O desenvolvimento sustentável é peça-chave no sucesso das organizações no atual cenário social
Sustentabilidade e eco-friendly são dois termos em alta no universo corporativo. Cada vez mais as empresas entendem a responsabilidade que possuem perante o meio ambiente e a comunidade em geral e, por isso, adotam medidas que minimizam o impacto de suas ações na natureza.
O que acontece, porém, é que muitas organizações utilizam um discurso ambiental apenas para se posicionarem eticamente no mercado sem, de fato, incorporarem estes princípios na cadeia de valor. Evidenciar-se como uma empresa ecorresponsável apenas quando é conveniente é uma jogada arriscada em nossa sociedade hiperconectada onde toda informação pode ser facilmente contestada. A perda de credibilidade gera enormes prejuízos financeiros com ações de boicote e, em alguns casos, até mesmo sanções legais.
Ser uma empresa amiga do meio ambiente significa preocupar-se com todas as frentes do negócio e repensar atitudes nocivas ao bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável. Cabe às lideranças o papel de orientar suas equipes sobre as boas práticas organizacionais para fazer valer a cultura que preza pela harmonia socioambiental. Esses princípios devem permear todos os departamentos para fomentar o engajamento entre os profissionais que irão colocar na prática tudo aquilo que a empresa prega no dia a dia.
Com os índices de poluição e desmatamento cada vez mais alarmantes, as pessoas passaram a adotar hábitos mais sustentáveis a fim de não agravar ainda mais estas questões. O consumidor moderno busca mais do que a simples qualidade do produto ou serviço oferecido: ele anseia por marcas que se alinhem ideologicamente e demonstrem real interesse em temas sociais.
E engana-se quem acredita que rever processos em prol do meio ambiente envolve custos ou perda de produtividade. Nas cozinhas industriais da Apetit, por exemplo, o investimento na verticalização da cadeia produtiva trouxe autonomia gerencial e redução do desperdício de água e ingredientes. Isso porque os alimentos já chegam na porção ideal para cada restaurante graças às industrias próprias de beneficiamento de carnes e vegetais. Assim, há uma diminuição de água de até 60% durante o preparo e economia de energia elétrica. Além disso, como os vegetais já chegam descascados até as unidades, há menores índices de acidentes de trabalho e aproveitamento integral dos produtos, eliminando resíduos e o acúmulo de lixo orgânico.
Estas vantagens são vistas como valor para os clientes da Apetit, o que permite maior credibilidade dentro do segmento e maior satisfação entre o público de interesse. Além disso, há diminuição de custos operacionais com a redução de desperdício e estabilidade financeira, pois a empresa não fica refém da oscilação de preços para a compra dos insumos utilizados.
É possível notar, portanto, que ser uma empresa amiga do meio ambiente gera benefícios para a sociedade e, principalmente, para a própria organização que passa a ter mais notoriedade frente aos concorrentes e ainda pode diminuir custos e aumentar o lucro dos negócios.
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