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Qual a importância da categoria FALAR para o instituto GPTW?

Conheça um dos nove pilares avaliados pelo instituto Great Place To Work para eleger as Melhores Empresas Para Trabalhar

O Instituto Great Place To Work (GPTW) é um renomado órgão responsável por validar práticas em prol de pessoas dentro do ambiente corporativo em diversos países do mundo. Ao todo são nove os princípios avaliados que balizam os atributos que, segundo o instituto, caracterizam uma excelente empresa para se trabalhar. Entre estes princípios está o FALAR que simboliza a difusão de valores e estimula a transparência entre líderes e liderados. 

Hoje vamos entender um pouco mais sobre como este preceito se entrelaça na rotina organizacional e como ele pode ser usado em benefício dos negócios.

Falar para integrar

Há uma máxima que afirma que somos responsáveis pelo que dizemos, mas não pelo que é entendido. Isso não é verdade, pois é preciso considerar uma série de fatores para garantir que a mensagem chegue até o público da maneira mais clara possível. 

Para que o conteúdo seja melhor assimilado é fundamental construir canais estratégicos de comunicação para garantir que cada um receba a informação desejada sem prejuízo no percurso. Quais prejuízos seriam esses? Informações incompletas ou deturpadas por terceiros, por exemplo. 

Escolher os meios mais adequados para a empresa se comunicar permite que todos os envolvidos tenham à disposição o essencial para realizar as suas funções. Mais do que isso, permite que os colaboradores, desde o presidente até o estagiário, saibam aonde a empresa deseja chegar, fomentando, assim, o sentimento de pertença entre indivíduos. 

Pense na sua companhia. Será que todos os trabalhadores sabem quais as metas organizacionais? Será que os funcionários conhecem a cultura da empresa ou estão apenas cumprindo um script de trabalho imposto pelos gerentes? Refletir sobre estas questões pode fornecer um bom panorama do clima interno com pontos a serem melhorados.

Falar para construir

Uma vez que todos tenham acesso às informações, é hora de pensar no conteúdo difundido nestes canais de comunicação. Qual mensagem a empresa quer passar? Quais sentimentos deseja despertar? 

A construção de uma marca forte passa antes pelo crivo interno das instituições. O colaborador deve ser encarado como o primeiro cliente da empresa e, por isso, o esforço em transmitir uma mensagem positiva deve ser o mesmo destinado ao consumidor final. Para isso, estabeleça alguns pontos-chave para serem trabalhados nas comunicações – sejam elas formais ou informais. Evidencie a missão, visão e valores da organização e demonstre interesse pela vida dos colegas de trabalho. 

Falar não é apenas despejar um discurso enlatado em cima dos funcionários, mas também possibilitar que os canais estejam abertos para transmitir e receber comunicações com a mesma intensidade, tendo certeza de que as mensagens estão chegando até os interessados e compreendidas em suas totalidades. 

Falar para desenvolver

Discurso difundido + mensagem absorvida = cultura unificada. 

Uma cultura unificada é equivalente à sinergia entre equipes que, em consequência, leva a um maior nível de produtividade. Essa equação simples revela como os negócios só tendem a ganhar quando há um alinhamento entre o que é dito e o que é absorvido entre os colaboradores.

Parece fácil expondo desta maneira, mas otimizar os fluxos de comunicação é um desafio diário que precisa de constantes ajustes para se adequar à realidade. A Apetit Serviços de Alimentação, presente há dez anos no ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, recebeu recentemente o troféu destaque na categoria FALAR do Instituto Great Place To Work na categoria estadual. Este princípio de comunicação plena entre todos os colaboradores permitiu o reconhecimento do mercado e possibilita que, ano após ano, a companhia esteja entre as campeãs em âmbito nacional.

Para disseminar a cultura entre o público interno a empresa realiza reuniões constantes, envios de e-mails e mensagens em redes sociais, vídeos comunicativos, sorteios, painel de informações, feedback de lideranças e uma grande convenção anual que reúne colaboradores de todo o país para celebrar e planejar juntos as estratégias para o próximo período.

Caso queira saber mais sobre as práticas realizadas pela Apetit clique aqui e faça parte do programa Portas Abertas da companhia. 

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