O estimulo dentro do ambiente de trabalho pode gerar ideias inovadoras e benefícios tanto para a empresa quanto aos colaboradores
Sua empresa possui um ambiente estimulante no qual as pessoas são desafiadas a crescer? Se sim, ótimo! Saiba que você está no caminho certo. Se não, cuidado! É hora de repensar a estratégia da sua empresa no que tange os colaboradores. Ao longo do texto iremos te mostrar o porquê.
O ser humano é movido por desafios
Desde os primórdios, o que move e impulsiona o homem são os desafios. Isto desde a época das cavernas. Os grandes feitos e descobertas só foram possíveis pelo mesmo motivo. Desafiados pela descoberta do que havia além-mar, navegadores se aventuraram em expedições para explorar o mundo. Desafiados por problemas que até então não tinham solução, inventores se sentiram instigados a criar mecanismos que pudessem resolvê-los. Desafios e criatividade têm uma relação intrínseca muito forte!
Nossa vida pessoal é toda movida por desafios: ingressar na faculdade, comprar um carro novo, adquirir a casa própria, encontrar um grande amor, constituir família, encontrar o emprego dos sonhos… na vida profissional não poderia ser diferente.
Não se trata somente de pagar as contas
A maioria das pessoas que procura por um trabalho não está em busca somente de um salário compatível com suas atividades, está em busca de significado, de propósito, de paixão. Elas querem acordar pela manhã e realizar um trabalho que tenha valor, tanto para elas quanto para aqueles que irão usufruir dele. Elas querem brilho no olho, desafios que as permitam se desenvolver. Querem se sentir satisfeitos com o trabalho que realizam.
Empresas desafiadoras
É uma forte tendência entre as empresas modernas a oferta de um ambiente desafiador àqueles que nelas trabalham. Estas empresas estimulam a criatividade de suas pessoas, fomentam o pensar diferente, a saída da zona de conforto, a autonomia na condução de projetos, a tomada de ação proativa frente aos eventuais problemas, entre outras ações.
As companhias que se posicionam desta forma, perceberam que o desempenho e a produtividade dos colaboradores, independentemente do cargo que ocupam, estão diretamente relacionados ao tipo de ambiente de trabalho oferecido. Logo, um ambiente desafiador tende a ser mais produtivo e, por consequência, lucrativo. Assim, as empresas que apostam nesta estratégia estimulam suas pessoas a estarem em constante desenvolvimento.
Desafiar e oferecer suporte
A Apetit Serviços de Alimentação é uma dessas empresas. A companhia abre espaço para que seus colaboradores – independentemente de sua posição na hierarquia organizacional – exponham suas ideias, e proponham projetos e soluções para a melhoria dos processos. Por outro lado, oferece os subsídios – inclusive intelectuais – e suporte necessários para que estas ideias saiam do papel com o máximo de eficiência. O resultado é a geração do sentimento de pertencimento e satisfação, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados pela companhia. E nós sabemos, colaboradores satisfeitos são mais engajados e produtivos.
Em decorrência do desenvolvimento profissional contínuo, fomentado pela Apetit, os colaboradores da companhia, que se destacam em suas atividades, recebem promoções por desempenho, que possibilitam o crescimento vertical (mudança de cargo e, consequente, aumento salarial) e horizontal (aumento de salário na mesma função ou reconhecimento financeiro por alguma atividade específica). 25% do quadro de colaboradores da companhia é promovido anualmente. Um exemplo de que desafiar as equipes da forma correta traz resultados. É uma via de mão dupla na qual todos saem ganhando, tanto a empresa quanto o colaborador.
Porém, vale reforçar que não basta somente desafiar sem critério. Em uma equipe numerosa não é todo mundo que deseja ser desafiado da mesma forma e, inclusive algumas pessoas não desejam ser desafiadas de forma alguma. Deste modo, é necessário que os gestores conheçam sua equipe para não errar na dose de estímulo ou estimular de forma equivocada. Neste caso, o que seria percebido pelo colaborador como um giftwork pode ser visto de forma negativa e não é isso que queremos, não é mesmo?
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