Entender a cultura da empresa e saber como se comportar em diferentes ocasiões é primordial para a adaptação em um novo espaço
Líder ou liderado, chefe ou funcionário, é fundamental que você saiba se portar adequadamente em cada situação, seja no ambiente de trabalho ou mesmo em ocasiões sociais e rotineiras. A capacidade de adaptação é uma característica presente na maioria dos profissionais de sucesso porque junto com ela está o senso crítico que pode ser aplicado em diferentes áreas.
Explico-me!
Desenvolver um olhar crítico para as coisas permite que você se descole de suas convicções iniciais e analise o contexto geral com clareza para a tomada de decisões. Ao tentar entender verdadeiramente a circunstância, você exercita o sentimento de empatia e adquire novos pontos de vista, habilidades importantíssimas no universo corporativo que constantemente demanda que os profissionais apresentem soluções inovadoras e fora da zona de conforto. Colocar-se no lugar do outro faz com que você possua uma noção macro da realidade e consiga moldar-se de acordo com o cenário no qual está inserido.
Usemos o caso de uma entrevista de emprego.
Caso você seja o candidato é fundamental estudar a empresa para saber como se portar diante do entrevistador e extrair o máximo de informações para descobrir se a vaga é condizente com o seu perfil. Se a cultura empresarial é mais séria isso indica que se deve optar por trajes mais formais. Por outro lado, se a vaga é para uma empresa moderna, que incentiva a criatividade, vale a pena arriscar-se com roupas com personalidade que exprimam a sua essência.
Até mesmo a forma de se comunicar conta pontos para o entrevistador, como o uso de gírias ou termos mais técnicos. Estes pequenos detalhes, por menor que pareçam, fazem a diferença na escolha do profissional ideal.
Ao escolher um novo candidato para compor o seu quadro funcional, a Apetit opta por conversar em um ambiente neutro e deixar o provável colaborador o mais confortável possível para que ele possa demonstrar suas habilidades pessoais e profissionais. Assim, em posse destas informações, é possível identificar traços que demonstram a compatibilidade com a empresa para evitar o turnover e permitir que o profissional se desenvolva adequadamente.
Adaptação também é importante para quem ocupa posições de alta hierarquia. Conseguir criar bons relacionamentos com diversos públicos, desde o simples operário até grandes líderes, é um grande diferencial para presidentes e CEOs, pois transmitir uma mensagem clara e direta se tornou uma tarefa desafiadora com todos se expressando em tom de igualdade.
Antes era comum que as comunicações acontecessem de forma vertical, de cima para baixo, com uma liderança tendo algo a dizer para um grupo de pessoas. Com as redes sociais e a velocidade instantânea da internet todos querem falar e isso pode gerar ruídos.
Para que as informações não se percam no processo é importante adaptar o discurso de acordo com o receptor com uma linguagem acessível e comum. Sendo assim, não há sentido “falar difícil” com pessoas de formação mais básica e nem dizer de forma chula em uma reunião com executivos. Os contextos mudam e é necessário que você mude com eles.
Quer saber mais sobre temas relacionados ao universo corporativo? Então acesse os conteúdos exclusivos que preparamos para você.