Conheça alguns diferenciais que as principais empresas do país estão usando para deixar os colaboradores motivados
Quem acompanha os noticiários nos últimos anos deve ter a impressão de que as empresas não possuem dificuldades em encontrar profissionais devido aos altos índices de desemprego no país. Afinal, se há tantas pessoas procurando trabalho deve ser fácil escolher alguém para ocupar uma vaga, não é mesmo? O problema é que o grande volume de pessoas procurando emprego não é equivalente à demanda por mão de obra qualificada, fazendo com que bons colaboradores sejam escassos e muito disputados no mercado. O que fazer então para atrair (e manter) membros valiosos para sua equipe?
Antes de tudo vamos desmistificar um termo muito comum quando pensamos em manter um profissional ligado à empresa: a palavra ‘retenção’. O verbo reter, segundo o dicionário, significa não deixar escapar. Opa! Se o seu funcionário está tentando escapar da sua companhia há algo de muito errado na sua cultura organizacional. Neste caso o melhor que se pode fazer é deixa-lo ir ao encontro de um emprego onde ele possa se sentir mais feliz e realizado. Nenhuma empresa deve pensar em reter o funcionário, por mais valioso que ele seja para a companhia. O que pode – e deve- é oferecer um ambiente acolhedor e benefícios que vão além de um bom salário.
Não estou dizendo salário não seja um fator determinante para algumas pessoas. Uma proposta alta com alguns dígitos extras no holerite com certeza faz encher os olhos de muita gente. O que quero deixar claro é que os benefícios corporativos podem ser determinantes na avaliação de um candidato já que é comum a equiparação de salários para funções equivalentes em empresas do mesmo porte e segmento. Na balança de prós e contras, as organizações que possuem diferenciais mais condizentes com o perfil dos candidatos saem na frente.
Entre os principais benefícios corporativos que podem ser vistos como diferenciais estão: jornada de trabalho flexível, alimentação dentro da empresa e convênios com clubes e academias de ginástica.
O primeiro benefício vem ganhando cada vez mais adeptos com a adesão de banco de horas e home office. Ter uma jornada mais independente permite que o colaborador possa se dedicar a outros projetos e estabelece um senso de confiança entre empresa e empregado. Desta maneira, caso necessite resolver algum compromisso pessoal não é necessário ficar se justificando ou, como acontece muitas vezes, inventar uma desculpa para o chefe. Profissionais mais jovens costumam enxergar com bons olhos esta independência de horários, pois não costumam mais se enquadrar naquele velho esquema de ficar preso em um escritório o dia todo como ainda é comum para a maioria das pessoas.
O segundo diferencial diz respeito à oferta de melhor qualidade de vida para os colaboradores. O Governo Federal lançou há alguns anos o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) justamente com o intuito de fomentar que as empresas ofereçam refeições equilibradas para os funcionários a fim de elevar os índices de satisfação com impactos positivos na saúde dos cidadãos.
Empresas de alimentação corporativa como a Apetit são especializadas em oferecer cardápios completos e variados, além de projetar todo o espaço destinado ao momento das refeições e realizar eventos especiais para quebrar a rotina organizacional. Este tipo de ação, além de aumentar consideravelmente a produtividade da equipe, ainda faz com que o colaborador não precise se deslocar durante o almoço ou jantar e nem perder tempo preparando comida na véspera do expediente. Profissionais que buscam praticidade e valorizam o bem-estar enxergam este benefício como diferencial e podem usar este critério na decisão pela vaga ideal de emprego.
O melhor de tudo é que as companhias que oferecem este tipo de serviço aos colaboradores podem usufruir de isenção fiscal e ainda desafogar o fluxo de trabalho da equipe de suprimentos e recursos humanos ao optarem pela terceirização do restaurante empresarial.
Conheça aqui outros diferenciais da implantação deste serviço nas organizações.
Por fim, um outro diferencial são os convênios com clubes e estabelecimentos de lazer para que os funcionários possam usufruir de bons momentos fora do expediente. Estimular o uso de academias ainda pode motivar que os colaboradores optem por uma vida mais ativa, reduzindo os afastamentos por motivos de saúde e o absenteísmo. Há inúmeras opções viáveis para as companhias com custos reduzidos e possibilidade do trabalhador pagar metade do valor mensal e a empresa arcar com a outra parte.
Em resumo, para atrair bons membros para a sua equipe é necessário oferecer as melhores condições possíveis para que profissionais talentosos desejem atuar na sua empresa e se dediquem ao crescimento dela. Cabe sempre investigar quais os anseios que estes colaboradores possuem e, na medida do possível, oferecer um conjunto de benefícios que faça sentido para ele.
Quer saber mais sobre o universo corporativo? Então clique aqui e acesse nossos conteúdos exclusivos.