Pamela Manfrin e Luiz Sérgio Vieira comentam como os pilares do ESG são colocados em prática na companhia
Para o universo corporativo, esse conceito é sinônimo de sustentabilidade. ESG (Environmental, social and Governance) do inglês, traduzido para o português significa meio ambiente, social e governança. Ele foi criado no mercado financeiro como forma de medir os impactos que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas. A sigla surgiu pela primeira vez em 2004, em um grupo de trabalho do PRI (Principles for Responsible Investment), rede ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo convencer investidores sobre medidas sustentáveis. O ponto central é a incorporação de fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos.
Hoje em dia a reputação e credibilidade para as empresas está diretamente associada ao ESG. De acordo com uma pesquisa de consultoria feita pela The Boston Consulting Group, em 2017, as empresas que detêm um desempenho superior sobre as práticas de ESG apresentam margens de valorização mais altas do que as que não possuem grau de preocupação algum em incorporar tais práticas à organização. Aqui na Apetit essas práticas fazem parte da essência da nossa companhia. Confira:
Social: é sobre pessoas
Para conversar sobre o tema reunimos um elenco categórico: Pamela Manfrin, Diretora de Desenvolvimento e Luiz Sérgio Vieira, Gerente de Controladoria. Luiz Sérgio iniciou na Apetit em 2000 e, desde então, tem acumulado diversas experiências pelos setores em que passou. Hoje atua como Gerente de Controladoria e se descreve como um apaixonado pelo que faz, e entusiasta pela sua carreira dentro da Apetit.
Com um total de 22 anos na empresa, Luiz Sérgio destaca que o cuidado com as pessoas sempre foi uma prática da companhia, é um dos principais valores e está no DNA da Apetit: “Nós incentivamos as lideranças, sejam gerentes de unidade, administrativas e industriais a participarem de programas de desenvolvimento voltados não somente ao aprimoramento de competências técnicas, mas também no desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais, para que estejam capacitados sobre a cultura de respeito e de cuidado com os nossos colaboradores.”
O “S” de Social, do ESG, por sua vez, se refere à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Envolve preocupações com questões como: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Sobre a satisfação dos clientes, dentre outras ações, Pamela destaca o programa “Um Bom Dia com Apetit”, ação voluntária da companhia com o objetivo de despertar em nossos clientes a conscientização quanto a importância de uma alimentação responsável, consciente, saudável e sem desperdícios: “Isso reflete diretamente no conhecimento que nossos clientes têm em relação à sua nutrição. Acredito que, de certa forma, ações como essa expandem as fronteiras do nosso ambiente de trabalho, pois influenciam diretamente na comunidade.”
O “Um Bom dia com Apetit” é um programa realizado mensalmente em nossos restaurantes, em que são oferecidas palestras para os colaboradores dos clientes da Apetit escolhidos pelo gestor do contrato. Os temas apresentados abordam a saúde preventiva, tais como hipertensão, sedentarismo, obesidade, ansiedade, com o objetivo de promover qualidade de vida. A apresentação é finalizada com um café da manhã. Além disso, os participantes são conduzidos a uma visita à cozinha para conhecer de perto o funcionamento do restaurante e os procedimentos adotados pela nossa equipe de profissionais na elaboração das refeições.
Meio ambiente: pequenos e grandes atos
Como um dos pilares do ESG, refere-se às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio ambiente e sua atuação sobre temas como: aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
Consciente do nosso impacto social, ambiental e de governança junto aos stakeholders, a Apetit desenvolve políticas de atuação baseadas em cuidar de cada etapa, cada processo e cada pessoa envolvida em sua cadeia produtiva. Signatária do Pacto Global das Nações Unidas há mais de uma década, a companhia orienta seu olhar para todos os pontos de contato da companhia, seja na aquisição de insumos, no beneficiamento da matéria-prima, no descarte de resíduos, na cadeia logística, na gestão de pessoas pautada na ética, na escolha de fornecedores alinhados aos valores da companhia, no respeito e cuidado com as pessoas.
A respeito das etapas produtivas, a organização cunhou o termo FSPS – Full Smart Production System, em português Sistema Completo de Produção Inteligente, com o objetivo de descrever aos envolvidos e interessados como se dá o processo na prática.
Dentre as ações, destacamos algumas práticas como coleta seletiva e incentivo às campanhas de reciclagem, utilização de materiais recicláveis, biodegradáveis, duráveis e de reflorestamento, fomento à agricultura familiar, redução de resíduos orgânicos advindo das indústrias de beneficiamento, programa de descarte do óleo residual, eventos e iniciativas sociais em prol da preservação ambiental, combate ao desperdício de ponta a ponta entre outros.
Para Pamela, gerenciar recursos de forma inteligente está diretamente atrelado à consciência ambiental: “Precisamos pensar em gestão eficiente de recursos. Quanto mais recursos demandarmos, menos eficiente operacionalmente seremos. Se eu entrego mais do que deveria, isso será descartado e haverá perda. Portanto, cuidar do meio ambiente também faz sentido sob o aspecto econômico”. Em suma, Pamela enfatiza que agir de acordo com as práticas de ESG também reflete no resultado financeiro da companhia de forma positiva.
Outro ponto importante com relação a redução de impactos é a questão logística, sobre a qual Luiz Sérgio destaca os diversos controles dentro da empresa como o de consumo e de estoque, tanto dentro dos restaurantes, como dentro das indústrias e no centro de distribuição: “Temos uma distribuição que atende praticamente 95% das nossas operações nos restaurantes, com estudo de rotas para garantir máxima eficiência e frota dedicada utilizando o máximo de sua capacidade”.
Governança: uma questão de respeito e ética
A Governança Corporativa fomenta a descentralização das decisões e estimula o desenvolvimento de membros-chave da empresa, dando autonomia e agilidade nos processos organizacionais.
O modelo de gestão adotado pela Apetit estabelece equilíbrio entre o controle acionário familiar e uma base de lideranças executivas em áreas estratégicas. O efetivo exercício gerencial proporciona a condução correta dos negócios com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade social. Desta forma, é possível contribuir para a perenidade da companhia atuando em prol dos acionistas, colaboradores, clientes, parceiros e da comunidade em geral.
Além da presidência, acionistas e diretores, a companhia conta com comitês especiais formados por profissionais capacitados para orientar e validar ações que garantem a seriedade nos processos organizacionais. Estes comitês asseguram que todas as medidas e procedimentos estejam em perfeita harmonia com as normas vigentes e em conformidade com nosso código de ética.
Na Apetit, contamos também com um canal confidencial, ferramenta transparente e sigilosa auditada por empresa terceira. Sobre o canal, Luiz Sérgio ressalta: “Somente a área de compliance tem acesso às informações. A identidade dos envolvidos é preservada e as medidas corretivas levam em consideração os princípios da legalidade e da ética. Isso tem gerado um reflexo muito positivo para nós, do ponto de vista de transparência junto à sociedade, junto aos nossos clientes, colaboradores e fornecedores”.
Compliance significa estar em acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos. Sobre o tema, Pamela enfatiza sobre a importância de uma relação de respeito, transparência, ética e responsabilidade com os mais de 2000 colaboradores, situados em 11 estados brasileiros: “quando falamos em compliance dentro da estrutura da organização, estamos falando novamente em respeito e responsabilidade. É um ciclo virtuoso, de cuidado com as pessoas, recursos e meio ambiente”.
Todos os pilares do ESG estão interconectados e transparecem no sucesso da empresa. Cada um é interdependente e mantém a empresa sustentável em todos os sentidos – social, ambiental e econômico. A Apetit institui políticas e práticas para cada um destes pilares, que se transformam na Cultura Organizacional e que refletem na imagem da companhia. Pamela finaliza: “É esse ciclo virtuoso que gera muito mais segurança e confiança junto aos stakeholders, e perenidade para a organização. Isso posiciona a Apetit como uma empresa ética e justa no mercado.”