Ferramenta do Grupo Dela Foods assegura queixas de clientes, colaboradores e fornecedores
Na busca constante por tornar o clima organizacional cada vez mais ético e justo, a Apetit e demais empresas do Grupo lançaram, em 2021, o Canal Confidencial. A ferramenta possibilita que clientes, colaboradores e fornecedores relatem fatos que não estão de acordo com o Código de Ética, missão, visão e valores da empresa, leis vigentes no Brasil, ou quaisquer outras situações em que se sintam desconfortáveis.
“A implantação do canal garante mais profissionalismo e independência na audição de denúncias. Isso reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social na apuração de fatos que não estão de acordo com nossas premissas” afirma João Santos, diretor de compliance e riscos da Apetit. “Transparência e respeito são valores que cultivamos em nossa empresa. E a criação deste canal mostra o cuidado com o nosso principal pilar de sustentação: as pessoas”, completa.
As empresas que contratam canais, como o Confidencial, buscam assegurar que os valores éticos e morais em que acreditam sejam preservados. Entre as denúncias mais comuns que costumam receber, estão situações como a de assédio, abuso de autoridade, corrupção, discriminação, furto e fraudes contábeis.
É preciso lembrar que estas ações são contrárias ao que Apetit acredita, já que a companhia respeita os colaboradores e a sociedade. Tem o comprometimento de sempre estimular o crescimento pessoal e profissional, compartilhar as oportunidades de desenvolvimento, além de maximizar o desempenho individual e da equipe.
“Quando enfrentamos desafios, a forma como nos comportamos é o que nos caracteriza. Nossas ações dizem ao mundo quem somos”, destaca a presidente da companhia, Marcia Manfrin. Ela completa: “Na Apetit, estamos sempre preocupados em melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o cada vez mais íntegro e livre de irregularidades”.
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COMO FUNCIONA?
Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o canal recebe os relatos, anônimos ou não, por meio de ligações telefônicas, site. São feitas perguntas base a respeito da situação. Após realizar o relato, o denunciante recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o status da investigação.
A denúncia é apurada e auditada por profissionais especializados das áreas de psicologia e do direito contratados por uma empresa terceirizada, independente e totalmente imparcial, a Contato Seguro. Depois, é enviada para o Comitê de Ética e, caso necessário, repassada ao Comitê de Compliance, para adoção de medidas legais.
Os fatos ocorridos, podem ser descritos de forma anônima. No entanto, mesmo quando o denunciante se identifica, sua identidade é mantida em sigilo. Cada relato recebe um código pelo qual são chamados dentro dos comitês.
No caso de relatos em que o processo de investigação necessite de maiores evidências, a Contato Seguro, por meio do protocolo informado ao denunciante, solicita os dados necessários. Dependendo do teor da denúncia, a não apresentação de evidências pode acarretar no arquivamento.
COMO FAZER A DENÚNCIA?
Os relatos podem ser feitos de maneira prática e ágil, sem burocracias, pelo telefone: 0800 800 6606. Se preferir, basta acessar a plataforma da Contato Seguro por meio do site da apetit, ou diretamente pelo endereço: contatoseguro.com.br/delafoods.
“O canal vem para fazer o bem para as pessoas. Ajude-nos a construir esse novo mundo. Faça o seu relato, faça a sua denúncia em nosso canal. Nós contamos com você, contem com a gente também”, finaliza o diretor de compliance, João Santos.
Fique tranquilo: não registramos o IP dos computadores, nem rastreamos os telefones de origem das ligações realizadas. Somos uma empresa independente e, por essa razão, garantimos o sigilo e a confidencialidade das denúncias que recebemos.