fbpx

Saiba como ajudar quem está sofrendo de depressão

Com atitudes simples você pode fazer a diferença na vida de alguém 

Setembro é o mês de valorização da vida e de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental – tema ainda delicado para muita gente. Falar sobre os cuidados relacionados à mente humana é um grande tabu, principalmente entre as pessoas mais velhas, mas é preciso ter um novo olhar sobre o assunto. Os índices de depressão e suicídio estão cada vez mais alarmantes no mundo todo e saber o que dizer nestas situações é fundamental para ajudar no combate à doença.

O maior problema da depressão é o preconceito e a ignorância da sociedade. O depressivo, ao contrário do que muitos acreditam, não quer chamar atenção e tampouco é fraco. A depressão é um disturbio químico no cérebro que deve ser tratado com remédios, terapia e apoio de amigos e familiares – e é neste ponto onde você pode fazer toda a diferença!

Os primeiros sinais relacionados à doença é o isolamento aliado com tristeza, desânimo e melancolia constantes. É preciso respeitar o espaço de cada um e não forçar uma aproximação, porém é muito importante que você se mostre aberto ao diálogo e que demonstre preocupação sincera sobre como a pessoa está se sentindo. Mostre que não há do que se envergonhar e motive a busca por ajuda profissional, mas sem nunca demonstrar agressividade nesta sugestão.

Os sintomas relacionados à doença variam muito, mas outras caractériscas comuns são a irratabilidade, insônia ou cansaço regular, mudança de hábitos alimentares, perda ou ganho de peso repentina e consumo exagerado de ácool ou outras substâncias viciantes. Logo que notar algum destes indicios, tente ser sutil e ajude a pessoa a retomar a rotina de antes de forma gradativa. Faça elogios e demonstre que ela é importante. Essa injeção de ânimo ajuda a elevar a autoestima e faz com que o doente se sinta valorizado.

Jamais compare o estado dela com o de outra pessoa, afinal cada um reage de acordo com as próprias experiências. Além disso, nunca minimize o sofrimento alheio ou diga que basta querer ficar bem para melhorar. Não é assim que funciona! Exercite o sentimento de empatia e ajude com pequenas tarefas rotineiras. E acima de tudo: tenha paciência!

O tratamento da depressão é lento e necessita de esforços diários tanto de quem sofre deste mal quanto das pessoas ao redor. Procure ajuda profissional o quanto antes e pesquise cada vez mais sobre a doença.

Caso esteja passando por esta situação e queira conversar com alguém de forma sigilosa disque o 188 para falar com o CVV (Centro de Valorização da Vida) ou clique aqui para conversar com algum atendente no chat. O atendimento é 24 horas e acontece de forma anônima. Você pode ser ouvido!

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos