de qualidade é o mínimo que se espera de um fornecedor de alimentação empresarial. Mas o que o seu contratado faz para quebrar a rotina dos funcionários? Quais campanhas ele realiza para a promoção do bem-estar?

Incluir eventos especiais dentro das empresas estimula o sentimento de pertença dos colaboradores, fazendo com que se sintam entusiasmados no ambiente de trabalho e, consequentemente, gerando aumento de produtividade.

Mensalmente a Apetit desenvolve diferentes dinâmicas para integrar e motivar os funcionários com restaurantes decorados em datas comemorativas e pratos típicos repletos de tempero e muito sabor.

Cronograma de atividades

Para que todos os termos acertados na negociação sejam cumpridos é fundamental que haja um cronograma de ações documentado. Desta maneira, a empresa consegue acompanhar o andamento das atividades e fiscalizar se o que foi prometido está sendo, de fato, entregue pelo fornecedor. As práticas envolvem desde eventos especiais até as práticas de cultura, lazer e saúde que serão realizadas nos restaurantes ao longo do ano.

O calendário geral deve incluir ainda campanhas de conscientização, comemorações empresariais e encontros regulares com o Cliente para que haja um alinhamento sobre a melhor forma de execução das atividades. Este detalhamento contratual deve fazer parte do compromisso assumido pelo seu fornecedor como sinal de respeito e responsabilidade organizacional.

Garantia de qualidade

Administrar restaurantes corporativos também exige um compromisso com a qualidade, principalmente no que diz respeito ao cuidado com os ingredientes. O fornecedor de alimentação precisa garantir a procedência dos produtos com padrões de controle baseados nas normas regimentais vigentes.

Para entregar o máximo de qualidade nos serviços que presta, a Apetit realiza o DSQ (Diálogo Semanal de Qualidade) com o intuito de capacitar seus colaboradores sobre procedimentos relacionados à segurança alimentar. Além disso, possui um Manual de Boas Práticas que descreve as operações específicas realizadas nas unidades, abordando temas de higienização, armazenamento, preparo e outros.

Outro instrumento de gestão usado é o GPA (Gestão Padrão Apetit), ferramenta de auditoria bimestral que abrange todas as áreas de interesse da empresa com foco na qualidade. Essa avaliação é feita em cada unidade pela Gerente de Área por meio de um aplicativo de celular que faz a conferência de todos os detalhes técnicos com possibilidade de registro fotográfico. Caso haja alguma irregularidade, é feito um plano de ação para corrigir a o quadro de maneira sistêmica e integrada.

Desenvolvimento técnico contínuo

Outro passo importante é aprimorar constantemente o quadro de colaboradores com capacitação técnica para proporcionar as melhores soluções em alimentação corporativa para o Cliente. Os profissionais da Apetit, por exemplo, participam do PDO (Programa de Desenvolvimento Operacional), composto por quatro treinamentos mensais, para que possam otimizar processos dentro das cozinhas.

Outra iniciativa de desenvolvimento é a implantação da Uniap (Universidade Corporativa Apetit) que permite que colaboradores possam estudar de graça independentemente da localidade com cursos online voltados para o aperfeiçoamento profissional e encontros presenciais na sede da instituição em Londrina (PR).

Essa questão, inclusive, vale para outros segmentos: você conhece os treinamentos que o seu fornecedor aplica aos funcionários? Manter-se atualizado no mercado de trabalho é fundamental para se destacar em meio a um cenário cada vez mais competitivo que exige o máximo de aproveitamento funcional.

Informação

Até então abordamos o básico que todo fornecedor de refeições corporativas deve seguir. Neste tópico e no seguinte iremos tratar de algo tão importante quanto: o diferencial competitivo. Servir alimentações coletivas em ambientes confortáveis é a obrigação de qualquer empresa do segmento. Ir além disso é o que irá fazer com que a companhia se destaque no mercado com soluções que vão de encontro com as necessidades de cada Cliente.

Um dos diferenciais da Apetit parte do princípio de informar. Informar não somente o próprio colaborador, mas também o usuário de seus serviços com iniciativas próprias como as do Bom Dia com Apetit, programa voluntário e sem custo ao cliente realizado mensalmente com os colaboradores das empresas que atendemos para tratar de assuntos relacionados à saúde. O programa aborda temas como sedentarismo, obesidade, hipertensão e ansiedade com o objetivo de promover a qualidade de vida por meio de mudanças simples de atitudes e hábitos alimentares. Os encontros são finalizados com um delicioso café da manhã e uma visita até a cozinha do restaurante.

Garantia de procedência e entrega


Para que todas as ações citadas até aqui possam de fato acontecer é essencial que os produtos cheguem até a cozinha dentro do prazo estipulado. É por isso que há alguns anos a Apetit verticalizou a sua cadeia de produção com a Unidades de Beneficiamento de Alimentos que garantem que os restaurantes sejam abastecidos com ingredientes de boa procedência e fracionados na quantidade ideal de cada unidade.
Este gerenciamento gera impactos positivos no meio ambiente e nos custos operacionais com a redução do desperdício alimentar e agilidade no pré-preparo dos pratos, com a certeza de que cada colaborador irá receber a mesma gramagem de comida, de acordo com o padrão contratual.

Segurança, saúde e meio ambiente


Tal como toda organização moderna, o fornecedor necessita ter um posicionamento sustentável perante a comunidade em que atua. Garantir um bom treinamento nas cozinhas industriais, por exemplo, reduz o risco de acidentes de trabalho e, consequentemente, eleva a reputação da companhia.
Atitudes de cuidado com as pessoas e o meio ambiente como as que a Apetit adota refletem positivamente na imagem da empresa contratante. É por isso que iniciativas como a do DICORe (Direcionamento Correto do Óleo Residual) são tão relevantes dentro do segmento de alimentação coletiva.

Satisfação do cliente


O passo mais importante, porém, é garantir o alto nível de satisfação dos clientes. Isso porque todos os esforços devem mirar na qualidade do que está sendo entregue, tendo como base uma sólida metodologia de análise para garantir a melhoria dos serviços prestados. É fundamental que haja um monitoramento constante dos indicadores de performance junto aos usuários para realinhar rotas e gerar valor dentro de uma parceria comercial.

Com frequência a Apetit analisa as informações obtidas por meio da Avaliação Mensal, Livro de Sugestões e Pesquisa de Opinião para garantir a estabilidade organizacional. Além disso, mantém um canal aberto de Relacionamento com o Cliente com telefone, e-mail e site pronto para atender qualquer unidade do Brasil. Esses indicadores são gerenciados pelo SAC (Sempre Atento ao Cliente) e pelo BSC (Balanced Scorecard) que levam todos os dados apurados em consideração na hora de avaliar os índices de performance.

São atitudes iguais a esta que fazem com que a Apetit conquiste 92% de Satisfação Global dos Clientes, marca alcançada por meio do comprometimento em proporcionar as melhores soluções em alimentação corporativa do país.

Reconhecimento do mercado


Por fim, é fundamental que haja uma pesquisa de mercado prévia sobre os potenciais fornecedores para que a empresa seja assertiva ao fechar um contrato de tamanha importância. Investigar se a cultura organizacional da companhia é compatível com a atuação do negócio é o que irá ditar o sucesso desta parceria.

A Apetit conquistou os selos de Melhores Fornecedores de RH e Great Place To Work pelo destaque no cuidado com as pessoas – seja Cliente ou público interno. Além disso, é signatária do Pacto Global da ONU e apoia os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs em inglês).

Com o propósito de proporcionar as melhores alternativas em serviços de alimentação e compilar todas as soluções citadas em um mesmo lugar, a Apetit desenvolveu o PAR (Planejamento Anual do Restaurante) que é um compromisso com as práticas que serão desenvolvidas ao longo do ano dentro das unidades. Mais do que um direcionamento técnico, este documento simboliza o respeito pelo Cliente e um modelo de gestão empresarial.

Gostou do conteúdo e quer fazer uma cotação para implantar um restaurante corporativo na sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

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