fbpx

Descubra como ser uma empresa amiga do meio ambiente

O desenvolvimento sustentável é peça-chave no sucesso das organizações no atual cenário social

Sustentabilidade e eco-friendly são dois termos em alta no universo corporativo. Cada vez mais as empresas entendem a responsabilidade que possuem perante o meio ambiente e a comunidade em geral e, por isso, adotam medidas que minimizam o impacto de suas ações na natureza. 

O que acontece, porém, é que muitas organizações utilizam um discurso ambiental apenas para se posicionarem eticamente no mercado sem, de fato, incorporarem estes princípios na cadeia de valor. Evidenciar-se como uma empresa ecorresponsável apenas quando é conveniente é uma jogada arriscada em nossa sociedade hiperconectada onde toda informação pode ser facilmente contestada. A perda de credibilidade gera enormes prejuízos financeiros com ações de boicote e, em alguns casos, até mesmo sanções legais.

Ser uma empresa amiga do meio ambiente significa preocupar-se com todas as frentes do negócio e repensar atitudes nocivas ao bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável. Cabe às lideranças o papel de orientar suas equipes sobre as boas práticas organizacionais para fazer valer a cultura que preza pela harmonia socioambiental. Esses princípios devem permear todos os departamentos para fomentar o engajamento entre os profissionais que irão colocar na prática tudo aquilo que a empresa prega no dia a dia. 

Com os índices de poluição e desmatamento cada vez mais alarmantes, as pessoas passaram a adotar hábitos mais sustentáveis a fim de não agravar ainda mais estas questões. O consumidor moderno busca mais do que a simples qualidade do produto ou serviço oferecido: ele anseia por marcas que se alinhem ideologicamente e demonstrem real interesse em temas sociais. 

E engana-se quem acredita que rever processos em prol do meio ambiente envolve custos ou perda de produtividade. Nas cozinhas industriais da Apetit, por exemplo, o investimento na verticalização da cadeia produtiva trouxe autonomia gerencial e redução do desperdício de água e ingredientes. Isso porque os alimentos já chegam na porção ideal para cada restaurante graças às industrias próprias de beneficiamento de carnes e vegetais. Assim, há uma diminuição de água de até 60% durante o preparo e economia de energia elétrica. Além disso, como os vegetais já chegam descascados até as unidades, há menores índices de acidentes de trabalho e aproveitamento integral dos produtos, eliminando resíduos e o acúmulo de lixo orgânico. 

Estas vantagens são vistas como valor para os clientes da Apetit, o que permite maior credibilidade dentro do segmento e maior satisfação entre o público de interesse. Além disso, há diminuição de custos operacionais com a redução de desperdício e estabilidade financeira, pois a empresa não fica refém da oscilação de preços para a compra dos insumos utilizados. 

É possível notar, portanto, que ser uma empresa amiga do meio ambiente gera benefícios para a sociedade e, principalmente, para a própria organização que passa a ter mais notoriedade frente aos concorrentes e ainda pode diminuir custos e aumentar o lucro dos negócios.

Quer saber como a sua empresa pode se atualizar e ainda otimizar a rotina organizacional? Então veja os conteúdos exclusivos que preparamos em nossa trilha do conhecimento.

  1. Como implantar a cultura de inovação nas empresas
  2. Diferença entre gerações no trabalho: conflito ou oportunidade?
  3. Porque ser uma empresa voltada às pessoas?
  4. Saiba como a diversidade nas empresas beneficia os negócios

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos