fbpx

Dietas milagrosas: saiba os riscos que elas causam para a saúde

Os riscos em seguir uma dieta sem fundamento e acompanhamento de um profissional

“Perca peso em menos de uma semana!”. Sabe aquela receitinha milagrosa para acabar com alguns quilos indesejáveis? Ou aquela dieta que diz que para emagrecer é necessário não comer quase nada? Pois é comum nos depararmos com esse tipo de promessa, mas não é nada comum que elas funcionem. Pelo contrário, muitas delas não são informações de especialistas e, ao invés de te ajudar, podem acabar prejudicando a sua saúde.

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem sempre ser magro é sinônimo de ter saúde. Por isso, é importante fazer exames de rotina para verificar como estão os níveis de colesterol, triglicerídeos, tireoide, entre outros, para saber como o seu corpo está trabalhando. Hoje falaremos sobre o perigo dessas dietas milagrosas e a importância de ter uma alimentação saudável.

Dietas controladas por nutricionistas são diferentes daquelas passadas por pessoas que não têm uma especialização no assunto. As controladas são dietas em que você come em pequenas quantidades, respeita os intervalos e mastiga bem os alimentos. Já as dietas milagrosas, normalmente, vendem receitas genéricas que não condizem com a realidade do seu organismo.

É possível manter uma dieta saudável comendo muitas comidas saborosas e gostosas. Um exemplo clássico é o carboidrato visto como vilão da história. Porém, você sabia que não há a necessidade de eliminar todos os carboidratos, fibras e gorduras que algumas receitas pedem para fazer? Na realidade, dependendo da necessidade do seu organismo, a longo prazo, essa falta pode até mesmo colocar em risco a sua saúde.

Alguns sintomas, como fraqueza, cabelos quebradiços, unhas enfraquecidas, pele ressecada, cansaço e tonturas, podem ser sinais de uma carência nutricional. Outro ponto importante é que quando a dieta é feita sem acompanhamento médico pode causar efeito reverso, como o ganho de peso ao invés da perda, já que o metabolismo pode desacelerar. Além disso, também pode acontecer o efeito “sanfona”, quando a pessoa emagrece e ganha peso muito rápido, muito comum em pessoas que vivem iniciando e parando dietas sem orientação profissional.

Recomendações

É recomendável que se procure um profissional antes de começar uma dieta, pois as encontradas na internet sem embasamento científico podem acabar sendo um risco para a saúde.

Informe-se com um especialista sobre os alimentos e sobre a sua alimentação. A reeducação alimentar é o primeiro passo para melhorar a sua saúde.

Acrescente em suas refeições do dia a dia carboidratos integrais, frutas, verduras, legumes, proteínas e gordura na quantidade correta! Além disso, evite ficar muitas horas sem comer, pois isso irá aumentar a fome e o volume do que será ingerido no momento da refeição. É fundamental aliar esses novos hábitos alimentares com uma rotina mais ativa de exercícios físicos.

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos