fbpx

Como as empresas podem contribuir com o Pacto Global?

Conheça os 10 princípios propostos pela ONU que guiam o compromisso social das organizações

Derivado da Declaração Universal de Direitos Humanos, Declaração Internacional do Trabalho sobre Princípios e Diretos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, o Pacto Global é responsável por disseminar no mundo todo boas práticas entre as organizações sérias e engajadas com o bem-estar coletivo.

As empresas que adotam os 10 Princípios do Pacto Global em suas diretrizes se comprometem em agir dentro dos padrões éticos e legais com foco no desenvolvimento sustentável do planeta e, principalmente, na comunidade na qual está inserida. As ações podem ser locais, mas os impactos devem ressoar globalmente para atingir o máximo de pessoas possível por meio do exemplo e trajetória institucional ilibada.

Basicamente o Pacto Global leva em consideração quatro pilares: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em relação ao primeiro pilar as empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e assegurar que não haja violação dos mesmos. Um relatório aponta que 92% das organizações adotam políticas e práticas relacionadas ao pleno gozo destes direitos, sendo que mais da metade oferece treinamentos sobre o assunto com o intuito de conscientizar a equipe interna e gerar um sentimento de pertença entre os colaboradores.

Já em relação ao trabalho os esforços devem ser em abolir qualquer forma de exploração infantil e atividades forçadas ou análogas à escravidão, além de eliminar a discriminação no emprego e apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. Cerca de 85% das empresas signatárias do Pacto Global possuem políticas de combate ao preconceito e fomento à diversidade como forma de compartilhar uma cultura organizacional saudável e participativa.

O meio ambiente é valorizado pelas organizações que assumem os compromissos com o Pacto Global da seguinte maneira: apoio e desenvolvimento de ações preventivas de danos ambientais, promoção da responsabilidade ecológica e incentivo no desenvolvimento e difusão de tecnologia sustentável. Prezar pelos recursos naturais, além de ser uma atitude inteligente, gera resultados positivos para a companhia como economia e valorização institucional frente aos stakeholders.

Por fim, como forma de combater a corrupção as empresas devem elaborar diretrizes éticas que combatam todas as formas de ilicitudes, incluindo extorsão e propina. A Apetit, por exemplo, além de ter um Código de Ética próprio compartilhado entre todos os públicos de interesse, mantém o modelo de Governança Corporativa e auditoria interna e externa para garantir compliance e transparência. Desta maneira é reconhecida no mercado pelas boas práticas e mantém, ano após ano, o selo do Pacto Global cedido pela Organizações das Nações Unidas como evidência de responsabilidade social.

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos