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Recrutamento alinhado à cultura e aos valores da empresa

Saiba como atrair os perfis desejados e reter talentos

O recrutamento alinhado aos valores da empresa é um aspecto fundamental para as organizações. As transformações que o universo do recrutamento tem tomado é um reflexo das mudanças sociais e do mercado de trabalho. Nesse contexto, o fit cultural tem se tornado um dos critérios mais importantes no processo de atração e seleção de talentos.

O fit cultural é justamente isso: o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato. O perfil do candidato deve estar de acordo e encaixar com o que é esperado na cultura organizacional de uma empresa. Os funcionários mais bem-sucedidos são aqueles que se enquadram na cultura organizacional, ou seja, os que têm fit cultural. Encontrar candidatos para uma vaga que se encaixe culturalmente é uma parte fundamental do processo de recrutamento.  

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se preocupar cada vez mais nos processos seletivos. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, o currículo em si, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga.

Sendo assim, o alinhamento à cultura organizacional é indispensável para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são diferentes entre as empresas. Então se adequar aos aspectos daquele ambiente engajam os colaboradores.

Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que um desligamento aconteça. Além disso, o próprio colaborador pode optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. E, assim também acontece com o recrutador.

Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Por isso, atentar-se ao fit cultural é um trabalho vital no RH da empresa. E isso começa desde o início. Na fase de atrair os candidatos. Existem aspectos que devem ser colocados no anúncio da vaga, por exemplo.

Afinal, depois, se não acontecer uma conexão entre o colaborador, sua função, colegas de trabalho e os valores da empresa, o cargo pode ficar vazio e a vaga precisará ser preenchida novamente.

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