Sobrou muito chocolate da Páscoa e não está conseguindo mais conter o desejo? Então este conteúdo é para você
Este curto período pré e pós Páscoa é marcado, entre outras coisas, pelo excesso de doces. É comum amigos, familiares e casais se presentearem com ovos de chocolate e as constantes promoções nas redes de supermercados praticamente obrigam que a gente se renda à tentação e acabe comprando ao menos uma barrinha para não passar em branco. O problema é quando a vontade por doces é constante fazendo com que nossa saúde seja prejudicada pelo excesso de açúcar e produtos industrializados.
É natural desejar uma guloseima de vez em quando e dar aquela escapadinha da dieta, mas quando isso passa a ser constante e beirando ao vício é provável que haja alguns fatores ocasionando tal comportamento que devem ser rapidamente revistos. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a controlar aquela vontade louca por doces.
Tenha opções mais saudáveis à disposição
A vontade por doces muitas vezes está associada com a impulsividade: do nada bate aquela vontade por um docinho e não costumamos parar para pensar sobre os malefícios desta ação. Por instinto pegamos o que estiver disponível na geladeira ou na mesa do trabalho, quase como se estivéssemos no piloto automático.
Para contornar esta situação tenha perto de você opções saudáveis como castanhas ou frutas e evite ter produtos industrializados em casa ou no ambiente de trabalho. Assim, caso bata aquela vontade incontrolável por doces, você vai ter que se contentar com o que tiver disponível. O desejo passa e, por consequência, seu corpo ainda recebe ótimos nutrientes.
Coma em intervalos menores
Em alguns casos a vontade por doces acontece porque ficamos um longo tempo sem comer. Neste momento nosso cérebro busca por opções pouco saudáveis porque elas costumam proporcionar uma falsa sensação de saciedade. Os doces, por exemplo, são repletos de açúcar e matam a fome de forma ágil, mas esse sentimento é apenas temporário e em pouco tempo o organismo começa a sentir vontade de ser novamente preenchido.
Uma boa saída é diminuir o intervalo entre as refeições e comer menos a cada vez. Ao invés de fazer um prato grande no almoço e só voltar a se alimentar no fim do dia, faça uma escolha mais leve e coma algo a tarde quando bater aquela fome. Nestes momentos vale utilizar a dica anterior e ter à disposição itens mais saudáveis.
Beba mais água
Muitas pessoas confundem fome com sede e, ao invés de se hidratarem, acabam optando por itens cheios de calorias. É comum encontrar pessoas dizendo que simplesmente esquecem-se de beber água durante o dia e a melhor maneira de contornar esta situação e deixar uma garrafinha perto durante todo o dia. Assim, sempre que bater o olho vai lembrar de tomar um gole d’água, mesmo sem estar necessariamente com sede.
Masque chicletes sem açúcar
Outra característica comum entre pessoas que sentem constante necessidade por doces é a ansiedade. Mais embaixo falaremos especificamente deste tema, mas uma forma de contornar temporariamente esta situação é trocar este vício por um menos nocivo como, por exemplo, o ato de mascar chicletes sem açúcar. Desta forma você mantém sua mente entretida com uma ação e muda o foco sem que haja prejuízos à sua saúde.
Inclua alimentos ricos em triptofano na dieta
Essa substância de nome difícil ajuda na produção da serotonina, conhecido popularmente como o hormônio do prazer. O ato de comer chocolates está muito relacionado a sensação de bem-estar desencadeada no corpo e o triptofano proporciona exatamente esta mesma sensação. Alguns alimentos recomendados são aveia, banana, canela maçã e grãos em geral.
Opte por chocolates mais amargos
Esta dica é para você que leu todo o texto até aqui com uma cara emburrada. Quer continuar se rendendo aos doces? Tudo bem. Mas que tal tentar algo novo e escolher chocolates mais escuros com porcentagem acima dos 70% de cacau?
Se você é um amante irredutível das opções ao leite ou até de chocolate branco, provavelmente vai estranhar um pouco no início. Mas é tudo uma questão de adaptação e em pouco tempo você irá se acostumar com este tipo de alimento. Com o tempo quem costuma comer chocolates mais escuros passa a considerar as demais opções muito doces, diminuindo gradativamente o seu consumo.
Variações com maior concentração de cacau são benéficas ao organismo pois contêm substâncias que fazem bem ao coração e menos gordura. O melhor de tudo é que aumentam a sensação de prazer e bem-estar ao organismo exatamente igual aos chocolates com leite ou branco com a vantagem de serem mais saudáveis.
Procure orientação profissional
Como dito anteriormente, a vontade incontrolável por doces pode estar associada a algum traço de ansiedade ou estresse. Por isso é recomendável procurar ajuda de um terapeuta para tratar estas questões e lidar com a causa e ao invés da consequência.
Vale a pena marcar uma visita a um nutricionista também para fazer alguns exames e verificar se há alguma deficiência nutricional em seu organismo que está te motivando a buscar por soluções menos saudáveis. Aliar estes dois profissionais vai conseguir te dar uma visão mais apurada do seu quadro e proporcionar melhor equilíbrio físico e mental para a sua vida.