fbpx

Como funciona a pausa na dieta?

Descubra como aproveitar a escapadinha do regime sem peso na consciência

Acordar cedo, correr para a cozinha e tomar um suco verde rápido antes de ir para o trabalho. Durante a manhã uma frutinha fatiada e no almoço uma saladinha com uma proteína grelhada. A tarde algumas castanhas e no fim do dia uma sopinha rica em vegetais para dormir mais leve e amanhã recomeçar tudo de novo.

Você se identificou com esta rotina? Pois é, praticamente ninguém se identifica. Se você não tem uma vida de blogueira fitness, mas precisa começar uma dieta sem ter que se privar das gostosuras então este conteúdo é para você.

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que a dieta ideal é determinada de acordo com o seu organismo e precisa ser elaborada por um nutricionista. Sendo assim, não nos atentaremos aos alimentos que você deve incluir ou excluir do seu dia a dia, mas sim dar algumas dicas básicas sobre como ter uma relação mais saudável com a comida.

Se você está passando por um processo de reeducação alimentar pode ser difícil abandonar certos hábitos, principalmente os relacionados a ingestão de alimentos mais calóricos e vistos como gostosos. Chocolate, pizza, refrigerante, frituras de uma forma geral… Todos estes alimentos são ricos em açúcares e carboidratos ruins se consumidos em excesso. Logo a regrinha de ouro é o equilíbrio.

Isto porque, em geral, a restrição gera compulsão. O que isso significa? Que se você cortar radicalmente estes itens da sua vida o seu corpo irá sentir o impacto e será muito provavel que você acabe sabotando a dieta e, em muitos casos, comendo até mais do que se não estivesse em um regime alimentar. Para que isso não ocorra muita gente recorre ao dia de pausa na dieta – ou como muitos conhecem ‘dia do lixo’.

Funciona da seguinte maneira: você se compromete a ter uma alimentação mais equilibrada, adota um estilo de vida saudável e escolhe apenas um dia durante a semana para comer aquilo que geralmente fica de fora do seu cardápio. Desta maneira você não corta totalmente estes itens e incentiva-se a comer de forma mais regrada na maior parte do tempo. Geralmente as pessoas optam por escolher o final de semana para dar esta escapadinha da dieta, mas cabe a você escolher o dia que melhor se adequa ao seu perfil.

Alguns profissionais da saúde não gostam desta dinâmica porque pode gerar a sensação de recompensa e passar a impressão de que alimentação saudável é ruim e que comidas mais gordurosas são as melhores – o que não é verdade.

A ideia é reeducar o nosso cérebro a apreciar alimentos que em geral são desvalorizados pelo nosso paladar e, de quebra, reduzir o consumo de produtos prejudiciais ao nosso organismo. Até que haja esta mudança de paradigma esta pausa na dieta pode ser uma alternativa interessante para que você dê o primeiro passo na conquista de uma rotina equilibrada. Vale a pena tentar.

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos