Um prêmio para organizações que empoderam as mulheres e promove a equidade de gênero em todas as instâncias do negócio
O princípio da transparência é visto por muitos como símbolo de moralidade organizacional. Afinal, se uma empresa se dispõe a evidenciar sua própria cultura, significa que ela adota boas práticas de mercado, não é mesmo? Nem sempre!
Uma companhia transparente expõe a rotina e valores compartilhados entre colaboradores, mas o resultado desta exibição só será positivo se as ações da empresa também forem positivas. Do contrário, a organização irá apenas transparecer as próprias falhas e fragilizar a perenidade dos negócios.
Ok, mas como ser uma empresa WEPs pode ajudar nesta questão?
Antes de mais nada, vale contextualizar o que representa este reconhecimento. Women’s Empowerment Principles (WEPs), ou Princípios de Empoderamento das Mulheres em tradução livre, é uma iniciativa reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vinculada ao Pacto Global. A certificação também tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com financiamento da União Europeia (EU). O objetivo deste prêmio é estimular a implantação de equidade de gênero dentro das empresas. Na prática isso significa promover a inclusão feminina no mercado de trabalho, não discriminar pessoas por gênero ou orientação sexual, nivelar salários e benefícios entre homens e mulheres de mesma hierarquia profissional e estimular as diferenças com respeito mútuo dentro e fora do ambiente corporativo.
Para participar da premiação é preciso passar por uma criteriosa auditoria externa que valida as informações apresentadas no momento da inscrição. O auditor responsável visita todas as companhias participantes e documenta práticas que compactuam com o discurso institucional. Assim, não basta que a empresa se posicione de forma ética, é necessário comprovar todas as ações executadas em prol das mulheres.
A transparência, neste caso, valida o discurso corporativo. Ser uma empresa WEPs é assumir um posicionamento correto em consonância com as boas práticas de mercado. Empresas que adotam uma política de inclusão são bem vistas entre os stakeholders e inspiram outras organizações na construção de uma cultura justa e não-excludente.
Estabelecer parcerias com instituições que possuam este reconhecimento é sinônimo compromisso social. Firmar vínculos com organizações WEPs permite a troca de experiências com possibilidade de incorporação dos valores premiados pela ONU.
APETIT É OURO NO PRÊMIO WEPs 2019 PROMOVIDO PELA ONU
Para conquistar o prêmio a empresa participante precisa comprovar que segue os sete princípios de empoderamento das mulheres. São eles:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
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