O coelhinho da Páscoa já chegou e trouxe curiosidades deliciosas sobre o feriado
A Páscoa é comemorada em boa parte do mundo e é popularmente reconhecida pela tradição de trocar ovos de chocolates trazidos pelo… coelhinho? Quer saber como nasceu o feriado e como este animal fofinho ficou associado à comemoração? Então prepare sua cenoura… quer dizer, ovo de páscoa e fique ligado neste conteúdo que preparamos para você.
Mais conhecido como um feriado cristão, a Páscoa surgiu no antigo Egito e marca a libertação dos escravos conduzidos por Moisés, segundo a crença judaica. A palavra Páscoa significa ‘passagem’ e simboliza a transição e renovação espiritual.
Posteriormente a data ficou conhecida como o momento da ressurreição de Jesus Cristo conforme relatos da bíblia. A Páscoa cristã difundida na maior parte do ocidente acontece no primeiro domingo posterior à primeira lua cheia a partir de 21 de março ou, para simplificar, quarenta dias após o Carnaval – daí o nome quaresma. É por isso que cada ano é comemorado em um dia diferente.
E o que um feriado religioso tem a ver com ovos e coelhos?
Tudo está ligado às simbologias. Ovos guardam uma nova vida, logo pode ser encarado como um símbolo de nascimento e renovação e fazer um paralelo com o sentido original da palavra Páscoa. Em diversas partes do mundo as pessoas enfeitam ovos de galinha e os escondem pela casa para que as pessoas possam ir encontrando aos poucos.
Já os coelhos são relacionados com a fertilidade, pois costumam ter muitos filhotes ao longo da vida. Além disso, é um dos primeiros animais a serem avistados após um rigoroso inverno, simbolizando a passagem da estação para a primavera (conhecida pelo nascimento das flores e transformação da natureza). Vale lembrar que para nós no Brasil não há uma mudança muito brusca entre as estações, mas nos países mais ao norte do globo a entrada da primavera causa uma mudança brusca no cenário, com derretimento da neve e a vinda de um clima mais quente e agradável.
O chocolate, é claro, veio das ações que marketing para vender doces no feriado, ressignificando o conceito original do ovo e sua relação direta com a vida. Afinal, convenhamos, melhor receber um belo ovo de chocolate do que um simples ovinho de galinha, não é mesmo?