Uma ferramenta que auxilia nossos colaboradores na organização de suas experiências de trabalho dentro da companhia
Reflita por um minuto como geralmente se desenrola um processo seletivo, desde a descoberta da vaga até o momento da contratação. Provavelmente você pensou em um roteiro redondinho com a busca pela oportunidade, adequação do currículo, envio do documento, agendamento da entrevista e, se tudo correr bem, a tão desejada frase: você está contratado!
Normalmente é assim mesmo que os processos de contratação costumam acontecer, com algumas pequenas variantes no caminho, é claro. Mas entre estes passos está um desafio para a maioria das pessoas que é justamente e elaboração do currículo profissional. Se você busca uma posição no mercado de trabalho e sai disparando o mesmo arquivo para todas as empresas, saiba que esta não é a melhor alternativa.
Cada vaga possui as suas especificidades e por isso você deve expor as suas experiências que melhor se adequam a empresa e ao trabalho que está pleiteando. Se você passou por muitos trabalhos não há necessidade de expor todos eles, até porque o currículo deve ser sucinto e passar a informação de forma clara e objetiva. Caso a vaga desejada seja para operador de caixa, por exemplo, e você possui experiência na área então é justamente isso que deve estar no documento. Se não tiver trabalhado nesta função tente relacionar com outras atividades que exerceu que possam contribuir com a vaga que está buscando.
Um exemplo: você já teve experiência com atendimento ao público? Sim? Ótimo! Descreva esta experiência fazendo um paralelo com as funções que irá desempenhar, caso seja contratada. Agora se você trabalhou como auxiliar de limpeza não há necessidade de expor esta experiência para a oportunidade de operadora de caixa porque não há uma relação direta entre as duas atividades. Seria apenas preencher o espaço do documento com informações que não irão agregar valor ao currículo.
O que acontece, porém, é que muitas pessoas têm dificuldades em expor as suas experiências profissionais, ainda mais se o candidato possui pouca escolaridade. Então como resolver esta questão?
CARTEIRA DE CAPACITAÇÃO APETIT
A Apetit Serviços de Alimentação é uma organização engajada no cuidado com as pessoas. Desde 2009 entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, segundo instituto Great Place To Work, a companhia realiza diversas ações no intuito de promover o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Uma destas ações é a Carteira de Capacitação Apetit.
Este documento é similar a uma carteira de trabalho, mas possui um formato um pouco reduzido com espaços para que o funcionário possa ir preenchendo todos os treinamentos, cursos e experiências que tiver durante o período em que estiver atuando na empresa. Apesar da baixa rotatividade e satisfação elevada do público interno, é natural que os profissionais queiram buscar novas oportunidades ou precisem se desligar do trabalho por questões particulares.
Com esta carteira de capacitação o próprio gestor responsável registra e certifica as atividades ali descritas, inclusive promoções que venham a ocorrer durante o período de permanência do colaborador. Desta maneira, quando este funcionário for procurar outra oportunidade no mercado já possui um documento confiável que evidencia todas as experiências de trabalho, servindo como um diferencial competitivo.
Esta é uma maneira de zelar pelo bem-estar do time Apetit mesmo quando algum membro já não faz mais parte da empresa. A companhia entende que a vida é feita de ciclos e sabe que cada pessoa que passa por ela ajuda na construção de uma história de sucesso. É por isso que também quer contribuir com a trajetória profissional das pessoas que algum dia já fizeram parte da instituição como uma forma de carinho mútuo entre empresa e colaborador.
São atitudes iguais a esta que garantem que a empresa seja reconhecida no mercado pelo cuidado com as pessoas e seja referência no Brasil pelas boas práticas que perpetua. Caso queira saber mais sobre estes reconhecimentos, clique aqui.