Que muitos alimentos possuem benefícios para a saúde, disso você já sabe, agora veja quais são os mais indicados nesse caso:
Uma pesquisa britânica indicou que quase 45% dos diagnósticos de câncer no mundo poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis que incluem desde a prática regular de exercícios físicos até uma dieta equilibrada. Mesmo em casos onde há predisposição genética para o desenvolvimento da doença, adotar um estilo de vida sadio pode contribuir com a prevenção e aumentar as chances de cura.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres e, por este motivo, é fundamental que haja uma conscientização acerca do diagnóstico precoce com o autoexame e visitas médicas regulares, principalmente após os 35 anos. Além disso, há diversos alimentos que são verdadeiros aliados no combate à doença que devem ser inseridos na rotina. Descubra quais são estes itens abaixo:
Cenoura
Além de fazer muito bem para a pele, este alimento possui betacaroteno que protege o DNA contra a oxidação que contribui para o aparecimento de tumores. Consumir em média duas porções por dia do vegetal pode reduzir em até 17% os riscos de desenvolvimento do câncer de mama.
Peixe
Que peixes são ricos em ômega-3 você já deve saber, mas o que você provavelmente não sabe é que este elemento atua nas membranas celulares impedindo o crescimento de tumores. Além disso, peixes de água salgada – como sardinha e atum – são ricos em vitamina D que retarda o crescimento de celulares cancerígenas.
Romã
A polpa desta fruta possui uma substância que inibe a produção de estrogênio que pode desencadear o surgimento de câncer. Desta maneira, ela controla as taxas hormonais e ainda proporciona efeito simular ao de medicamentos usados no controle da doença.
Brócolis
O brócolis possui um fitoquímico chamado de sulforafano que combate as células cancerígenas sem agredir as saudáveis. Esta substância também fortalece as moléculas protetoras no tecido mamário e auxilia na desintoxicação do organismo. A recomendação é que este alimento esteja presente na dieta ao menos uma vez por semana para contribuir com a prevenção da doença.
Melancia, Morango e Tomate
Estes três alimentos possuem uma característica em comum: são ótimas fontes de licopeno responsável por proteger as células contra radicais livres e contribuir com o sistema imunológico. Dentre estes destaca-se o tomate que possui a maior concentração da substância, principalmente na forma de molhos.
Uva
Esta deliciosa fruta possuem uma boa dose de flavonoides que retarda o crescimento do tumor e também resveratrol que combate a produção excessiva de estrogênio e ainda impede o crescimento de vasos sanguíneos por onde o tumor costuma se espalhar.
Vale ressaltar que estes alimentos por si só não irão surtir um resultado positivo caso os seus hábitos não sejam profundamente mudados. Reduzir o consumo de embutidos e frituras e exercitar-se com frequência também são fundamentais para prevenir o câncer de mama e muitas outras doenças incluindo hipertensão, colesterol e diabetes.
Caso queira saber mais sobre os cuidados com a saúde feminina, clique aqui.